Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um corvo que sofreu mutação genética, no Japão?

Animais

Vídeo mostra um corvo que sofreu mutação genética, no Japão?

Vídeo mostra um corvo que sofreu mutação genética, no Japão?

Um estranho vídeo de um corvo tomou conta das redes sociais nesta semana! O motivo? Bem, muitas pessoas ficaram espantadas com a posição que o corvo foi filmado. Houve quem dissesse que se tratava de uma mutação genética, visto que o corvo parecia um gorila! Um minigorila, é claro!

Confira o vídeo abaixo, que já obteve mais de 11 milhões de visualizações, somente no Twitter:

 

Sites brasileiros, assim como o do jornal “Extra” e da “Rede TV” repercutiram esse vídeo com base na opinião de uma pesquisadora chamada Kaeli Swift. Segundo ela, o corvo estava agindo de forma perfeitamente normal. Estava apenas tomando um banho de sol! Já a versão brasileira do site da agência internacional de notícias “Sputnik” cogitou a possibilidade de mutação genética no título de seu pequeno artigo, porém acabou se rendendo ao também replicar a opinião da pesquisadora.

Entretanto, será que o vídeo é realmente verdadeiro? Não se trata de manipulação digital? E se for verdadeiro? Será que essa explicação está correta? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso!

Esse vídeo é verdadeiro, mas não se trata de nenhuma mutação genética! Além disso, não é possível afirmar a razão exata pela qual o corvo está com sua asas abaixadas, visto que pode ser devido a um ou mais fatores! Vamos explicar rapidamente essa história para vocês!

O vídeo foi originalmente divulgado por um usuário brasileiro, no Japão, chamado Keitaro Sugiura, através de seu perfil no Twitter, no dia 20 de junho de 2019! Ele não forneceu maiores informações sobre o local exato da filmagem, e nem detalhes sobre o que havia registrado. Disse apenas que tomou um susto, quando se deparou com a estranha criatura.

Considerando o local da filmagem, no entanto, podemos dizer que ela foi realizada em frente a uma das unidades da loja de departamentos “Parco”, em Nagoya, na prefeitura de Aichi. Em entrevista ao site da revista “Newsweek”, Keitaro disse que observou a ave por cerca de um minuto. Ele também confirmou o local da filmagem.

Aliás, não demorou muito tempo para que “memes” fossem criados devido a aparência do corvo.

Alguns memes que foram criados sobre o “corvo-gorila”.

Apesar da inerente questão humorística, algumas pessoas levaram a sério essa filmagem. Entre elas estava justamente a Dra. Kaeli Swift, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade de Washington, em Seattle, na Costa Oeste dos Estados Unidos. Atualmente, ela vem estudando comportamentos de forrageamento (busca e a exploração de recursos alimentares) de algumas espécies de pássaros canadenses, no Parque Nacional Denali, no Alasca. Kaeli também é especialista em tanatologia de corvídeos, ou seja, o processo da morte e do luto dos corvos, em seus aspectos: biológicos, psicológicos, afetivos e sociais.

A Explicação da Dra. Kaeli Swift

Segundo Kaeli, a tal criatura nada mais era do que um corvo-de-bico-grosso, razão pela qual a rosto dele parecia desproporcional. O corvo possuía patas e não estava apoiando em suas asas, algo que seria fisicamente impossível. Além disso, um corvo sem patas não seria capaz de voar. Em outras palavras, um corvo sem patas é um corvo morto!

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

E qual a explicação dela para essa posição? Bem, ele estaria apenas tomando sol. Isso porque, quando resolvem fazer isso, os corvos abaixam suas asas e levantam suas caudas. No ângulo certo, essa manobra pode ocultar as patas e as asas, dando a impressão que estão faltando.

O corvo possuía patas e não estava apoiando em suas asas, algo que seria fisicamente impossível. Além disso, um corvo sem patas não seria capaz de voar. Em outras palavras, um corvo sem patas é um corvo morto!

Normalmente, o bico do pássaro está aberto e o corpo está mais próximo do chão, tornando o comportamento mais óbvio. Porém, talvez, o responsável pela filmagem tivesse captado a cena num momento de transição, por assim dizer. De qualquer forma, esse é um comportamento normal das aves. A exposição ao sol pode reduzir bactérias e ácaros que degradam as penas.

Alguns usuários mais atentos apontaram onde estavam as asas e as patas do corvo! Confira as imagens abaixo:

Imagem mostrando a exata localização de uma das patas do corvo.

Imagem mostrando a localização das patas e das asas do corvo.

A Explicação de Dave Slager

Um usuário chamado Dave Slager, candidato a PHD, também pela Universidade de Washington, sugeriu uma outra explicação para a postura corporal do corvo. Segundo Dave, o pássaro aparentava estar magro, visto que a quilha (também chamada de carena), osso interno situado no peito das aves onde prendem-se os músculos que movem as asas, estava muito protuberante. Isso poderia ser um indicativo de perda muscular. Pássaros cansados ou famintos também costumam abaixar suas asas dessa forma.

Inicialmente, Dave acreditava que a filmagem fossa falsa, mas posteriormente cogitou a possibilidade de ser até mesmo um corvo faminto tomando sol!

A Declaração da Dra. Kaeli Swift pra a Revista Newsweek

Considerando essa observação de Dave, Kaeli Swift reformulou sua opinião. Eis o que ela disse ao ser entrevistada, via email, pela revista “Newsweek”:

Se você olhar para o peito do pássaro, poderá notar que ele está mais em formato de “V” do que redondo, o que indica que está emaciado. Uma vez que pássaros desnutridos ou doentes abaixam suas asas dessa maneira, isso poderia explicar inteiramente esse comportamento, especialmente porque seu bico não está aberto ou sua cabeça inclinada para um lado, que são parte da postura típica de tomar sol, conforme indiquei nos meus desenhos. Porém, ambos não mutuamente exclusivos, ou seja, poderia ser um pássaro desnutrido que estava tentando tomar sol“, disse Kaeli.

Assim sendo, o que sabemos é que se trata de um corvo-de-bico-grosso adulto, magro e, é claro, com patas. As incógnitas são as razões pelas quais ele está com as asas abaixadas… poderia estar tomando sol, poderia ser fraqueza. Acredito que não podemos dizer com certeza, que a cauda esteja presente. Pode ter sido perdida. Algumas vezes, os corvos perdem suas caudas após desentendimentos com predadores“, completou.

Acredita-se que os corvos estejam entre as espécies de aves mais inteligentes do mundo. Eles são capazes de criar e usar ferramentas, além de compartilhar informações para tomar decisões em grupo. Pesquisas também apontam que eles reconhecem rostos humanos, e podem guardar “rancor” contra pessoas que os tratam mal, por anos.

Conclusão

O vídeo é verdadeiro, porém não se sabe exatamente a razão pela qual as asas do corvo estão abaixadas. É possível que ele esteja apenas tomando sol, apenas faminto/cansado/debilitado ou então tudo junto ao mesmo tempo. O que sabemos, diante das imagens, é que se trata de um corvo-de-bico-grosso adulto, magro, e que, devido ao ângulo da filmagem, acabou tendo uma aparência “musculosa” para algumas pessoas. O corvo possui patas e asas, assim como qualquer outra ave, mas não há plena certeza que sua causa esteja presente. Algumas vezes, os corvos perdem suas caudas após brigas ou desentendimentos com predadores.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Maria

    28 de junho de 2019 em 11:20

    Eu conheço isso como PAREIDOLIA, ou seja, a tendência inata a todo ser humano de ver aquilo que quer ver e/ou o que aprendeu a ver (no caso um corvo com “forma de Gorila e/ou com pernas”) e não o que é de fato. É interessante como o nosso cérebro busca um “padrão” conhecido para tentar entender/compreender qualquer coisa. Nosso cérebro e sentidos podem nos enganar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo