Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

TV do Uruguai revela que Lula tem uma mansão em Punta Del Este! Será verdade?

Cinema / TV

TV do Uruguai revela que Lula tem uma mansão em Punta Del Este! Será verdade?

TV do Uruguai revela que Lula tem uma mansão em Punta Del Este! Será verdade?

Vídeo que se espalhou através das redes sociais mostra um telejornal denunciando, em castelhano, a descoberta de uma mansão que seria propriedade de Lula! Será verdade?

Na segunda semana de fevereiro de 2019, um vídeo mostrando um trecho de um telejornal estrangeiro se espalhou rapidamente através das redes sociais e gerou muita indignação. Nele podemos ouvir a apresentadora falando em castelhano que foi descoberto que o ex-presidente Lula teria uma enorme mansão em Punta Del Este, no Uruguai!

De acordo com os textos que acompanham as imagens, a descoberta teria ocorrido em 2019, após a delação de Antonio Palocci, que teria revelado todo o esquema de corrupção executado por Lula e seus cúmplices!

Será que esse vídeo é real? E essa história do Lula ter uma mansão no exterior, será verdade?

https://twitter.com/AnnaMineira/status/1095372499586637824

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o ex-ministro Antônio Palocci assinou 3 acordos de delação premiada desde quando foi preso, em 2016 e em nenhuma delas é citada a alegada mansão no Uruguai.

Em outubro de 2018, a BBC listou os 6 principais pontos das declarações de Palocci à Polícia Federal e, como podemos ver, a mansão não havia sido citada até então. Outros jornais também tiveram acesso aos depoimentos do ex-ministro e, como você pode averiguar, não há nada sobre o imóvel no Uruguai. O texto do primeiro termo de colaboração de Palocci pode ser lido na íntegra aqui!

Quanto ao segundo acordo de delação, ele foi fechado no final de 2018, ainda tramita em sigilo e – conforme apurado pelo jornal O Estado de São Paulo – envolve acusações contra alvos com direito a foro privilegiado, como políticos com mandato.

No último acordo, assinado por Palocci no dia 09 de janeiro de 2019, o ex-ministro delatou desvios em fundos de pensão, conforme explicado pelo Estadão:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Em um primeiro depoimento aos procuradores da operação Greenfield, ainda em 2018 e sem ter assinado um acordo, Palocci já havia dito que o ex-presidente interferia em investimentos dos fundos de pensão desde a década de 90 e que teria recebido propina por causa de sua atuação relacionada à construção de Belo Monte.”

Mais uma vez, nada de mansão no exterior…

Mas e o telejornal?

Apesar das imagens ganharem força nos compartilhamentos no dia 12 de fevereiro de 2019 como sendo de algo recente, o vídeo circula pela web desde novembro de 2016, como podemos ver abaixo:

Ou seja, o vídeo não é recente, mas como não é datado, muita gente acaba achando que se trata de uma “notícia fresca” e as chances dele ser repassado aumentam!

Em 2016, o telejornal da Colômbia (e não do Uruguai como espalharam por aí) apenas noticiou uma reportagem feita pela revista brasileira Istoé. Perceba que em certo trecho, a apresentadora fala até o nome da revista.

Segundo reportagens da época, o Ministério Público chegou a investigar o caso, mas não deu em nada. O ex-presidente processou a revista e até o jornalista Alexandre Garcia veio a público para pedir desculpas por ter acusado o Lula:

Conclusão

O vídeo que mostra um telejornal falando sobre a descoberta de uma mansão em nome do ex-presidente Lula em Punta Del Este é de 2016 e o jornal estava relatando uma matéria publicada na revista Istoé. Publicações feitas em fevereiro de 2019 dão a entender que essa “descoberta” seria recente e teria acontecido após delações de Antônio Palocci!    

Continue lendo
25 Comentários

25 Comments

  1. Pedro dos Santos

    13 de fevereiro de 2019 em 6:22

    Seu filho de uma égua, vai arrumar o que fazer, espalhar fakes, é crime seu bandido!

    • Anderson

      13 de fevereiro de 2019 em 9:01

      Oh criança. Vc ta xingando quem? Só por curiosidade.

    • Alan Souza

      13 de fevereiro de 2019 em 11:22

      Pedro, você leu a matéria? Não, né? E ainda quer xingar os outros…

    • Zé Trovão

      14 de fevereiro de 2019 em 13:00

      Analfabeto de pai e mãe; o site é sobre averiguação de informações divulgadas e se as mesmas são verdadeiras ou não; larga de ser imbecil antes de comentar sobre algo que você nem leu, ou se leu, não entendeu; jegue, filho de burro com anta!!!

  2. Reginaldo

    13 de fevereiro de 2019 em 9:22

    Vai saber né? Mediante informações a notícia é falsa, mas como ele nega o Triplex e o Sítio, vai saber se essa não é também, estranhei ele não ter falado que foi coisa da Dona Marisa.

    • Gilmar Lopes

      13 de fevereiro de 2019 em 10:51

      É complicado isso! O difícil é achar as provas nesse caso do Uruguai. O que se espalhou agora em fevereiro é que o Palocci teria delatado isso, mas não aconteceu!
      Não sou fã do Lula, mas acredito que nem precisa inventar mais nada contra ele!

    • Alan Souza

      13 de fevereiro de 2019 em 11:23

      Reginaldo, provas. Apresente provas. “Vai saber” não serve. É dúvida pessoal sua. Com base em “vai saber” eu posso duvidar até que a Terra exista…

  3. guarnier

    13 de fevereiro de 2019 em 12:04

    Pelo que entendi ainda não bateram o martelo sobre quem seria o dono da mansão. Como tudo que esse barbudo diz é mentira, basta ele dizer que a mansão não é dele pra passar a ser!

  4. Sandra Ávila

    13 de fevereiro de 2019 em 12:11

    É, Gilmar. Mas acho que onde há fumaça há fogo. Até agora tudo é incerto. E, claro, vc fez a sua parte, mas esse cara é muito esperto. Esse tipo de coisa vc nem pode afirmar, só supor.

    • Gilmar Lopes

      13 de fevereiro de 2019 em 14:04

      Muita gente faz acusação sem nenhuma prova e depois tenta se safar afirmando que só foi uma “suposição”! É preciso ter cuidado!

  5. Yanluowang

    14 de fevereiro de 2019 em 6:10

    Fala em Lula os bolsominios piram ,aponta falhas na gestão do Bolsonaro os bolsominios piram, se o Gilmar encontra algo que vai no sentido do que eles acreditam tudo bem, mas se não vai Gilmar é “comunista” kkkkk pobre Brasil ! A lavagem do cerebro foi boa da extrema direita … kkkk

    • Gilmar Lopes

      14 de fevereiro de 2019 em 7:46

      Quando aparece alguma coisa contra o Lula ou o PT tenho até ficado com receio de pesquisar, sabia? Mas a função do E-farsas é a de desmentir (ou confirmar) as coisas, né? Então, vamo que vamo!

    • Luiz Ricardo

      23 de junho de 2019 em 12:19

      Ainda bem que a ‘extrema direita’, como se referem os que delapidaram o país, possui cérebro para ser lavado!

  6. Humberto Ferreira Luz

    17 de fevereiro de 2019 em 14:50

    Claro que não vai estar no nome dele, seja no Uruguai ou na Colômbia, deve ser de um amigo dele.

    • Investigador da PF

      18 de fevereiro de 2019 em 13:38

      E provar o que afirma, pretende quando? Lembrando que acusação sem prova é crime!

  7. CLOVIS EUSTAQUIO DE OLIVEIRA

    20 de fevereiro de 2019 em 8:36

    PRÁ QUEM PASSOU 08 ANOS NO GOVERNO SÓ PLANEJANDO COMO ASSALTAR O PAÍS TUDO É POSSIVEL…..
    ELE DEVE TER DESVIADO MUITO DINHEIRO DE PROPINA E ELE NÃO DEIXOU RABO PRA TRÁS. PELO
    MENOS NÃO SERÁ MAIS CANDIDATO A NADA NESTE PAÍS.NUNCA MAIS SERÁ ELEITO PRÁ NADA….ESPERO…
    MILHARES ENRIQUECERAM NA ERA LULA. GOSTARIA DE VER ABRIR A CAIXA PRETA DO BNDES…..E PUNIÇÃO
    PARA OS EMPRESARIOS DESONESTOS NADA…. CONTINUAM NADANDO NO MAR DA CORRUPÇÃO, COMPRANDO TUDO E
    TODOS…

    • Coaf Coaf

      20 de fevereiro de 2019 em 9:54

      Isso aí! Novos ventos sopram em nosso país! Ventos com cheiro de… LARANJA! Acabou a corrupção do PT, agora começou a corrupção do PSL e do clã Bolovo! Novos corruptos para substituir antigos!

      • Luiz Ricardo

        23 de junho de 2019 em 12:24

        Pelo que andei sabendo os que se referem àqueles que votaram e creem em Bolsonaro como ‘bolsominions’ ou ‘bolsovo’ exalam um forte cheiro de rosca queimada. Sei não!

  8. Pingback: #Verificamos: É falso que Palocci tenha delatado mansão de Lula no Uruguai – JovemPan Notícias

  9. MARCO ANTONIO SILVA

    20 de junho de 2019 em 13:22

    Sei lá. Pode ser verdade, pode ser fake, o interessante é que quando se trata do LuLadrão, vocês correm dizer que é fake. E claro que se fosse dele ele não colocaria no nome dele o safado.

  10. Derlindo Lelis

    22 de junho de 2019 em 19:08

    Claro que, quando se trata de Lula, tudo é possível. Eu, você, qualquer um, se recebêssemos tanto dinheiro teríamos que terceirizar essas essas aquisições. Sabe-se hoje que ele usou filhos e amigos dos filhos na administração desses recursos que são “comprovados” por indícios e delações. Agora, o que o PT fez com o País no quesito aparelhamento das instituições de estado/governo, isso não tem preço. O prejuízo é incalculável e não tem volta.

  11. Cristiano Oliveira Filho

    22 de junho de 2019 em 20:09

    Estranho o e-farsas não me parece muito imparcial. Moro em Punta del este a 8 anos durante a temporada, e o que se fala por aqui é justamente que a mansão realmente é dele, bem como ela está com processo judicial devido às condições como foi adquirida. A mídia local deixou de dar interesse a ela já que Lula possui outros processos de corrupção pelo qual foi condenado, e até porque o ex-presidente é muito amigo do larápio. Realmente a notícia não é recente, mas que não foi apenas a IstoÉ que citou esta mansão, o é-farsas está bem errado.

  12. cobranorato

    26 de junho de 2019 em 11:17

    Ótima reposta! Quem faz acusacoes ou suposições sem nenhuma prova, é, no minimo, despresivel e se coloca mais abaixo ainda do status da pessoa a qual de está tentando denegrir a imagem. Coisa feia!

  13. Fransérgio Gomes Delgado

    5 de agosto de 2019 em 13:01

    Então não é uma notícia recente, mas é uma notícia, certo?…

    • Gilmar Lopes

      5 de agosto de 2019 em 13:55

      É falso!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo