A verdade sobre 5 fotos famosas, mas que foram forjadas!

Share Button

Separamos cinco fotos que ficaram famosas no mundo todo, mas que foram forjadas e sem o uso de manipulação digital! Confira:

Muitas fotos se tornaram icônicas no mundo todo e qualquer pessoa reconhece uma ou outra logo de cara.

Mas só que o que pouca gente sabe é que várias dessas imagens famosas foram montadas ou forjadas de alguma forma. Muitas delas, sem a ajuda de Photoshop ou de qualquer manipulação digital!

Separamos cinco dessas imagens e a explicação está no vídeo abaixo.

Conheça no vídeo abaixo 5 fotos icônicas que foram montadas ou forjadas (desculpem o vídeo desfocado):

 

Muito obrigado a todos pela audiência e, especialmente, aos amigos do Camiseta Divertida!

Compre agora suas camisetas no http://camisetadivertida.com, coloque a senha “E-FARSAS” no cupom de desconto e ganhe um descontão!

 

1 – Acidente por causa de pernas de fora

Essa primeira foto seria o registro do primeiro acidente de automóvel causado por “atentado ao pudor”.

A história que circulou juntamente com essa fotografia é que essas duas moças teriam sido as primeiras mulheres a andar pelas ruas usando shorts e isso teria causado um acidente. Um motoristas teria ficado distraído com as pernocas das moçoilas e meteu seu carro num poste!

A verdade é que um olhar mais atento para a cena e vamos ver que não há nenhum amassado no carro e uma busca na web nos revela que essas fotos são de uma agência de publicidade sediada em Toronto chamada Alexandra Studios. As fotos são mesmo de 1937, mas as moças não causaram nenhum acidente por estarem com as pernas de fora!

 

2 – Operário almoçando em uma viga nas alturas

Essa foto é muito bacana, né? Operários almoçando sentados em uma viga a vários metros de altura. Ela foi tirada em 1932, em Nova York!

Detalhe: Ninguém está usando cinto ou qualquer outro equipamento de segurança!

Aí vão algumas curiosidades sobre essa fotografia:

A foto mostra 11 trabalhadores sentados em uma enorme viga de aço, almoçando tranquilamente a 256 metros de altura e foi tirada no dia 20 de setembro de 1932, no 69° andar do que viria a ser o edifício RCA no Rockefeller Center, em Nova York.

Por mais de 6 décadas, essa fotografia ficou sem autoria!

Os direitos de uso dessa imagem já foram vendidos mais de 100 vezes nos últimos 10 anos, segundo a Corbis, que é a dona dos direitos dessa imagem. 

Acontece que a imagem foi forjada! 

Só depois de mais de 70 anos é que historiadores descobriram que a cena foi montada e que tudo não passou de um excelente golpe de marketing promovido pelo pessoal do Rockefeller Center para divulgar a construção do prédio da RCA.

Segundo Ken Johnston – historiador chefe da Corbis Images – cada um dos operários foi colocado ali sobre a viga, obedecendo às ordens de vários fotógrafos, de modo a parecer que está tranquilo em seu “merecido descanso”.

Outras fotos foram feitas no mesmo dia mostram os trabalhadores em posições diferentes:



Então, essa imagem é real, mas os operários foram colocados ali apenas para tirar as fotos.  E apesar da cena ter sido montada, de fato os operários se arriscavam todos os dias para construir os enormes arranha-céus de Nova York sem o mínimo de segurança. O que resultou em muitas mortes!

Já falamos sobre essa imagem icônica aqui no E-farsas, em 2012!

3 – A primeira fotomontagem da história

Essa foto ficou conhecida como a primeira fotomontagem da história. Na verdade, não houve manipulação na imagem em si, mas na cena: Hippolyte Bayard simulou sua própria morte!

Em 1839, o francês Louis-Jacques Mandé Daguerre, apoiado em várias experiências de outros inventores, patenteou o processo de gravação de uma imagem com o nome de daguerreótipo. O fato é que na época, Daguerre não era o único que estava na corrida para o desenvolvimento da fotografia. Em 1839, por exemplo, outro francês chamado Hippolyte Bayard deu uma melhorada em um processo fotográfico diferente, mas sua invenção foi ofuscada pela patente de Daguerre!

Hippolyte Bayard ficou tão desanimado com a falta de interesse de todos pela sua invenção que simulou o seu suicídio.

Então Bayard não é conhecido como o inventor da fotografia, mas como o primeiro a forjar uma cena fotográfica!

Mais sobre essa história aqui no E-farsas, nesse link!

4 – Levantando a bandeira em Iwo Jima

Essa célebre fotografia é de 1945, quando soldados americanos levantam a bandeira dos Estados Unidos no monte Surbashi.

Acontece que, de acordo com o próprio fotógrafo Joe Rosenthal, essa foi a segunda levantada de bandeira que os soldados fizeram. A primeira, não tão dramática como essa, foi tirada algumas horas antes e o fotógrafo tirou a foto sem o visor da câmera.

Dias depois, o Secretário da Marinha chegou à zona de guerra e não gostou da fotografia, mandando trocar a bandeira.

Pra garantir uma melhor foto, os soldados foram orientados a erguer novamente uma bandeira maior e a foto icônica entrou pra história, ganhando inclusive o prêmio Pulitzer de jornalismo.

5 – O momento do assassinato de J.F.Kennedy

Essa foto também é bastante conhecida e circula há tempos na web. Ela mostra o momento em que a esposa do então presidente dos Estados Unidos Kenedy tenta fugir do automóvel após seu marido levar um tiro à distância (dizem que ela estava tentando pegar pedaços do cérebro de Kenedy).

Na verdade, não havia nenhum fotógrafo próximo do carro do presidente no momento do crime.

Essa foto é uma reconstituição da cena feita para o filme The Trial of Lee Harvey Oswald, de 1977!

Share Button
Acidentes, E-farsas TV, Falso, Fotos, Veículos
, , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *