today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
segunda-feira, março 18, 2024

Vídeo comprova que o McDonald’s serve alface artificial! Será verdade?

- Publicidade -

Um vídeo espalhado através das redes sociais mostra o que seria um flagrante de como é fabricada o alface servido nos lanches da rede McDonald’s! Será que as verduras dessa lanchonete são artificiais?

O vídeo foi bastante compartilhado através de grupos de WhatsApp na primeira quinzena de abril de 2018. Nele podemos ver uma pessoa usando um tipo de líquido esverdeado e espesso para fabricar alface!

O texto que acompanha as imagens afirma que o vídeo teria sido gravado na cozinha de uma das lanchonetes da rede de fast food McDonald’s, que estaria enganando seus consumidores ao entregar essa verdura artificial no lugar do alface fresquinho.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

 

Verdade ou mentira?

Apesar do vídeo fazer muito sucesso em abril de 2018, ele já circula na web desde 2012 (ou até antes disso), mas não tem nada a ver com a famosa rede de lanchonetes dos arcos dourados!

A verdade é que o vídeo não mostra como são feitas alfaces no McDonald’s. Trata-se de uma técnica chamada de fake food e é bastante usada para se criar réplicas de comidas reais para exposição nas vitrines de restaurantes, no Japão:

Essa técnica vem sendo desenvolvida e aprimorada naquele país desde o final da década de 1920, quando a matéria-prima ainda era parafina. Com o tempo, percebeu-se que o material perdia as cores em pouco tempo, sendo substituído por Cloreto de Vinila.

- Publicidade -

No vídeo a seguir, vemos um documentário a respeito dessa arte:

Rumor antigo

O rumor que atribuía o vídeo da confecção das alfaces falsas ao McDonald’s foi tão forte em 2013 que a equipe brasileira de marketing da empresa lançou uma série de vídeos explicando a origem das suas verduras:

O boato se espalhou em outros país, como em Portugal onde um hotsite foi criado pela empresa para mostrar onde e como são produzidas seus alfaces, desde a plantação e colheita até o consumo! Essa matéria publicada na mesma ocasião no site Pioneiro, do Rio Grande do Sul, dá maiores detalhes sobre a produção de alfaces do McDonald’s no sul do Brasil!

Conclusão

O vídeo mostrando uma alface falsa sendo “fabricada” não tem nada a ver com a rede McDonald’s. Trata-se de uma demonstração de como são feitas as folhas de uma verdura de vitrine, no Japão!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Acho que é uma jujuba. Nas sorveterias a quilo também tem essa falsa cereja para colocar em cima do sorvete. É horrível, não tem gosto de nada.

  2. Entendo que o Mc dirá que é farsa, todos dirão que é farsa.
    Afinal, como admitir algo desse tipo?
    A alface reproduzida no vídeo é a dos Estados Unidos, que tem essa aparência de repolho. Assim como as embalagens de açúcar do supermercado colocam como açúcar orgânico, mesmo não sendo. Tomamos tanta coisa que chega longe de ser um processo químico leve. Ate vimos ano passado um caso onde carne bovina tinha adulteração.
    Então, as empresas tem a posição de se defender, mostrarão que fazem tudo dentro dos conformes nesses vídeos, e depois? O que garante que elas seguem isso.
    Se o processo da alface é mais barato que firma contrato com um fornecedor de verduras, qual vocês acham que eles vão escolher? Ainda mais nesse país onde empresa não tá muito preocupada com leis ou bem estar das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos