Connect with us

E-farsas

Caminhoneiros jogaram porcos na estrada para impedir a chegada do Exército?

Animais

Caminhoneiros jogaram porcos na estrada para impedir a chegada do Exército?

Caminhoneiros jogaram porcos na estrada para impedir a chegada do Exército?

É verdade que os caminhoneiros soltaram centenas de porcos na estrada para gerar um caos no trânsito e impedir a chegada do Exército ao local das manifestações?

A imagem começou a se espalhar no Facebook e em outras diversas redes sociais no final de maio de 2018 e mostra um monte de porcos espalhados em uma estrada. De acordo com o texto que acompanha a foto, os caminhoneiros teriam soltado a carga viva na estrada com o intuito de atrapalhar o trânsito e dificultar a chegada do Exército em Campo Grande.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Reprodução/Facebook

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que chama a atenção nessa história bastante compartilhada é que, em cada versão, o fato teria ocorrido em um local diferente do país… Em Campo Grande (MS), em São Paulo, na Bahia etc.

Mas a verdade mesmo e que essa foto dos porcos espalhados em uma estrada circula pela web desde, pelo menos, 2008.

O incidente sequer aconteceu no Brasil. De acordo com esse site russo, uma carga contendo porcos virou em uma auto-estrada, deixando alguns animais feridos.

Conclusão

A notícia afirmando que os caminhoneiros estariam soltando porcos vivos na estrada para dificultar a chegada do Exército é falsa! A foto usada é de 2008 e foi tirada depois de um acidente e em outro país!     

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top