Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um suposto “OVNI” sendo alvejado pela artilharia do Irã?

Conspirações

Vídeo mostra um suposto “OVNI” sendo alvejado pela artilharia do Irã?

Vídeo mostra um suposto “OVNI” sendo alvejado pela artilharia do Irã?

Recentemente, um vídeo de um suposto “OVNI” começou a ser disseminado nas redes sociais. De acordo com o responsável por sua divulgação, o vídeo mostraria a artilharia do Irã tentando abater o suposto “OVNI”. Infelizmente, não foram fornecidas informações mais específicas sobre o suposto incidente, tais como data e horário, por exemplo. Ainda assim, o vídeo já foi visualizado mais de 22 mil vezes desde o dia 16 de agosto de 2019!

Confira a publicação abaixo:

Assim como o respectivo vídeo:

 

Curiosamente, esse vídeo já vinha sendo disseminado nas redes sociais. Como exemplo, podemos citar um determinado usuário no Twitter (@khaamenei_ir), que publicou esse vídeo no dia 9 de setembro deste mês. Segundo esse usuário, o vídeo teria sido gravado no noite anterior (8), nos arredores da cidade de Saravan, na província de Sistão-Baluchistão, no Irã.

Ainda segundo ele, não se trataria exatamente de um “OVNI” (acrônimo em português pde “Objeto Voador Não Identificado”), mas de um “UAV” (acrônimo em inglês de “Veículo Aéreo Não Tripulado”) norte-americano. Nesse caso, a defesa antiaérea do Irã estaria protegendo o país, por assim dizer. Enfim, existe um sentido bem mais geopolítico nesta segunda versão do que a primeira, que denota um sentido mais “extraterrestre” do acrônimo OVNI.

O usuário no Twitter (@khaamenei_ir) publicou esse mesmo vídeo no dia 9 de setembro deste mês. Segundo esse usuário, o vídeo teria sido gravado no noite anterior (8), nos arredores da cidade de Saravan, na província de Sistão-Baluchistão, no Irã.

Entretanto, será que estamos realmente diante de um “OVNI” ou um veículo aéreo não tripulado norte-americano sendo alvejado por forças iranianas? O vídeo foi realmente gravado no Irã? Qual a verdade por trás dele? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora o vídeo seja verdadeiro, existe um forte conjunto probatório indicando que estamos tão somente diante de um pequeno avião de controle remoto, totalmente amador, que possui alguns centímetros de comprimento e largura. O equipamento é extremamente semelhante a pequenos aviões que são comumente utilizados como alvos móveis, para a prática de tiro, por exemplo, durante um evento chamado “The Big Sandy Shoot“, que por sua vez é considerado o maior evento de “tiro de metralhadoras” dos Estados Unidos (título em aberto)!

Não acredita? Pois bem, a seguir vamos contar rapidamente um pouco sobre o evento e mostrar um interessante comparativo.

The Big Sandy Shoot

Esse evento é realizado duas vezes ao ano – geralmente nos meses de abril e outubro – durante cerca de três dias (sexta, sábado e domingo). A instalação fica localizada aproximadamente 16 quilômetros a nordeste de uma comunidade chamada Wikieup, no meio do deserto do estado norte-americano do Arizona, e se transforma no paraíso dos praticantes de tiro. Para vocês terem uma ideia, a organização do evento estima que cerca de 2 milhões de tiros são disparados nos três dias de cada edição, que atrai praticantes do mundo inteiro.

Quando Ocorrerá a Próxima Edição?

Diga-se de passagem, a próxima edição desse evento ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2019!

Algumas Fotos do Evento Realizado em 2017

Confira abaixo algumas fotos do evento realizado em outubro de 2017:

O evento é realizado duas vezes ao ano – geralmente nos meses de abril e outubro – durante cerca de três dias (sexta, sábado e domingo).

Para vocês terem uma ideia, a organização do evento estima que cerca de 2 milhões de tiros são disparados nos três dias de cada edição, que atrai praticantes do mundo inteiro.

A quantidade de cartuchos deflagrados impressiona.

Agora, confiram abaixo algumas fotos dos tais aviões de controle remoto que servem como alvos móveis:

Homem prepara um avião de controle remoto, que servirá como alvo móvel para a prática de tiro.

Diversos aviões de controle remoto, que são utilizados como alvos móveis para a prática de tiro.

Em cada edição os praticantes contam com mais de mil alvos disponíveis, sendo que alguns deles explodem, outros resultam em verdadeiros shows pirotécnicos e alguns deles simplesmente voam ou serem guiados por meio de um controle remoto. A linha de tiro possui cerca de 400 metros e uma distância máxima de cerca de 1 quilômetro.

Embora seja um evento dedicado aos amantes das armas, principalmente aquelas denominadas de “machine guns” (metralhadoras, grosso modo), é possível ir ao local apenas para assistir ao espetáculo proporcionado pela “chuva” de tiros, primordialmente durante a noite.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Existem Outros Eventos Semelhantes!

Outro detalhe importante a ser mencionado, é que “The Big Sandy Shoot” não é o único evento desse tipo nos Estados Unidos. Por exemplo, existe um outro chamado “The Knob Creek Machine-Gun Shoot“, que também é realizado duas vezes no ano, basicamente no mesmo período do “The Big Sandy Shoot“, porém na cidade de West Point, no estado norte-americano do Kentucky!

O Comparativo do Suposto “OVNI” ou “UAV” com os Pequenos Aviões Utilizados no Evento “The Big Sandy Shoot

Confira abaixo alguns vídeos do evento “The Big Sandy Shoot“, onde atiradores tentam acertar pequenos aviões de controle remoto, e que podem ser facilmente encontrados no YouTube:

Reparem agora, num rápido comparativo entre esses aviões e o aquilo que vemos no vídeo que viralizou recentemente:

Um rápido comparativo entre esses aviões e o aquilo que vemos no vídeo que viralizou recentemente.

É inegável a extrema semelhança entre os dois objetos, assim como quando comparamos o aspecto visual do cenário ao fundo em relação aos mais diversos vídeos do evento “The Big Sandy Shoot“, no YouTube. Portanto, tudo indica que estamos diante de um vídeo gravado em território norte-americano e relacionado um evento para a prática de tiro.

Atualização #1 – 20/09 as 8h40:

O fact-checker Scott Brando, especialista em desmistificar casos envolvendo supostos OVNIs e responsável pelo site “UFO of Interest“, entrou em contato ontem (19) com os responsáveis pela página do “The Big Sandy Shoot“, no Facebook. Eis a resposta que ele obteve:

Scott Brando, especialista em desmistificar casos envolvendo supostos OVNIs e responsável pelo site “UFO of Interest”, entrou em contato ontem (19) com os responsáveis pela página do “The Big Sandy Shoot”, no Facebook.

Basicamente, os responsáveis pela página alegaram que, certamente, o vídeo aparenta ter sido gravado no referido campo de tiro, durante a noite, e o que vemos voando nada mais seria do que um pequeno avião de controle remoto utilizado como alvo móvel. Eles alegaram que não é uma tarefa fácil identificar o responsável, devido aos inúmeros vídeos que são produzidos.

Corroborando ainda mais com essa versão, numa publicação realizada pela página sobre esse assunto surgiu um usuário chamado Mike Duke. Ao comentar na referida publicação ele acrescentou um curto vídeo. Cliquem aqui e reparem como o objeto que aparece nesse outro vídeo, gravado no “The Big Sandy Shoot” é idêntico ao objeto do vídeo que viralizou recentemente.

Para finalizar, o jornalista francês Alexandre Capron encontrou o vídeo original do qual o trecho viralizado foi extraído. Confiram o vídeo abaixo:

Diga-se de passagem, o vídeo teria sido gravado no dia 23 de março de 2019, ou seja, é bem recente.

Portanto, acredito que não restem mais dúvidas de que o objeto filmado não é algo de outro mundo e muito menos um veículo aéreo não tripulado de caráter militar.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora o vídeo fosse verdadeiro, desde o começo existia um forte conjunto probatório indicando que estávamos tão somente diante de um pequeno avião de controle remoto, totalmente amador, que possuía alguns centímetros de comprimento e largura. O equipamento era extremamente semelhante a pequenos aviões que são comumente utilizados como alvos móveis, para a prática de tiro, por exemplo, durante um evento chamado “The Big Sandy Shoot“, que por sua vez é considerado o maior evento de “tiro de metralhadoras” dos Estados Unidos (título em aberto)!

Havia inúmeros vídeos disponíveis no YouTube que corroboravam para essa versão que apresentamos. Portanto, não havia nada misterioso ou conspiratório em relação ao objeto, tampouco o vídeo teria sido gravado no Irã. Aliás, não existia nada que indicasse isso, e muito menos que se tratasse de um veículo aéreo não tripulado, de caráter militar, e pertencente a Força Aérea dos Estados Unidos.

Posteriormente, o jornalista francês Alexandre Capron encontrou o vídeo original, do qual o trecho viralizado foi extraído. Assim sendo, comprovamos, definitivamente, de que o vídeo foi realmente gravado no “The Big Sandy Shoot” e o suposto “OVNI” nada mais é do que do que um pequeno avião de controle remoto. Caso encerrado!

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    19 de setembro de 2019 em 9:31

    Antes de ler ou ver o video eu ja tinha pensando nesse torneio de americanos malucos por armas!

    Sobre o termo “sentido mais “extraterrestre” do acrônimo OVNI” queria lembrar que ovni SIGNIFICA UM VEICULA VOADOS QUE NÃO PODE SER IDENTIFICADO COM DINAMICA CONHECIDA PORÉM NÃO SIGNIFICA QUE SEJA DE ORIGEM EXTRA TERRENA

    • Maria

      19 de setembro de 2019 em 17:12

      Infelizmente ou não, esse é o sentido que pessoas leigas, ufólogos, jornais e produtoras sensacionalistas etc querem dar , i.e., o sentido de que os OVNIs/UFOs avistados são de EXTRATERRESTRES INTELIGENTES. Até, por exemplo, alguns militares da Área 51 reforçam, “dão corda” ou simplesmente não desmentem tais afirmações afim de não revelarem o que eles realmente estão fazendo lá dentro que, muito provavelmente, são testes em PROTÓTIPOS MILITARES SECRETOS como novas aeronaves, mísseis, drones etc. 😉

    • Marco Faustino

      20 de setembro de 2019 em 7:37

      Olá Alexandre,

      Particularmente, considero o acrônimo “OVNI” como um dos mais hipócritas que existem. Isso porque, quase ninguém que o utiliza, assim o faz no sentido mais mundano. Quase sempre há uma conotação implícita de ser algo extraterrestre. Basta ver os sites que abordam esse assunto, visto que seus logos ou demais assuntos abordados quase sempre são especulativos sobre possíveis seres alienígenas ou conspirações governamentais.

      É uma situação muito parecida com a palavra boato. Alguns podem dizer que, no dicionário, boato é uma notícia muito propalada, mas “não necessariamente falsa”. Se apurado, um boato pode ser falso ou verdadeiro, assim como mencionou um artigo do Correio Braziliense escrito pela Dad Squarisi (http://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/boato-falso-e-pleonasmo/). E que, portanto, dizer “boato falso” não seria pleonasmo. Assim como coloquei no Twitter, e novamente com todo respeito, mas eu convidaria os etimologistas e letrados a tirarem a bun** das cadeiras e acordarem para a realidade. Atualmente, ao usar a palavra boato há um claro contexto e conotação negativos. Quando alguém lê a palavra boato associa imeadiatamente a mentira. Já existe um forte viés, ainda que implícito, de ser uma mentira visando prejudicar algo ou alguém. Ninguém que espalha um boato, assim o faz com o intuito de ser o portador da verdade.

      Imagina se eu viro para uma menina num shopping e digo: “Nossa sua boceta é bem pequena!” (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-expressao-boceta-de-pandora/31319 / http://michaelis.uol.com.br/busca?id=NMn5). Acha mesmo que ela vai entender que não é necessariamente pleonasmo, porque, talvez, não tenha nada de valor dentro da bolsa dela? Evidentemente que não, porque boceta (não importando a grafia ou forma de falar) tem conotação negativa e vulgar, aqui no Brasil.

      Voltando a questão do “OVNI”, é um acrônimo que só convém, na absoluta maioria dos casos, a quem mente. Alguns sites sensacionalistas ou alarmistas fazem um estardalhaço sobre os casos, e depois quando fica provado ser apenas algo ridiculamente mundano alegam que: “Ah, nunca dissemos que era extraterrestre”. Hipocrisia dessa gente que, infelizmente, é maioria na internet.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo