13.7 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 29, 2022

Bolsonaro disse que Chávez é “uma esperança para a América Latina”?

- Publicidade -

É verdade que o deputado federal Jair Bolsonaro disse em entrevista a um jornal que que Hugo Chávez é uma esperança para a América Latina?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2017 e mostra um recorte de jornal onde podemos ler uma suposta entrevista concedida por Jair Bolsonaro para um jornal. De acordo com o texto, Bolsonaro teria dito que Hugo Chávez (que havia assumido o poder na Venezuela) era uma “esperança para a América Latina”, que Chávez poderia fazer “o que os militares fizeram no Brasil em 1964, com muito mais força” e que “não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar”.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Verdade ou farsa?

A entrevista é real! Foi publicada no jornal Estadão no dia 4 de setembro de 1999, 7 meses após a posse de Hugo Chávez na Venezuela, como se pode ver no acervo do jornal.

Procurado em dezembro de 2017 pelo Estadão para comentar essas suas declarações, Jair Bolsonaro disse que, apesar de confirmar ter dito essas coisas, acha um “jogo sujo” desenterrarem essa entrevista tão antiga!

Conclusão

As declarações positivas feitas por Jair Bolsonaro ao então líder da Venezuela foram publicadas no jornal Estadão em 1999. Dezoito anos depois, o mesmo jornal procurou o político que disse que relembrar isso é jogo sujo!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

41 COMENTÁRIOS

  1. Jogo sujo e ele dizer : é amoral, mas tá na lei….ou seja umbigocracia em primeiro lugar, quem pensa que ele ou outro candidato vai aliviar a carga tributária, está redondamente enganado……

  2. Se ele fez a declaração não é farsa. O contexto atual é outro mas a declaração é real. O E Farsas errou e mostrou uma atitude tendenciosa.

    • Isso não muda que ele ainda defende as mesmas coisas que defendia naquela época, uma Ditadura em como ele diz em vários momentos de sua vida publica.

  3. Então não é uma farsa, ele disse mesmo! Só lamenta ter sido trazido à baila agora! Mas, não é o que ele está fazendo com o Roberto Marinho em relação à ditadura militar? Ele não está trazendo fatos da década de 60?

    • a primeira tentativa de golpe do chaves foi em 1992.. já com o Movimiento Bolivariano Revolucionario 200, a ideia lá já era retirar um presidente que tentava aplicar politicas neoliberais

    • Sim. Igual quando ele declarou apoio ao Lula, o PT fez de tudo pra passar a imagem de partido ético.

      Já o PT declarou apoio ao Chavéz sempre, mesmo depois de transformar a Venezuela em uma ditadura.

      É normal errar, mas só canalhas erram, continuam no erro e não admitem que erraram.

  4. Muita gente votou no Lula.. eu msm já o defendi no passado… mas o Lula se deixou corromper..
    Bolsonaro não é vidende, tbm se iludiu…
    O que nos resta é escolher alguem para governar o Brasil que seja honrado e tenha projetos palpáveis.
    E-farsa sempre os admirei mas estou achando que ultimamente estão postando reportagens tendenciosas.

    • Este site é excelente, se as pessoas olhassem primeiro aqui para depois publicarem uma noticia repassada, teríamos uma política mais justa, sem incentivo a corrupção, pois publicar falsas notícias também é uma forma de corrupção. Eu sempre faço isto, seja de quem for, e se é uma fake News, não repasso e ainda alerto quem enviou.

    • Foi enganado pelo Lula e vai ser enganado pelo bozonaro. Quem fica procurando um salvador da pátria tem como destino ser enganado a vida toda. A diferença é que o Lula melhorou um pouco o Brasil, o bozo só vai piorar.

  5. Ele disse, pronto. Parem de chorar tanto que o e-farsa apenas se ateve a confirmar e relatar a posição do Bolsonaro anos depois, inclusive.
    Se está doendo saber disso agora vocês que façam análise dos fatos agora.

    • Exatamente! O site não fez juízo de valor sobre o conteúdo da notícia. Aliás, é de praxe o E-Farsas apenas informar se determinada notícia é falsa ou verdadeira.

  6. Os bolsonaristas vieram ler querendo que a notícia fosse falsa, porém não é.
    A entrevista foi do dia 04/09/1999, o Chavez já tinha feito muitas atrocidades, é só ler o que Bolsonaro disse sobre o que ele esperava do governo, foi diferente do que ele previu??

  7. Acho que o pessoal não entendeu! O problema não é ele ter apoiado o Chávez na época quando ninguém sabia o que ele era realmente.

    O problema é ele dizer que não têm nada contra o comunismo e hoje, quando o mundo é ainda menos comunista, vir com a bandeira de caça aos vermelhos como se estiveste em plena guerra fria por puro interesse político.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui