22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

A verdade sobre o vídeo que mostra um homem flutuando e sendo atingido por um raio!

- Publicidade -

Qual é a explicação do vídeo mostrando um homem sendo atingido por raios enquanto flutuava próximo a uns prédios?

O vídeo não é novo, surgiu em 2017, mas voltou a ser compartilhado nos grupos de WhatsApp da família em novembro de 2018. Nele podemos ver um flagrante que deixou muita gente assustada: Um homem é flagrado por um cinegrafista amador em meio a uma tempestade e, aparentemente flutuando ao lado de um prédio, recebe uma descarga de um raio!

O homem voador parece receber o raio como quem está recebendo poderes! Qual é a verdade por trás desse vídeo?

Será que esse homem é mesmo um ser superpoderoso?

A explicação está no vídeo abaixo:

 

Resumão

Geralmente, quando nos deparamos com vídeos como esse, tentamos descobrir quem foi o primeiro a publicá-lo no YouTube. Em nossas buscas, descobrimos que muitos canais publicaram as imagens quase que ao mesmo tempo, em outubro de 2017. O que não ajudou muito… Mas serviu para descobrirmos que nenhum grande jornal publicou nada sobre o assunto na ocasião.

Caso o vídeo fosse real, com certeza algum canal de TV ou jornal iria se interessar pelo assunto, né?

Usando essa ferramenta de extração de metadados de vídeo, podemos procurar por imagens semelhantes às mostradas nas imagens e, nada! Não achamos nada!

Nossa última esperança foi tentar inverter o vídeo para tentar encontrar algo parecido e acertamos. Alguém pegou o vídeo original e inverteu as imagens!

- Publicidade -

O vídeo original foi publicado no YouTube em setembro de 2017 e mostra que a cena teria sido gravada nas proximidades da Torre Pérola Oriental, em Xangai, na China. Essa torre tem 468 metros de altura e, além de antena de uma rede de TV, ainda tem um hotel e um restaurante.

Mistério resolvido? Não! Ainda não

Uma das formas que tentamos para descobrir a origem do vídeo foi a de copiar as inscrições que aparecem no final do filminho:

Reprodução/Youtube

Uma busca no Google Images nos deu as respostas que estávamos procurando! O vídeo é, na verdade, um viral de uma propaganda de um jogo de celular. De acordo com o site chinês GamesQQ, trata-se de parte da campanha de marketing do jogo TunderBolt (ou outro nome que não conseguimos entender).

Conclusão

O vídeo mostrando um homem flutuando e recebendo uma carga elétrica de raios é uma propaganda feita para divulgar um jogo para smartphone!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui