Connect with us

E-farsas

A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus?

Conspirações

A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus?

A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus?

É verdade que a prefeitura da cidade paranaense de Guarapuava emitiu um boletim afirmando que uma morte em decorrência do coronavírus voltou à vida?

A imagem começou a circular nas redes sociais na segunda semana de maio de 2020 e mostra um resumo da situação dos pacientes da cidade de Guarapuava (PR) em relação ao surto do novo coronavírus. 

O que chamou a atenção na imagem supostamente compartilhada pela prefeitura daquela cidade é o último campo do boletim, afirmando que um paciente do coronavírus teria ressuscitado!

Será que isso é verdade ou mentira?

Boletim da prefeitura de Guarapuava do dia 13/05/2020 mostra que um morto, vítima da COVID-19, teria voltado à vida! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A imagem que se espalhou através de grupos do WhatsApp e também das redes sociais é uma montagem feita como uma sátira a dois boletins publicados pela prefeitura da cidade paranaense de Guarapuava no dia 13 de maio de 2020.

Nesse dia, a prefeitura emitiu um primeiro boletim diário, onde mostrava que havia ocorrido a primeira morte em decorrência do coronavírus na cidade. Logo mais, às 18h do mesmo dia, a prefeitura emitiu um boletim atualizado, com o número de mortos zerado:

No mesmo dia, a prefeitura explicou por meio de uma nota que foram realizados 3 testes no paciente, sendo dois feitos na cidade (que atestaram positivo para o coronavírus) e um terceiro – feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que deu negativo.

Como a “Prefeitura responde a uma hierarquia em que a Secretaria de Estado de Saúde recomenda a utilização do exame PCR (feito pelo Lacen) como referência para os casos de Covid-19 no Estado do Paraná, e este deu negativo, retiramos a morte do paciente da conta de vítimas da doença”, diz parte da nota oficial que pode ser lida na íntegra aqui!

A Prefeitura também esclarece que a cidade não ganha nenhum apoio financeiro com mortes ocorridas, sejam elas em decorrência da doença ou não.

Conclusão

A imagem que se espalhou nas redes sociais mostrando que a prefeitura de Guarapuava havia contabilizado um ressuscitamento de uma vítima do coronavírus é uma montagem e não foi enviado por nenhum órgão oficial da cidade! 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

To Top