Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus?

Conspirações

A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus?

A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus?

É verdade que a prefeitura da cidade paranaense de Guarapuava emitiu um boletim afirmando que uma morte em decorrência do coronavírus voltou à vida?

A imagem começou a circular nas redes sociais na segunda semana de maio de 2020 e mostra um resumo da situação dos pacientes da cidade de Guarapuava (PR) em relação ao surto do novo coronavírus. 

O que chamou a atenção na imagem supostamente compartilhada pela prefeitura daquela cidade é o último campo do boletim, afirmando que um paciente do coronavírus teria ressuscitado!

Será que isso é verdade ou mentira?

Boletim da prefeitura de Guarapuava do dia 13/05/2020 mostra que um morto, vítima da COVID-19, teria voltado à vida! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A imagem que se espalhou através de grupos do WhatsApp e também das redes sociais é uma montagem feita como uma sátira a dois boletins publicados pela prefeitura da cidade paranaense de Guarapuava no dia 13 de maio de 2020.

Nesse dia, a prefeitura emitiu um primeiro boletim diário, onde mostrava que havia ocorrido a primeira morte em decorrência do coronavírus na cidade. Logo mais, às 18h do mesmo dia, a prefeitura emitiu um boletim atualizado, com o número de mortos zerado:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No mesmo dia, a prefeitura explicou por meio de uma nota que foram realizados 3 testes no paciente, sendo dois feitos na cidade (que atestaram positivo para o coronavírus) e um terceiro – feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que deu negativo.

Como a “Prefeitura responde a uma hierarquia em que a Secretaria de Estado de Saúde recomenda a utilização do exame PCR (feito pelo Lacen) como referência para os casos de Covid-19 no Estado do Paraná, e este deu negativo, retiramos a morte do paciente da conta de vítimas da doença”, diz parte da nota oficial que pode ser lida na íntegra aqui!

A Prefeitura também esclarece que a cidade não ganha nenhum apoio financeiro com mortes ocorridas, sejam elas em decorrência da doença ou não.

Conclusão

A imagem que se espalhou nas redes sociais mostrando que a prefeitura de Guarapuava havia contabilizado um ressuscitamento de uma vítima do coronavírus é uma montagem e não foi enviado por nenhum órgão oficial da cidade! 

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Pingback: A prefeitura de Guarapuava (PR) emitiu boletim com um ressuscitado do coronavírus? | ctrl-v

  2. Maria

    18 de maio de 2020 em 11:58

    Não existe esse negócio de “ressuscitar” no sentido de “um morto voltar à vida”. O máximo que existem são enganos médicos e/ou administrativos ou o sujeito não estava realmente morto (morte cerebral), foi reanimado e/ou despertou do coma. 😐

  3. Luiz

    19 de maio de 2020 em 17:50

    O termo ai ressuscitado é apenas uma “Gozação”, Sarita, sobre um erro de divulgação feita de forma apressada, mas corrigindo depois de publicada pela prefeitura, que evidente não teve a intenção de errar ou enganar ninguém. Foi uma Piada, num momento de fortes emoções para muitas pessoas, alguém quem que alegrar os outros. Obrigado pelos esclarecimentos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo