21.3 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Bolsonaro disse que os idosos estão fazendo hora extra no planeta?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro disse que idoso só presta para gastar na farmácia que eles estão fazendo hora extra no planeta?

A frase associada ao presidente da República voltou a ser compartilhada através das redes sociais no final de maio de 2022. De acordo com o texto, Bolsonaro teria dito durante conversa com apoiadores que os idosos só prestam para gastar na farmácia que eles estariam “fazendo hora extra no planeta”!

Será que o presidente disse isso mesmo?

Texto de uma das versões compartilhadas no final de maio de 2022: “Frase do dia. ‘Bolsonaro disse que idoso só presta pra gastar na farmácia.” Em café da manhã com apoiadores, o presidente se referiu de modo deselegante a pessoas da terceira idade. “Estão fazendo hora extra no planeta”, alfinetou.” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A primeira pergunta que deve ser feita em casos como esse é: quando a declaração foi feita? 

Como a afirmação não é datada, quem a lê pode achar que se trata de algo recente e, com isso, as chances disso ser repassado adiante aumentam.  

Apesar dessa história aparecer nas redes sociais em maio de 2022, ela é mais antiga e surgiu pela primeira vez em maio de 2020, voltando a aparecer em outubro do ano seguinte.

Fizemos buscas nos perfis do presidente Jair Bolsonaro no Twitter e no Facebook e não encontramos nada a respeito. Também procuramos no YouTube por algum vídeo referente às declarações e nada foi encontrado.

Em relação aos idosos, Bolsonaro já disse diversas vezes durante o auge da pandemia do coronavírus que não é tarefa do Estado cuidar deles. Segundo o presidente, cabe à família cuidar dos mais velhos. No entanto, não encontramos em nenhum pronunciamento de Jair Bolsonaro algo parecido com “os idosos estão fazendo hora extra no planeta”. 

Uma busca pelo termo “idosos estão fazendo hora extra no planeta” nos leva a uma publicação feita em maio de 2020 num blog chamado Verdade Verdadeira. O referido blog se autodefine como um “blog de anedotas, filosofia, história e notícias do futuro” e avisa que nada do que é publicado lá deve ser levado a sério!

O presidente já foi vítima de fake news

- Publicidade -

Essa não foi a primeira vez que o presidente Jair Bolsonaro foi vítima de notícias falsas envolvendo o seu nome. Em maio de 2021, fizemos um vídeo mostrando 7 vezes em que Bolsonaro apareceu em compartilhamentos que usavam a sua imagem para espalhar desinformação:

Conclusão

Não é verdade que Bolsonaro disse que os idosos estão fazendo hora extra no planeta! A frase foi inventada por um blog de humor em maio de 2020!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui