Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um terrorista muçulmano foi flagrado na Catedral de Notre-Dame?

Falso

Um terrorista muçulmano foi flagrado na Catedral de Notre-Dame?

Um terrorista muçulmano foi flagrado na Catedral de Notre-Dame?

Assim que as primeiras imagens da Catedral de Notre-Dame, em chamas, foram divulgadas para o mundo, surgiram também especulações de que poderia se tratar de um atentado terrorista.

Apesar das investigações para determinar as causas do incêndio já terem começado, os bombeiros parisienses apontaram que as reformas, que estavam ocorrendo na catedral, poderiam ter dado início a tudo que se viu ao vivo, em todos os cantos do planeta. Autoridades locais também acreditavam, que o incêndio teria sido um acidente, ou seja, em princípio, não se trataria de uma ação criminosa ou terrorista.

De qualquer forma, isso não impediu que imagens e vídeos, atrelados aos mais variados contextos, circulassem nas redes sociais. Entre os vídeos, houve um particularmente interessante. O motivo? Bem, foi disseminada a alegação de que poderíamos estar diante do flagrante de um suposto terrorista muçulmano. Confira o vídeo abaixo:

 

Para muitos usuários, estava nítida a impressão de que o indivíduo usava uma espécie de túnica e um solidéu (conhecido como “taqiyah“). Portanto, o julgamento desses usuários foi basicamente baseado em estereótipos. Contudo, será que o vídeo é mesmo verdadeiro? Será que ele mostra realmente um terrorista muçulmano? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

O vídeo é verdadeiro, porém não se trata de um terrorista muçulmano! Há todo um conjunto probatório indicando que a pessoa que vemos na imagem é um bombeiro! Além disso, um jornal francês entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Paris, que confirmou isso.

Toda essa especulação teria sido inicialmente propagada por diversos usuários no Twitter. Entre eles poderíamos destacar dois: um chamado “Vernon” (@TipsyPianoBar), e uma outra usuária chamada Amy Mek (@AmyMek). No dia 15 de abril de 2019, enquanto a Catedral de Notre-Dame ardia em chamas, ambos publicaram um curto vídeo acompanhado de textos, que questionavam quem seria o indivíduo, que aparecia nas imagens.

Ambos não acreditavam, que poderia se tratar de algum operário, que ainda estivesse trabalhando na reforma da catedral. Isso porque a mídia francesa havia informado, que não havia operários trabalhando na reforma no momento do incêndio.

Tuíte publicado pela usuária “Amy Mek”.

Tuíte publicado pelo usuário “Vernon”.

Esse vídeo também foi disseminado no Facebook, através de uma página chamada “TheWatchTowers.org, e obteve mais de 100 mil visualizações:

No workers onsite. Who tf is this?

No workers onsite. Who tf is this?Orchestrated, as usualhttps://thewatchtowers.org/

Posted by Thewatchtowers on Monday, April 15, 2019

As Especulações Sobre o Vídeo

Se não era um operário, quem mais poderia ser? Nesse sentido, o usuário “Vernon” começou a descartar por conta própria algumas possibilidades. Ele disse, por exemplo, que não poderia ser um bombeiro, porque a roupa que eles estavam usando era incompatível com aquilo que víamos nas imagens.

O usuário “Vernon” disse, por exemplo, que não poderia ser um bombeiro, porque a roupa que eles estavam usando era incompatível com aquilo que víamos nas imagens.

Ambos os usuários não disseram explicitamente que se tratava de um terrorista, porém o usuário “Vernon” continuou publicando uma série de tuítes tentando associar o incêndio, de forma velada, com a possível ação de muçulmanos. Assim sendo, centenas de usuários utilizaram esse vídeo como prova de que realmente teria acontecido um atentado. Muitos, inclusive, passaram a enxergar o indivíduo como se estivesse utilizando uma túnica e um solidéu. Imaginem o caos que isso gerou!

Somados, os vídeos obtiveram mais de 1 milhão de visualizações e 25 mil retuítes (compartilhamentos), em menos de 24 horas. Isso sem considerar a propagação dos demais usuários nas mais diversas redes sociais.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O usuário “Vernon” continuou publicando uma série de tuítes tentando associar o incêndio, de forma velada, com a possível ação de muçulmanos

A Fonte do Vídeo e o Comparativo com uma Outra Filmagem Disponível na Internet

Na verdade, o vídeo disseminado nas redes sociais é apenas um pequeno trecho, de uma transmissão ao vivo do canal de notícias “24 horas”, que pertence a rede da RTVE, uma emissora espanhola. O vídeo foi gravado com a ajuda de um celular, que por sua vez estava filmando um monitor ou TV. Logo, a qualidade da imagem era muito precária, e naturalmente abriu margem para múltiplas interpretações.

Evidentemente, precisaríamos de outras imagens para tentar definir quem era aquele indivíduo. Nesse sentido, o canal norte-americano “CNBC” também transmitiu a ação dos bombeiros ao vivo. Após a transmissão, o vídeo ficou disponível para ser assistido no canal da emissora, no YouTube.

Em 30:34, por exemplo, podemos ver diversos bombeiros trabalhando naquele local. Isso era um sinal claro, que se por acaso ainda houvesse algum civil, o mesmo já teria sido evacuado. Já a partir dos 42 minutos de transmissão podemos notar aquela, que seria a mesma cena registrada pelo canal “24 horas”, da RTVE.

Segundo o site do jornal francês “Libération”, o capacete prateado utilizado pelo indivíduo era mais compatível com aquele utilizado por um bombeiro do que um operário. Além disso, o indivíduo não estava usando uma túnica, mas uma espécie de uniforme e um colete amarelo. Para completar, o “Libération” entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Paris, que confirmou se tratar de um bombeiro. O colete amarelo seria simplesmente um indicativo de sua função.

Segundo o site do jornal francês “Libération”, o capacete prateado utilizado pelo indivíduo era mais compatível com aquele utilizado por um bombeiro do que um operário.

A Cor da Roupa do Indivíduo

Além do colete amarelo e do capacete prateado compatível com o equipamento utilizado por um bombeiro francês, alguns sites, a exemplo do “Maldita.es“, alegaram que se aumentássemos a saturação da imagem divulgada pela “CNBC”, perceberíamos que a roupa utilizada pelo indivíduo teria coloração vermelha. Essa coloração também é compatível com o uniforme dos bombeiros parisienses. Confira abaixo:

https://twitter.com/PompiersParis/status/1118045776540766208

Houve um questionamento de que a utilização de coletes amarelos não faria parte do uniforme dos bombeiros, mas isso é mentira. Em uma matéria da FOX News, publicada ontem (16), em seu próprio canal no YouTube, podemos verificar em 0:36, a presença de um bombeiro utilizando um colete amarelo.

Confira o frame abaixo:

Coletes amarelos também são utilizados por bombeiros em Paris, na França.

Conclusão

Embora o vídeo seja verdadeiro, não estamos diante de um terrorista muçulmano! O jornal francês “Libération” entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Paris, que confirmou se tratar de um bombeiro. O colete amarelo seria simplesmente um indicativo de sua função. Ainda que não houvesse uma confirmação oficial, teríamos todo um conjunto probatório apontando nesse sentido.

De qualquer forma, sempre tenham cautela ao disseminar vídeos assim.

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Ronaldo

    19 de abril de 2019 em 19:59

    SUGESTÃO DE NOVA TEORIA A SER ANALISADA : “ESTARIA O SITE E-FARSAS SENDO PATROCINADO PELOS BENEFICIÁRIOS DIRETOS DOS EVENTOS AQUI ALUDIDOS, PARA AGIR COMO UM INSTRUMENTO DE DISSUASÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, ANTE ÀS GRITANTES PROVAS DE OBVIEDADE NA VERACIDADE DOS FATOS?”…. Esse sitesinho era bonzinho no comecinho… agorinha tá ridiculinho!…

    • Xeroque Rolmes

      20 de abril de 2019 em 7:38

      SUGESTÃO DE NOVA TEORIA A SER ANALISADA : “ESTARIA O SITE E-FARSAS SENDO PATROCINADO PELOS BENEFICIÁRIOS DIRETOS DOS EVENTOS AQUI ALUDIDOS, PARA AGIR COMO UM INSTRUMENTO DE DISSUASÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, ANTE ÀS GRITANTES PROVAS DE OBVIEDADE NA VERACIDADE DOS FATOS?”…
      Não. E você não apenas não apresentou uma evidência sequer para comprovar o que afirma, como também não refutou os argumentos do site.
      Esse sitesinho era bonzinho no comecinho… agorinha tá ridiculinho!…
      Só porque não concorda com seu viés observacional? Sei. Vá se informar no Whatsapp, lá tem toda a “verdade” que você precisa.

  2. Ronaldo

    19 de abril de 2019 em 20:02

    SEGUNDO COMENTÁRIO (ESSE TERÁ SIDO EXCLUÍDO TAMBÉM?RS) : SUGESTÃO DE NOVA TEORIA A SER ANALISADA : “ESTARIA O SITE E-FARSAS EXCLUINDO COMENTÁRIOS QUE NÃO FOSSEM ÚTEIS COMO REFORÇO DE SUA MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, SOBRE OS FATOS AQUI ALUDIDOS?”

    • Ed Vogado

      20 de abril de 2019 em 7:36

      Não..

  3. Ronaldo

    19 de abril de 2019 em 20:05

    Vamos ver, com “isso”, se a intenção do site é mesmo trazer o tema ao “debate”… Ou se o intuito é de direcionar o raciocínio do publico para uma conclusão pré-definida pelo próprio site.

    • Ed Vogado

      20 de abril de 2019 em 7:36

      E até agora ninguém refutou uma sílaba dos argumentos do site.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo