Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Vídeo comprova que o McDonald’s serve alface artificial! Será verdade?

Conspirações

Vídeo comprova que o McDonald’s serve alface artificial! Será verdade?

Vídeo comprova que o McDonald’s serve alface artificial! Será verdade?

Um vídeo espalhado através das redes sociais mostra o que seria um flagrante de como é fabricada o alface servido nos lanches da rede McDonald’s! Será que as verduras dessa lanchonete são artificiais?

O vídeo foi bastante compartilhado através de grupos de WhatsApp na primeira quinzena de abril de 2018. Nele podemos ver uma pessoa usando um tipo de líquido esverdeado e espesso para fabricar alface!

O texto que acompanha as imagens afirma que o vídeo teria sido gravado na cozinha de uma das lanchonetes da rede de fast food McDonald’s, que estaria enganando seus consumidores ao entregar essa verdura artificial no lugar do alface fresquinho.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

 

Verdade ou mentira?

Apesar do vídeo fazer muito sucesso em abril de 2018, ele já circula na web desde 2012 (ou até antes disso), mas não tem nada a ver com a famosa rede de lanchonetes dos arcos dourados!

A verdade é que o vídeo não mostra como são feitas alfaces no McDonald’s. Trata-se de uma técnica chamada de fake food e é bastante usada para se criar réplicas de comidas reais para exposição nas vitrines de restaurantes, no Japão:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Essa técnica vem sendo desenvolvida e aprimorada naquele país desde o final da década de 1920, quando a matéria-prima ainda era parafina. Com o tempo, percebeu-se que o material perdia as cores em pouco tempo, sendo substituído por Cloreto de Vinila.

No vídeo a seguir, vemos um documentário a respeito dessa arte:

Rumor antigo

O rumor que atribuía o vídeo da confecção das alfaces falsas ao McDonald’s foi tão forte em 2013 que a equipe brasileira de marketing da empresa lançou uma série de vídeos explicando a origem das suas verduras:

O boato se espalhou em outros país, como em Portugal onde um hotsite foi criado pela empresa para mostrar onde e como são produzidas seus alfaces, desde a plantação e colheita até o consumo! Essa matéria publicada na mesma ocasião no site Pioneiro, do Rio Grande do Sul, dá maiores detalhes sobre a produção de alfaces do McDonald’s no sul do Brasil!

Conclusão

O vídeo mostrando uma alface falsa sendo “fabricada” não tem nada a ver com a rede McDonald’s. Trata-se de uma demonstração de como são feitas as folhas de uma verdura de vitrine, no Japão!

Continue lendo
8 Comentários

Comente

8 Comments

  1. Alípio Martins

    18 de abril de 2018 em 7:51

    As cerejas de bolos de festa feitas de chuchu é verdade.

    • Alan Souza

      18 de abril de 2018 em 12:28

      E?

      • Alípio Martins

        18 de abril de 2018 em 23:26

        E que você come chuchu achando que é cereja.

        • Eu™

          19 de abril de 2018 em 12:12

          E?

          • Alípio Martins

            26 de abril de 2018 em 9:17

            Se você gosta de pagar por cereja e comer chuchu, sem problemas.

            E, sim, nem perca tempo, sei que você vai vir de novo escrever “E?”. Se você não acha a informação importante, você pode simplesmente ignorar. Não precisa bancar o imbecil.

  2. Carlos

    18 de abril de 2018 em 11:48

    Acho que é uma jujuba. Nas sorveterias a quilo também tem essa falsa cereja para colocar em cima do sorvete. É horrível, não tem gosto de nada.

  3. Lucho

    22 de abril de 2018 em 16:53

    Não acredito que ainda tinha gente que não tinha visto esse vídeo da “alface”?

    Geração bem informada é outros quinhentos.

  4. Gustavo

    10 de maio de 2018 em 16:29

    Entendo que o Mc dirá que é farsa, todos dirão que é farsa.
    Afinal, como admitir algo desse tipo?
    A alface reproduzida no vídeo é a dos Estados Unidos, que tem essa aparência de repolho. Assim como as embalagens de açúcar do supermercado colocam como açúcar orgânico, mesmo não sendo. Tomamos tanta coisa que chega longe de ser um processo químico leve. Ate vimos ano passado um caso onde carne bovina tinha adulteração.
    Então, as empresas tem a posição de se defender, mostrarão que fazem tudo dentro dos conformes nesses vídeos, e depois? O que garante que elas seguem isso.
    Se o processo da alface é mais barato que firma contrato com um fornecedor de verduras, qual vocês acham que eles vão escolher? Ainda mais nesse país onde empresa não tá muito preocupada com leis ou bem estar das pessoas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo