Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um menino ficou com a boca cheia de feridas após consumir a nova droga Morango Rápido?

Falso

Um menino ficou com a boca cheia de feridas após consumir a nova droga Morango Rápido?

Um menino ficou com a boca cheia de feridas após consumir a nova droga Morango Rápido?

Foto mostra um garoto com a boca cheia de feridas e texto afirma que ele teria sido levado para o hospital em condições terríveis após consumir a nova droga Morango Rápido! Será verdade?

As fotos, acompanhada do alerta, surgiram nas redes sociais e nos grupos do WhatsApp no final da primeira quinzena de setembro de 2018 e mostram um menino com a boca cheia de feridas!

O texto que acompanha essas imagens afirma que o garoto teria sido uma das vítimas da nova droga “Morango Rápido”. Segundo o alerta, a droga a base de metanfetamina teria chegado nas escolas e, por ter um cheiro de morango, está sendo ingerida pelas crianças nos pátios das escolas em todo o Brasil.

O menino da foto, de acordo com o alerta, teria experimentado o “doce” e levado às pressas para o hospital, com a boca cheia de feridas!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Menino teria ficado com a boca cheia de feridas após consumir a nova droga! Será verdade? (foto: reproduçãp/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como já é de costume, esse tipo de rumor é espalhado de forma anônima e sem grandes detalhes. Por exemplo, não se sabe nem quando e nem onde o fato teria ocorrido!

Uma busca por “morango rápido” no Google e acabamos caindo na versão original (em inglês) desse termo. A lenda da droga Straberry Quik surgiu em 2007, mas sempre volta a circular nas redes sociais e, a cada ressurgimento, novas “informações” são incrementadas.

Em 2007, a Polícia de Nevada (EUA) apreendeu em Carson City uma pequena quantidade de metanfetamina colorida, em um apartamento na periferia da cidade. Como a droga se parecia muito com uma balinha, criou-se a lenda de que o “docinho” estava sendo distribuída em todas as escolas dos EUA.

É bom deixar claro que o boato da “droga docinho” não surgiu assim do nada. Essa história já vinha sendo criada meses antes, em 2006 por exemplo, quando o site de fofocas TMZ afirmou que astros de Hollywood estavam consumindo uma nova cocaína cor de rosa.

Em 2007, após a descoberta da metanfetamina colorida, a Polícia fez até um alerta na TV, mas não houve relatos posteriores de que a droga estava sendo distribuídas nas escolas:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Esse artigo mostra como a cada ano o boato se modifica e que não há provas de que os traficantes estejam distribuindo essas balinhas nas escolas norte-americanas.  

Em 2014, o assunto ganhou versões em outros países, como na Nova Zelândia, que teve que emitir vários desmentidos a respeito.

Já aqui no Brasil, há versões dessa história desde 2015 e, inclusive, já desmentimos aqui no E-farsas algumas delas:

Corrente alarmista espalhada no WhatsApp!

A foto do menino com a boca seriamente ferida

Se essa história é falsa, como explicar a foto do garoto com a boca machucada?

Vamos raciocinar um pouco: Se um traficante deseja que o seu produto venda mais, por que ele faria uma droga que fere a boca de quem vai ser cliente? Quando menos danos o produto causar de imediato, melhor!

Seria uma péssima “estratégia de marketing” criar uma bala altamente viciante, mas que cause um estrago desse tamanho na boca do seu cliente logo de cara, não é?

A verdade é que, apesar do consumo de drogas (incluindo aí o cigarro e o álcool) ser uma das maiores causas de câncer de boca,  as imagens não tem nada a ver com metanfetamina! Essas fotos foram surrupiadas de um site médico, em um artigo a respeito do HPV, um vírus que é transmitido através de contato com a pele.

Conclusão

A única parte real do alerta é a que pede para que os pais fiquem de olho em seus filhos! E para as crianças, fica o conselho: Evitem falar e aceitar presentes de estranhos!

Continue lendo
9 Comentários

Comente

9 Comments

  1. Pingback: Um menino ficou com a boca cheia de feridas após consumir a nova droga Morango Rápido? - Blog Ultradicas

  2. Pingback: Um menino ficou com a boca cheia de feridas após consumir a nova droga Morango Rápido? | Gtubo

  3. alberto

    16 de setembro de 2018 em 19:58

    as fotos não foram surrupiadas do site,as fotos foram copiadas do site,para haver surrupio o site teria que ficar sem as fotos,as fotos continuam no site,portanto só houve a copia das fotos

    • Gilmar Lopes

      17 de setembro de 2018 em 8:57

      Você me entendeu! “Surrupiar” aqui tem mais um sentido de “copiou para usar de forma a enganar as pessoas”. Não é literal!

  4. Sli

    16 de setembro de 2018 em 20:40

    Se você nunca falar com estranhos, será um virgem sem amigos, sem namorada, sem contatos, sem ninguém.

  5. Elso Naro

    17 de setembro de 2018 em 18:10

    “por que ele faria uma droga que fere a boca de quem vai ser cliente?” Existe uma, se não é sabido por aqui, que não só fere a boca, mas também a mente e a alma – o nome dela é Crack. Ah, uma observaçãozinha: Os traficantes não fazem a droga, só a vendem e não estão nem aí se os consumidores são crianças, idosos, se ficarão com a boquinha dodói, se vão morrer logo após o consumo, ou não.

    • Maria do Rolário

      18 de setembro de 2018 em 10:17

      Bem observado! Gostaria de conhecer, só de curiosidade, um traficante sequer que se preocupasse com seus consumidores. Afinal de contas, tais consumidores surgem como Plânctons e não fará diferença alguma ao tráfico se um punhado desses “consumidores/usuários” morrer, ou definhar, ao mesmo tempo. Além do mais, alguém por aqui já conheceu, pessoalmente, um zum…, digo, cracudo? Não?! Ainda bem!!!

  6. Rogério Marcio de Souza Teixeira

    17 de setembro de 2018 em 18:15

    O site deveria pesquisar melhor os anunciantes…

  7. Aline Silva

    25 de setembro de 2018 em 8:29

    Bom dia, a todos ,gostei de saber da existencia de vcs. Eu mesma ja fui vitima do moranguinho rapido,do pe de maracuja que ate existe ,mais nao e bem como nos fazem crer ,ou ate mesmo aquel besouro cascudo estranho que acaba com a mao ou a parte do corpo que o tocar ,por necroze ,sem falar em outros inumeros casos que nos chegam constantemente ,cada um mais escabroso ….. sendo assim tendo vcs fico mais tranquila ,em ter e poder contar com vcs!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo