Connect with us

E-farsas

Aluna da UFES recolhe vários pinos de cocaína usados no campus! Será verdade?

Falso

Aluna da UFES recolhe vários pinos de cocaína usados no campus! Será verdade?

Aluna da UFES recolhe vários pinos de cocaína usados no campus! Será verdade?

Imagem uma moça com uma grande quantidade de pinos de cocaína e texto afirma que eles foram recolhidos no pátio da Universidade Federal do Espírito Santo! Será verdade?

A publicação foi compartilhada milhares de vezes no Facebook em diversas páginas e em perfis de usuários no Twitter, além de grupos de WhatsApp, na primeira quinzena de maio de 2019. Nela podemos ver uma moça segurando uma bacia contendo uma grande quantidade de pinos de plásticos – daqueles usados para distribuição de cocaína e crack. De acordo com o texto amplamente compartilhado, essa seria uma pequena amostra da quantidade de pinos contendo droga que teriam sido recolhidos na área da Universidade Federal do Espírito Santo!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Uma das versões que se espalharam no Facebook: “Aos mal informados, isto é uma mostra de uma pequena quantidade de pinos de crack e cocaína recolhidos na área da Universidade Federal do Espírito Santo. Será que alguém ainda acha que as atitudes do governo são um ‘equívoco’???????

Verdade ou mentira?

Uma busca reversa pela imagem no Google Images e no Tineye não retornou nenhum resultado. Isso é muito estranho, pois se o fato tivesse ocorrido mesmo dentro de uma universidade pública, certamente muitos jornais estariam falando a respeito.

A verdade mesmo é que a foto não foi tirada dentro da Universidade Federal do Espírito Santo ou de qualquer outra universidade brasileira! Para você ter uma ideia, a fotografia sequer foi tirada no estado do Espírito Santo.

A moça da foto é voluntária no projeto EcoFaxina, uma instituição que contou com um mutirão mais de 40 voluntários que, juntos em abril de 2019, retiraram mais de 500 Kg de resíduos sólidos da área de mangue, em Santos – no litoral de São Paulo.

A foto foi publicada no dia 29 de abril de 2019 no perfil oficial da EcoFaxina no Instagram:

Atualização 14/05/2019

Como muito bem observado por nossos leitores, esses tubinhos são realmente usados para vender drogas, no entanto os tubos de Eppendorf são originalmente fabricados para o uso em análises clinicas:

“No caso da foto, pode se tratar de descarte inapropriado de material de laboratório poluindo o ambiente e não exatamente uma prova de que a essa área possui muitos usuários de drogas, até porque na falta de grana, usuários desesperados podem trocar uma grande quantidades desses tubos por uma pequena quantidade do produto ilícito.”, alertou um de nossos leitores!

Conclusão

A foto de uma moça segurando uma porção de pinos de cocaína usados foi tirada em abril de 2019, em Santos (SP) quando, de acordo com a prefeitura da cidade litorânea, a ONG Ecofaxina reuniu mais de 40 voluntários que recolheram mais de meia tonelada de lixo da área de mangue da região!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top