E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Vinagre pode enganar o bafômetro?

Postado por Gilmar Lopes no dia 21 de fevereiro de 2013 24 Comentários
Share Button

Jeitinho brasileiro que ensina truque a base de vinagre para burlar o bafômetro voltou a se espalhar pela web. Mas será que o método funciona mesmo?

O texto não é novo! Apareceu pela primeira vez em 2008 e agora voltou a circular com força total.

De acordo com a dica, os bafômetros usados em blitzes policiais apresentam resultados negativos para álcool no indivíduo que ingerir um pouco de vinagre antes de se submeter ao teste.

O aviso, que agora está sendo compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais, diz o seguinte:

BRASILEIRO NÃO TEM  JEITO NÃO!…VINAGRE!…

 O bafômetro não mede o nível de álcool e sim, a presença de cetona,  que é o efeito da queima de gordura. Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos.

 OBS: Pessoas em dieta de Atkins, ou em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, em virtude da ausência de carboidratos causada pela dieta. Como conseqüencia dessa falta, o organismo queimará gordura.

 Mas a mutreta do bafo é a seguinte: leve sempre no carro um vidrinho de vinagre e a qualquer sinal de blitz, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro.

 Ricardo – Engenheiro Químico e CACHACEIRO da fábrica de Vinagre de Lucélia – SP

vinagre_bafometro

Verdadeiro ou falso?

É óbvio que essa história é falsa! Não é possível burlar o bafômetro usando soluções caseiras!

Em primeiro lugar, mesmo que o vinagre conseguisse interferir na medição do bafômetro, os reflexos do motorista alcoolizado continuariam lentos da mesma maneira. Ou seja, o bafo pode até ser mascarado, mas o bebum continua bêbado, pondo a sua vida e a de várias outras pessoas em risco.

Outra coisa que é importante ressaltar é que existem marcas de vinagre que possuem algum teor de álcool. Portanto, a ingestão do produto pode adulterar (pra cima) o resultado dos testes de embriaguês.

O leitor Vitor Santos observa também que:

[...] se uma pessoa ficar certo tempo sem comer também produziria cetona [segundo o boato que circula pela web]. Portanto, pela lógica do texto, daria pra uma pessoa sóbria ser pega, já que a taxa de cetona no hálito do motorista seria alta. E se a função do bafômetro é a de detectar o álcool, não teria razão pra medir isso através da cetona, pelos motivos citados acima.

E você, concorda com o nosso amigo Vitor?

Não encontramos nenhuma fábrica de vinagre em Lucélia (em São Paulo). Caso você conheça, deixe a localização nos comentários.

Também não conseguimos identificar o autor do texto, o tal Engenheiro Químico da “fábrica de vinagre”. Infelizmente, muitas pessoas preferem acreditar num texto assinado por uma pessoa não existe…

 

Boato antigo

Desde quando passou a vigorar o novo Código de Transito Brasileiro, em 1998, muita gente começou a inventar e a distribuir boatos de que era possível enganar os aparelhos que medem o teor alcoólico no sangue dos motoristas. Essa reportagem, de março de 1998, já mostrava que espertinhos tentavam mascarar o hálito para tentar (em vão) ludibriar o bafômetro e se livrarem das multas.

 

Por que não dá pra enganar o bafômetro?

Conforme explicado no Como Tudo Funciona, o bafômetro não mede os níveis de álcool no hálito do indivíduo. O aparelho mede a quantidade de álcool presente no ar que é exalado pelos pulmões do cidadão.

Portanto, não adianta tentar mascarar apenas a boca e garganta. Seria necessário arrumar outro pulmão limpo para o motorista.

Lembrando que o pulmão expele pequenas quantidades de álcool no ar quando as partículas de álcool presentes no sangue acabam ficando presas nos alvéolos do órgão. Nesse caso, para burlar um bafômetro com eficiência, seria preciso trocar (ou limpar) o sangue do bebedor em questão.

Seria mais fácil se o motorista não bebesse antes de dirigir! Não acham?

Aqui nesse site é possível se verificar outros mitos sobre tentar enganar o bafômetro!

O blog Legal Match também desmistifica várias “simpatias” para os que pensam em burlar o teste.

O programa de TV Os Caçadores de Mitos também testou algumas substâncias para tentar mudar o resultado do bafômetro. Eles não usaram vinagre nos testes, mas todos os produtos testados foram ineficazes!

Conclusão

Ainda não há nenhuma maneira de enganar o bafômetro. A melhor forma de não ser pego nas blitzes é não beber antes de dirigir.

Veja também: É possível enganar o bafômetro comendo gelo?

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 respostas para “Vinagre pode enganar o bafômetro?”

  1. wilcox disse:

    Existe um produto que realmente ajuda. Mas não vou dizero nome dele aqui por motivos obvios.

  2. Marcos A. disse:

    Gilmar, o que andei vendo ai por uma pesquisa do google é que foram feitos testes com bafómetro no Programa do Ratinho, junto de um comandante da PM, utilizando vários métodos para tentar burlar o equipamento, porém, segundo disseram, o resultado com vinagre acabou reduzindo no aparelho a quantidade de álcool, o que gerou constrangimento geral e que logo em seguida, foram chamados os comerciais. Sinceramente procurei pelo vídeo do programa e não achei nada a respeito. Acredito que o vinagre seja mesmo ineficaz e também acho que a multa por alguém tentar burlar a lei deveria ser maior.

    • Gilmar Lopes disse:

      @Marcos A.:Eu também ouvi falar sobre isso, mas não encontrei o tal vídeo em questão. Se você achar, por favor, me mande o link? Sim! Acredito que quem tentar burlar a lei deva ser preso!

  3. Durruti disse:

    Pois, cá em Portugal essa estória do vinagre também já correu á alguns anos, pois já á bastante tempo que temos por cá uma lei restritiva quanto ao consumo de alcool / condução. É evidente que nenhum desses metodos funciona. O melhor mesmo é “se beber, não conduza”

  4. victor disse:

    olha eu sempre admirei muito o trabalho de voces mas, voces afirmarem que essa fabrica não existe, é muita falta de responsabilidade do e farsas aqui vai o end av internacional num 2578 tel 18 3551 10 01 voces do e farsas precisam tomar mais cuidado tá é só procurar na lista tel Veja que eu não discuto o mérito e sim se a fabrica existe

    • Gilmar Lopes disse:

      Eu disse apenas que não havia encontrado e pedi para que, caso os leitores encontrassem, deixassem aqui nos comentáros. Vou tentar entrar em contato com a empresa. Obrigado!

  5. [...] Vinagre pode enganar o bafômetro? : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!. [...]

  6. “Em primeiro lugar, mesmo que o vinagre conseguisse interferir na medição do bafômetro, os reflexos do motorista alcoolizado continuariam lentos da mesma maneira. Ou seja, o bafo pode até ser mascarado, mas o bebum continua bêbado, pondo a sua vida e a de várias outras pessoas em risco”

    O texto acima que o “e-farsas” utiliza como argumento é muito frágil e fraco, é um “achometro”. Com duas latinhas de cerveja, muitas pessoas não ficam bêbadas, então porque dizer que os seus reflexos continuarão lentos, se não estão bêbados? Se o que está se discutindo aqui é o efeito do vinagre, ou seja lá o que for para mascarar o bafómetro?. O fato de não encontrar o tal de vinagre Lucelia é utilizado como argumento de que a mensagem é falsa. Além de que, estão admitindo mesmo que por hipótese, que o acético pode em tese minimizar o efeito do alcool. Assim como o boato do vinagre não convence, vcs. tampouco conseguem convencer do contrario!!! Precisam pesquisar com mais seriedade e consistência rapazes!!!

    • Gilmar Lopes disse:

      O álcool é metabolizado no organismo de maneiras diferentes de pessoa pra pessoa!
      Tenho amigos que bebem várias latinhas de cerveja e continuam lá, firmes, como se nada tivesse acontecido.
      Já, eu, devo confessar que não aguento nem meia taça de vinho que já fico meio tonto! :)

    • Bom eu tenho um bafometro e fiz o teste e realmente alcool sumiu para o bafometro XING LING.

      Sou amigo de um PM e falou que fez o teste com o bafometro oficial e que realmente funciona para os casos mais leves (aqueles que se tomam 2 ou 3 latinhas de cerva um calice de vinho), ele no caso tem 85 Kg com 1.80 fez e funcionou para essa quantidade … depois continuou tomando só que o bafometro oscilou um pouco para cima e já poderia sofrer as punições.

      Informou que a Lei é necessária mas que é muito dura para aqueles que tomam pouco e esses que realmente estão parando de tomar totalmente e são para essas pessoas que ele indica e recomenda.

      Já aqueles que tomam todas vão continuar a fazer as cacas de sempre.

      Outro comentario que me falou é que um bebado foi soprar o bafometro e o idiote colocou quase na garganta e acabou vomitante dentro do bafometro e lósgico não acusou nada e tiveram que liberar o bebum e ainda acabaram com a blitz pois só tinha um bafometro.

      Então fica a dica vomite dentro do bafometro.

      kkkkkkkkkkkkkk

  7. Danilo disse:

    Não acredito no vinagre também, mas não é pelo escrito nesse site, que nada mais é do que uma forma invertida da história do vinagre aqui ‘estudada’.. hahaha…. não apresentam nada para contrapor, que não mais palavras.. “Ou seja, o bafo pode até ser mascarado, mas o bebum continua bêbado…” oras, nesse ponto ele até aceita que pode funcionar, mas finaliza como não funciona, como se a verdade fosse dele… hahha.. demais

    • Gilmar Lopes disse:

      Foi o que escrevi no artigo: Muita gente vai preferir acreditar num texto apócrifo que circula pela web do que tentar raciocinar e ver que isso é a maior furada! Quem estiver com dúvida, pode se arriscar (e arriscar a vida de outras pessoas) e sair dirigindo bebado por aí até que seja barrado em alguma blitz.

  8. Ravenna ~ disse:

    Vc sabe ler? Bafo mascarado até com halls de menta mas não se deixa de estar bêbado (e o bafômetro pegar – bemfeito! -) por causa de um hálito fresquinho. Vinagre além de enganar bafômetro tb derrete cérebro? ¬¬

  9. Marcos A. disse:

    Além do mais, com a alteração da lei, não é apenas o bafómetro que indica se o sujeito está bêbado ou não. Agora vale o testemunho do policial de trânsito e outras pessoas que estiverem no local ou o local de onde o bebum saiu.

  10. Anny disse:

    Existe uma fábrica de vinagre em Lucélia sim.
    Vinagre Saboroso
    Fica localizada na Avenida Internacional.

    • Gilmar Lopes disse:

      Mas ainda funciona? Tentei ligar pra eles e dá que o numero não existe! Também li algumas matérias afirmando que a empresa faliu.

      • Anny disse:

        Então…
        Faz alguns anos q não vou à Lucélia mas, agora entrei em contato com uma pessoa d lá e a fábrica fechou msm.
        Não souberam me dizer o motivo exato.
        A fábrica pertencia à Família Rapacci, uma família tradicional da cidade.

  11. O dia que o E-farsa descobrir o que engana o bafômetro com certeza não irá divulgar,

  12. fabio disse:

    Sempre bebi minhas cervejas e nem por isso saia dirigindo quem nem doido. Nunca bati o carro embriagado. Tem uns imbecis que exageram demais, não conseguem nem ficar em pé e correm quem nem loucos. Pagamos por estes. Se vc vai a um restaurante e bebe uns tres choops não vai me deixar louco, mas a lei imbecil acha que sim , está errado.

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...