30.4 C
São Paulo
terça-feira, janeiro 18, 2022

Caminhoneiros jogaram porcos na estrada para impedir a chegada do Exército?

- Publicidade -

É verdade que os caminhoneiros soltaram centenas de porcos na estrada para gerar um caos no trânsito e impedir a chegada do Exército ao local das manifestações?

A imagem começou a se espalhar no Facebook e em outras diversas redes sociais no final de maio de 2018 e mostra um monte de porcos espalhados em uma estrada. De acordo com o texto que acompanha a foto, os caminhoneiros teriam soltado a carga viva na estrada com o intuito de atrapalhar o trânsito e dificultar a chegada do Exército em Campo Grande.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Reprodução/Facebook

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que chama a atenção nessa história bastante compartilhada é que, em cada versão, o fato teria ocorrido em um local diferente do país… Em Campo Grande (MS), em São Paulo, na Bahia etc.

Mas a verdade mesmo e que essa foto dos porcos espalhados em uma estrada circula pela web desde, pelo menos, 2008.

O incidente sequer aconteceu no Brasil. De acordo com esse site russo, uma carga contendo porcos virou em uma auto-estrada, deixando alguns animais feridos.

Conclusão

A notícia afirmando que os caminhoneiros estariam soltando porcos vivos na estrada para dificultar a chegada do Exército é falsa! A foto usada é de 2008 e foi tirada depois de um acidente e em outro país!     

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui