Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um casal de vegetarianos adotou um brócolis no lugar de um filho de carne e osso?

Falso

Um casal de vegetarianos adotou um brócolis no lugar de um filho de carne e osso?

Um casal de vegetarianos adotou um brócolis no lugar de um filho de carne e osso?

Notícia afirma que o casal vegetariano Mario Bostez e Irene Sancho adotou um brócolis porque não querem um filho de carne e osso! Será verdade?

A notícia ganhou notoriedade em publicações nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda quinzena de 2019 e foi bastante compartilhada também em grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, acompanhado da foto de um casal segurando brócolis, o casal vegetariano Mario Bostez e Irene Sancho teria adotado o brócolis ao invés de uma criança de carne e osso!

A notícia afirma que o casal espanhol teria sido alvo de muitas críticas nas redes sociais por adotarem o vegetal, mas que eles disseram estar se sentindo muito melhor emocionalmente depois da adoção.

Somente em uma das publicações a respeito, feita no Facebook em setembro de 2019, o assunto alcançou mais de 7 mil compartilhamentos, mas será que isso é  verdade ou mentira?

Casal de vegetarianos teria adotado um brócolis como filho! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar da notícia se espalhar com força nas redes sociais em setembro de 2019, uma busca reversa pela imagem do casal revela que isso já rola pela web desde pelo menos 2012. Na verdade, a história do casal vegetariano nasceu em uma publicação feita no site de língua espanhola El Mundo Today, de julho de 2012. Esse site humorístico espanhol é conhecido pelo seu humor ácido e crítico à sociedade desde 2009.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Uma das publicações dessa história, feita no Facebook em setembro de 2019, o assunto teve mais de 7 mil compartilhamentos!

Na publicação original (que explica que o casal teria trazido o “filho” do japão), percebe-se que se trata de um artigo humorístico, como nesse trecho:

“Irene reconhece que a adoção da pequena Brasicacea (originalmente chamada Burokkorii) ajudará a fechar a ferida que sofreu quando, aos 20 anos, ‘perdi meus fungos biológicos quando a candidíase foi interrompida’. Embora os fungos vaginais geralmente prosperem se nenhum tratamento for aplicado, no caso deles desapareceram ‘deixando um profundo vazio no meu coração’. Como o casal não conseguiu ‘mais cogumelos por vir’, eles finalmente optaram pela adoção. ‘Custou, mas tudo saiu a pedir. Estamos determinados a comer repolho no próximo ano‘, dizem eles.”

A foto do casal

A imagem do homem e da mulher segurando o filho-vegetal é uma montagem de uma fotografia de 2011, mostrando o casal segurando um bebê humano, como podemos comparar abaixo:

Conclusão

A notícia afirmando que um casal de vegetarianos teria adotado um brócolis ao invés de uma criança de carne e osso é falsa! Trata-se de uma brincadeira criada por um site humorístico em 2012 e que vem sendo compartilhada ano após ano como se fosse verdade!

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Alexandre Veríssimo

    22 de setembro de 2019 em 14:34

    E ai, Gilmar… Recebi ontem essa fake msg via WhatsApp, já percebi de antemão que parecia muito surreal pra ser verdade hahaha. Tentei fazer busca reversa com a imagem, mas não consegui encontrar a original. Como você achou a original?

    • Gilmar Lopes

      22 de setembro de 2019 em 18:28

      Achei no Tineye.com. Infelizmente, os links mostrados pelo Tinenye não estavam mais ativos, então fui no Yandex

      • Alexandre

        28 de setembro de 2019 em 20:46

        Aaah!Normalmente sempre uso só o do google mesmo, que já é o bastante pra encontrar o original. Nesse caso os indexadores do google não são suficientes. Valeu ai, Gilmar

  2. Flávio Soares

    22 de setembro de 2019 em 21:37

    Eu quero saber se um bebê vegano pode mamar!

    • M. Moura

      24 de setembro de 2019 em 7:28

      Claro que sim! A amamentação é um processo natural entre a mãe e seu filho. Afinal o leite materno é feito para o bebê naturalmente, assim como o leite das vacas é feito para seus bezerros.

  3. Giuliana

    23 de setembro de 2019 em 2:04

    Ahhh vc jura que eh falsa ? Kkk
    Só alguém muito tapado pra Não sacar a piada…

    • Maria

      23 de setembro de 2019 em 10:38

      @Giuliana , pode aparecer absurdo, mas a quantidade de internautas espalhados pelo mundo que acreditam em QUALQUER PORCARIA que esteja na Internet é considerável e uma triste REALIDADE, infelizmente. Muitas delas são pessoas que acreditam em tudo que satisfaça seus VIESES COGNITIVOS. 😐

    • Lucho

      23 de setembro de 2019 em 11:49

      E o que você acha que mais tem na Internet? Sobretudo nas rediçossiaus? E sobretudo no facebosta e youtube?

      Só tem retardado.

  4. Giuliana

    23 de setembro de 2019 em 2:07

    Notícia muitíssimo útil, antes de ler jurava que a história era verdadeira 🙄

    • Lucas Cardozo

      25 de setembro de 2019 em 6:29

      De cara já era fale até pelas fontes que compartilharam isso, mas eu realmente vi gente acreditando rs

    • adriana

      25 de setembro de 2019 em 14:38

      giuliana, o site desvenda qualquer noticia falsa, não importa se vc não acha ela útil, mas tem muita gente que acreditou nessa história, apesar de ela ser obviamente falsa…se pra vc não é util, não sei o que vc está fazendo aqui neste site…

  5. Pingback: Um casal de vegetarianos adotou um brócolis no lugar de um filho de carne e osso? – LADO Z

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo