Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo que mostra o mundo subatômico da ponta de uma caneta é verdadeiro ou falso?

Falso

Vídeo que mostra o mundo subatômico da ponta de uma caneta é verdadeiro ou falso?

Vídeo que mostra o mundo subatômico da ponta de uma caneta é verdadeiro ou falso?

Desde a última semana de agosto de 2019, um interessante e inebriante vídeo viralizou nas redes sociais, principalmente no Twitter! O vídeo basicamente mostrava a fantástica aproximação de uma suposta câmera na ponta de uma caneta. Essa aproximação era tão incrível, que chegava ao mundo subatômico do metal que revestia a ponta do objeto.

O vídeo foi amplamente disseminado e obteve, a partir de um único usuário, mais de 1 milhão de visualizações e quase 30 mil compartilhamentos (na forma de retuítes)!

Confira o tuíte abaixo:

Tuíte de um determinado usuário no Twitter.

Assim como o referido vídeo:

 

Vale ressaltar nesse ponto, que muitos usuários vêm disseminando esse vídeo como se ele fosse verdadeiro. Outros, no entanto, sequer se importaram com a veracidade ou não do vídeo, visto que o classificaram como “estranhamente satisfatório”.

Confira alguns tuítes a respeito do vídeo:

Comentários de alguns usuários a respeito do vídeo, no Twitter.

Entretanto, será que o vídeo é realmente verdadeiro? Estamos mesmo diante de um “super zoom” na ponta de uma caneta? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, o vídeo é tão somente uma animação – fruto da computação gráfica (CGI). Nada do que vemos existe, incluindo a caneta. Portanto, essa super aproximação que vemos no vídeo é tão somente imaginária. Não foram utilizados trechos de vídeos ou imagens reais para compor a animação.

E aí, alguém ficou decepcionado, admirado ou se sentiu enganado?

O Autor do Vídeo

O responsável por criar o vídeo foi o brasileiro Pedro Machado, morador de Belo Horizonte/MG. Em seu perfil na plataforma Vimeo, Pedro alega trabalhar com computação gráfica de alta qualidade para qualquer propósito: arquitetura, projetos, publicidade, ambientes virtuais, realidade virtual, design de produtos, animações, VFX, cinema etc..

O vídeo em questão, denominado “The Super Zoom” foi publicado no dia 20 de agosto de 2019! A parte interessante é que o vídeo original possui cerca de 3 minutos, e ao assistirmos fica muito evidente que se trata de um ambiente virtual. Já o vídeo que viralizou nas redes sociais foi editado, tem cerca de 50 segundos, ou seja, é apenas um pequeno trecho do original. Muito provavelmente essa edição foi feita por alguém, ao longo da linha do tempo, para induzir o espectador a acreditar que se trata de uma aproximação verdadeira.

Confira o vídeo original clicando aqui.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Uma das primeiras cenas do vídeo “The Super Zoom”.

Mais uma cena do vídeo “The Super Zoom”.

Aliás, na própria descrição do vídeo, Pedro indicava que se tratava de CGI:

Animação em CGI de uma incrível aproximação da macro visão do ‘mundo quântico’, mostrada em uma escala aproximada da realidade da física.

Entramos em Contato com Pedro Machado

Na manhã desta terça-feira (3), entramos em contato com Pedro Machado por telefone. Ele disse que trabalha com computação gráfica desde 1991, e que seu principal foco são projetos de arquitetura. Embora seja sócio de uma empresa dessa área, ele também realiza trabalhos avulsos, de acordo com a necessidade do cliente.

Pedro ficou surpreso com a viralização do vídeo, algo que ele não esperava que acontecesse. Ele ainda citou um vídeo anterior, intitulado “Como Acabar com os Políticos em 1 Minuto“, onde mostra o prédio do Congresso Nacional sendo bombardeado. Na visão dele, esse outro tinha muito mais potencial para viralizar, mas nada aconteceu nesse sentido. Ele ainda reiterou que o vídeo “The Super Zoom” foi inteiramente criado utilizando ferramentas 2D e 3D, assim como reflete tão somente uma aproximação imaginária, de cunho artístico.

Confira o vídeo clicando aqui.

Momento em que um míssil atinge o Congresso Nacional.

Mais uma cena referente ao vídeo “Como Acabar com os Políticos em 1 Minuto“.

Uma Semelhança com o Documentário “Powers of Ten” (“Potências de Dez”)?

Muitos usuários parabenizaram Pedro Machado pelo trabalho e notaram a semelhança de sua obra com um curto documentário chamado “Powers of Ten” (“Potências de Dez”), concluído em 1977, que descreve a escala relativa do Universo de acordo com uma determinada ordem de magnitude (em potências de 10) – primeiro expandindo-se da Terra até o universo observável, depois voltando para dentro da pele humana até que um único átomo e seus quarks fossem observados.

Confira o vídeo abaixo:

Entretanto, existe uma grande diferença entre ambos. De acordo com o Instituto Tomie Ohtake, o documentário “Powers of Ten” teve como única sequência filmada, in loco, a cena do casal no piquenique. O documentário conta com dezenas de imagens, entre fotografias aéreas e desenhos, que geram um movimento de zoom e transportam o espectador aos limites das escalas opostas do macro e do micro. No caso do vídeo intitulado “The Super Zoom“, a obra inteira foi gerada através da computação gráfica.

Conclusão

Falso! Na verdade, o vídeo é tão somente uma animação – fruto da computação gráfica (CGI). Nada do que vemos realmente existe, incluindo a caneta. Portanto, essa super aproximação que vemos no vídeo é tão somente imaginária. Não foram utilizados trechos de vídeos ou imagens reais para compor a animação.

De qualquer forma, o trabalho realizado pelo Pedro Machado é muito legal e vale a pena você conferir suas demais obras no Vimeo e no Instagram!

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Maria

    3 de setembro de 2019 em 20:50

    @Marco Faustino , excelente matéria! Só gostaria de acrescentar que, atualmente, os cientistas só conseguem ver, ainda sem muita nitidez, apenas alguns átomos de alguns materiais através do MICROSCÓPIO DE TUNELAMENTO. Algumas empresas como a IBM já conseguiram manipular átomos individuais em laboratório escrevendo a palavra “IBM”. Estamos na era da Nanotecnologia ou Nanociência! 😉

  2. Pingback: O vídeo, que mostra o mundo de moléculas para a ponta da caneta é verdadeiro ou falso? Horas Por Dia, 7 R7, E O Tipo | Notícias Litorâneas

  3. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    4 de setembro de 2019 em 4:44

    Faltou O Dr. Hank Pyn e sua esposa na caneta! E sobre o vide explodindo Brasilia acho esses videos totalmente ofensivos e desnecessários. Muita gente repete que tem qeu “jogar avião em brasilia”, “Jogar missil em Brasilia” mas, esquecem na ansia de matar politicos que existem pessoa de bem no mesmo local, funcionarios, trabalhadores, que anda tem a ver e que so recebem ordens

    • Pedro machado

      4 de setembro de 2019 em 7:56

      Opa Blz! O vídeo de Brasília tinha o intuito apenas mostrar a computação gráfica e os efeitos de vfx no qual comecei a estudar mais a fundo para buscar outras áreas da computação gráfica. Nenhum objetivo de ofender ou falar que políticos de forma geral não prestam. Essa ideia é absurda, devemos levar na brincadeira. A cidade de NY é constantemente destruída em filmes e nesse ponto de vista não cabe interpretar esses fatos.

  4. Pedro Lucio Ribeiro

    4 de setembro de 2019 em 9:39

    Faltou explicitar as limitações de microscópios ópticos e as imagens dos microscópios eletrônicos. É surreal. Quem não lida com esses equipamentos acredita em qualquer coisa.

  5. Pingback: Vídeo que mostra o mundo subatômico da ponta de uma caneta é verdadeiro ou falso? – My Blog

  6. apimente.br

    5 de setembro de 2019 em 10:43

    Embora seja animação é muito interessante o vídeo.

    Parabéns ao autor do vídeo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo