Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Capa da Folha de São Paulo de 23/05/2020 elogiou o presidente Jair Bolsonaro?

Falso

Capa da Folha de São Paulo de 23/05/2020 elogiou o presidente Jair Bolsonaro?

Capa da Folha de São Paulo de 23/05/2020 elogiou o presidente Jair Bolsonaro?

É verdade que o jornal Folha de São Paulo elogiou Jair Bolsonaro, chamando-o de o maior presidente da história do Brasil?

A imagem surgiu no dia 23 de maio de 2020, um dia depois da divulgação de uma reunião ministerial ocorrida no dia 21 de abril de 2020, e foi bastante compartilhada nas redes sociais. Nela podemos ver uma capa do jornal Folha de São Paulo exibindo uma foto do presidente Jair Bolsonaro e com a seguinte manchete:

“O maior Presidente da história do Brasil.”

Ao lado da foto, uma explicação:

“Em reunião, Bolsonaro afirmou que quem fosse elogiado pela Folha ou pela Globo perderia o cargo.”

Será que essa capa é real?

Trecho do texto da reportagem de capa da Folha de São Paulo: “Em reunião, Bolsonaro afirmou que quem fosse elogiado pela Folha ou pela Globo perderia o cargo.”. Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A imagem que circula pelas redes sociais é falsa! Trata-se de uma montagem. 

Logo de cara, um errinho bobo denuncia a montagem: O uso da palavra “presidente” com a inicial maiúscula. Como você pode verificar nos manuais de redação do Estadão e da Folha de São Paulo, os cargos são grafados com a primeira letra minúscula. A mesma norma está descrita no manual de redação e estilo da Secretaria de Comunicação do Governo Federal

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Para averiguar se a capa é verdadeira ou falsa, basta uma busca no site da Folha para achar a capa real do jornal publicada no dia 23 de maio de 2020, que foi essa:

Reprodução/Folha de São Paulo

No site da Folha podemos ver que não há nenhuma menção à frase naquele dia.

O presidente disse que quem for elogiado pela Folha será demitido?

Verificamos na descrição da reunião ministerial, disponibilizada pelo STF, que o presidente Jair Bolsonaro disse mesmo que quem dos seus ministros for elogiado pela Folha, Globo ou Antagonista será demitido:

“É. Quem não aceitar a minha, as minhas bandeiras, Damares: família, Deus, Brasil, armamento, liberdade de expressão, livre mercado. Quem não aceitar isso, está no governo errado. Esperem pra vinte e dois, né? O seu Álvaro Dias. Espere o Alckmin. Espere o Haddad. Ou talvez o Lula, né? E vai ser feliz com eles, pô! No meu governo tá errado! É escancarar a questão do armamento aqui. Eu quero todo mundo armado! Que povo armado jamais será escravizado. E que cada um faça, exerça o teu papel. Se exponha. Aqui eu já falei: perde o ministério quem for elogiado pela folha ou pelo globo! Pelo antagonista! Né? Então tem certos blogs aí que só tem notícia boa de ministro. Eu não sei como! O presidente…”

Reprodução/STF

Conclusão

A capa da Folha de São Paulo elogiando o presidente Jair Bolsonaro é falsa! Alguém fez a montagem como uma brincadeira e a espalhou nas redes sociais!

Continue lendo
18 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo