today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

A palavra “tubaína” é uma alusão a um tipo de tortura?

- Publicidade -

É verdade que a menção à tubaína feita pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma live é uma alusão a um tipo de tortura com afogamento?

A afirmação surgiu em diversas publicações nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2020, um dia após uma live feita pelo presidente Jair Bolsonaro em seu canal no YouTube, onde ele defendeu o uso do medicamento Cloroquina aos pacientes do coronavírus. 

Em uma brincadeira, o presidente afirmou que ”quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, tubaína” e, de acordo com textos compartilhados nas redes sociais, a menção à palavra “tubaína” seria uma alusão a uma forma de tortura praticada nos tempos da Ditadura Militar envolvendo afogamento, pois esse método seria chamado de “tubaína” entre os militares!

Será que isso é verdade ou mentira?

Foto: Reprodução/Facebook

Verdade ou mentira?

Uma busca pelo termo “tubaína + tortura” no Google e, estranhamente, a gíria só apareceu no dia 21 de maio de 2020. Antes disso, parece que ninguém nunca havia associado as duas palavras, como podemos verificar na ferramenta Trends do Google:

Reprodução: Google Trends

Também não encontramos nenhuma menção à “tubaína” em relação a um tipo de tortura em nenhum artigo escolar. Igualmente, não há em nenhum verbete algo sobre o termo no Wikipedia.

Algumas publicações citam uma reportagem feita pela revista Superinteressante, mas também não encontramos nada a respeito. Em maio de 2015, a revista publicou em seu site uma matéria sobre as maiores torturas envolvendo fogo e água, mas não há nada a respeito da gíria tubaína ser usada para descrever o afogamento (ou qualquer outro tipo de tortura).  

Fizemos uma busca no site da Comissão da Verdade, que reúne documentos de investigações de violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, e não encontramos nada!

Conclusão

- Publicidade -

Não há nenhuma prova de que o termo “tubaína” seja alguma gíria para um tipo de tortura! Afirmação falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

169 COMENTÁRIOS

  1. Vítima de torturadores e presidente da Comissão da Verdade de São Paulo confirma que Bolsonaro se referia a um tipo de afogamento ao qual eram submetidos os presos pelo regime

    • Eu acho que isso é dar crédito demais para a ‘inteligência’ do Bolsonaro.
      O cara que em 2019 ainda tava fazendo piadinha que pessoas de descendência japonesa tem pintos pequenos não teria a capacidade mental para fazer um trocadilho com rima fazendo alusão a técnica de tortura. Isso requer mais neurônios que toda a familícia possui combinada…

        • Já tinha ouvido falar em golfinho, rato na barriga, choque nas partes, espeto de baixo das unhas, deixar o cara pendurado numa cabo, mas essa Tubaína nunca ouvi falar, comeram bola

      • Também acho! Ele jamais conseguiria encontrar a suprema inteligência alienígena que dá os poderes de estocar vento, saudar a mandioca, comandar a horda de mosquitas e nomear um assaltante bêbado para Ministro da Casa Civil para fugir da PF.
        Jamais conseguirá!

      • E O SEU POSSIVELMENTE “IDOLO” – QUE DIZIA:- ” …VOU CONVOCAR AS MULHERES DE GRELO DURO” E “CAXIAS EXPORTADORA DE VIADO”…ETC…

        AHÁ…SIM. BEM COMO DEIXOU EVIDENCIAR A PRETENSA VICE PRESIDENTE COLOCADA POR VOCÊS, A DIGNÍSSIMA E “ATÉIA” MANUELA D`AVILA:- ” NOSSA HIPOCRISIA….”

        • “Mulheres de grelo duro” era uma exaltação à mulher, ainda que pudesse soar vulgar aos ouvidos pudicos conservadores. “Caxias exportadora de viado” Lula só estava parafraseando as piadas homofóbicas que ele, eu e todos cansamos de ouvir desde que nascemos.
          Manuela ser atéia nao significa nada.

          Outra coisa, vc está batendo cabeça, Lula já se desculpou disso tudo e Bolsonaro continua falando esse tipo de besteira todos os dias.

  2. Caramba heim!? 😐 Que associação mais MALUCA e SEM SENTIDO: Tubaína e Tortura de água? Eles só veem o que QUEREM VER. E, de acordo com o link do e-Farsas, desta vez foi um site ou Blog FAJUTO ESQUEDALHA ENVIESADO (DCM – Diário do Centro do Mundo) quem soltou/compartilhou essa PORCARIA. Tubaína, provavelmente, remete à infância de Jair Bolsonaro e pode revelar certa DISCRIMINAÇÃO SOCIAL. É um refrigerante de guaraná popular e barato, geralmente associado à pessoas pobres e teve seu auge na década de 60, 70, 80 junto com os refrigerantes Crush, Gini, Brahma, Taí etc. “Lembro-me” pois meus pais tem fotos antigas bebendo esses tipos de refrigerantes, incluindo Tubaína. Além do mais, Bolsonaro só abre a boca para falar ASNEIRAS nas Redes Sociais e, um dia, vai cair FATALMENTE na própria armadilha. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/20/associacao-de-refrigerantes-critica-bolsonaro-por-piada-citando-tubaina.htm

    https://veja.abril.com.br/economia/o-recado-dos-fabricantes-de-refrigerantes-a-bolsonaro-sobre-a-tubaina/

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/associacao-de-refrigerantes-repudia-piada-de-bolsonaro-sobre-tubaina.shtml

    • VOCÊ PROVA – O QUANTO DESCONHECE O “DOGMA” NASCIDO COM JAIR MESSIAS BOLSONARO. É UM HOMEM SIMPLES, QUE TRAZ AS VERDADES. IDIOTAS COMO VOCÊ, PROVAVELMENTE, CONTINUARÃO A NÃO VER AS VERDADES. TE ACONSELHO A ESTUDAR UM POUCO MAIS. VEJA OBRAS, POR EXEMPLO DO PROFESSOR RODRIGO JUNGMAN, DO PADRE PAULO RICARDO DE AZEVEDO JUNIOR, DO ECONOMISTA JOSÉ MONIR NASSER, ETC….

  3. Carecemos de mais embasamento sobre o tema.
    Há pessoas nas redes sociais defendendo o termo relacionando à tortura pelos militares. Como se fosse algo secreto entre eles.
    Em termos de quantidade o número de pessoas que defendem o termo como tortura é bem maior do que vocês , até agora dois, que defendem o contrário.
    Vou continuar pesquisando…
    Quero saber da verdade
    Bom trabalho!

  4. ”ali na frente, de vez em quando, você mande seu colega para a ponta da praia (base da Marinha que teria sido usado como local de tortura na ditadura militar). Depois vai tomar uma tubaína com ele” E dessa vez, estava no contexto de tortura. Basta colar a frase no Google.

  5. Vítima de torturadores e presidente da Comissão da Verdade de São Paulo confirma que Bolsonaro se referia a um tipo de afogamento ao qual eram submetidos os presos pelo regime

      • “A “Tubaína” que o mandatário citou em entrevista como se fosse a opção para a “esquerda” não se tratava do refrigerante famoso. É o que garante o ex-deputado Adriano Diogo, que presidiu a Comissão da Verdade em São Paulo. Segundo ele, a “Tubaína” era um apelido dado a um tipo de tortura usado por militares durante a ditadura no Brasil. Originária da idade média, a “tortura d´água” – apelidada por torturadores em São Paulo de “Tubaína” – consiste em colocar um funil na garganta da vítima e provocar a ingestão de grande quantidade de líquido”.

        https://m.leiaja.com/politica/2020/05/21/refrigerante-tubaina-era-jargao-de-tortura-na-ditadura/

          • Detesto bolsonaro, detesto a ditadura, abomino torturadores; mas se não há documentos ou outras formas de provar que a frase dele faça alusão a tortura, a acusação é improcedente. E depois do louvor dele a Brilhante Ustra, nada mais é necessário pra saber que tipo de “gente” ele é.

          • TE ACONSELHO A CONHECER MAIS, ENTENDENDO SOBRE A DITA ” COMISSÃO DA VERDADE” VENDO, COM ISENÇÃO E PACIÊNCIA O DOCUMENTÁRIO – “1.964- BRASIL ENTRE ARMAS E LIVROS” – ESTÁ NA INTERNET. VEJA E TIRE SUAS CONCLUSÕES. REPITA-SE- É DOCUMENTÁRIO.

        • @Telma Carolina , o portal iG disse bem : “Segundo ele” (ex-deputado Adriano Diogo), ou seja, vocês só tem a “palavra” dele e, por enquanto, nenhuma PROVA CONCRETA. O e-Farsas foi correto em classificar esta matéria como CONSPIRATÓRIO. 😉

        • @Pedro , @Telma Calorina , vocês podem acessar digitalmente os relatórios completos da Comissão da Verdade (link abaixo). Façam o download completo dos TOMOs (Capítulos ou divisões), utilizem a função Ctrl+F (PC) ou a função buscar, encontrar, pesquisar etc (Smartphones) e procurem pelo vocábulo “Tubaína”. Eu pessoalmente NÃO ACHEI NADA. Vocês só tem a “palavra” desse tal de Adriano Diogo e se ele não inclui isso nos documentos da época, então não há nada que vocês possam fazer. 😉

          http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/

        • NADA NECESSARIAMENTE NESSE CONCEITO, POIS A “TUBAINA” ERA UM REFRIGERANTE BARATO. INCLUSIVE MINHA SAUDOSA MÃE, TINHA UMA PEQUENA MERCEARIA, ONDE VENDIA, NOS ANOS 1970, A FAMOSA “TUBAINA”, AQUI EM POÇOS DE CALDAS;MG.
          A ALUSÃO, NADA TEM A VER COM TORTURA…..MESMO PORQUE, INAPLICÁVEL NOS DIAS ATUAIS.
          A DITA ” COMISSÃO DA VERDADE” – SÓ VÊ UM LADO…

    • Eu acho que isso é dar crédito demais para a ‘inteligência’ do Bolsonaro.
      O cara que em 2019 ainda tava fazendo piadinha que pessoas de descendência japonesa tem pintos pequenos não teria a capacidade mental para fazer um trocadilho com rima fazendo alusão a técnica de tortura. Isso requer mais neurônios que toda a familícia possui combinada…

        • Já tinha ouvido falar em golfinho, rato na barriga, choque nas partes, espeto de baixo das unhas, deixar o cara pendurado numa cabo, mas essa Tubaína nunca ouvi falar, comeram bola

      • Também acho! Ele jamais conseguiria encontrar a suprema inteligência alienígena que dá os poderes de estocar vento, saudar a mandioca, comandar a horda de mosquitas e nomear um assaltante bêbado para Ministro da Casa Civil para fugir da PF.
        Jamais conseguirá!

      • E O SEU POSSIVELMENTE “IDOLO” – QUE DIZIA:- ” …VOU CONVOCAR AS MULHERES DE GRELO DURO” E “CAXIAS EXPORTADORA DE VIADO”…ETC…

        AHÁ…SIM. BEM COMO DEIXOU EVIDENCIAR A PRETENSA VICE PRESIDENTE COLOCADA POR VOCÊS, A DIGNÍSSIMA E “ATÉIA” MANUELA D`AVILA:- ” NOSSA HIPOCRISIA….”

        • “Mulheres de grelo duro” era uma exaltação à mulher, ainda que pudesse soar vulgar aos ouvidos pudicos conservadores. “Caxias exportadora de viado” Lula só estava parafraseando as piadas homofóbicas que ele, eu e todos cansamos de ouvir desde que nascemos.
          Manuela ser atéia nao significa nada.

          Outra coisa, vc está batendo cabeça, Lula já se desculpou disso tudo e Bolsonaro continua falando esse tipo de besteira todos os dias.

  6. Caramba heim!? 😐 Que associação mais MALUCA e SEM SENTIDO: Tubaína e Tortura de água? Eles só veem o que QUEREM VER. E, de acordo com o link do e-Farsas, desta vez foi um site ou Blog FAJUTO ESQUEDALHA ENVIESADO (DCM – Diário do Centro do Mundo) quem soltou/compartilhou essa PORCARIA. Tubaína, provavelmente, remete à infância de Jair Bolsonaro e pode revelar certa DISCRIMINAÇÃO SOCIAL. É um refrigerante de guaraná popular e barato, geralmente associado à pessoas pobres e teve seu auge na década de 60, 70, 80 junto com os refrigerantes Crush, Gini, Brahma, Taí etc. “Lembro-me” pois meus pais tem fotos antigas bebendo esses tipos de refrigerantes, incluindo Tubaína. Além do mais, Bolsonaro só abre a boca para falar ASNEIRAS nas Redes Sociais e, um dia, vai cair FATALMENTE na própria armadilha. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/20/associacao-de-refrigerantes-critica-bolsonaro-por-piada-citando-tubaina.htm

    https://veja.abril.com.br/economia/o-recado-dos-fabricantes-de-refrigerantes-a-bolsonaro-sobre-a-tubaina/

    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/associacao-de-refrigerantes-repudia-piada-de-bolsonaro-sobre-tubaina.shtml

    • VOCÊ PROVA – O QUANTO DESCONHECE O “DOGMA” NASCIDO COM JAIR MESSIAS BOLSONARO. É UM HOMEM SIMPLES, QUE TRAZ AS VERDADES. IDIOTAS COMO VOCÊ, PROVAVELMENTE, CONTINUARÃO A NÃO VER AS VERDADES. TE ACONSELHO A ESTUDAR UM POUCO MAIS. VEJA OBRAS, POR EXEMPLO DO PROFESSOR RODRIGO JUNGMAN, DO PADRE PAULO RICARDO DE AZEVEDO JUNIOR, DO ECONOMISTA JOSÉ MONIR NASSER, ETC….

      • Estamos no aguardo de uma resposta dele. O curioso é que em nenhuma entrevista dada por ele no passado há qualquer menção à tortura com esse nome.

          • @Gilmar Lopes , sim, mas esse artigo foi publicado DEPOIS do DCM soltar a matéria inicial a respeito de Tubaína+Tortura. Interpreto isso como forma de tentar “minimizar” ou “tirar da reta” depois do estrago feito. Na matéria inicial, publicada em 21/05/2020 por um tal de Tchelo, ele escreveu: “Sabe-se também que tubaína é uma gíria usada em quartéis para a técnica de tortura por afogamento em que se coloca um funil na garganta do torturado e despeja-se água sem parar.” 😉

          • Adriano Diogo (São Paulo, 30 de março de 1949) é um geólogo e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

            Querem resposta de Petista? kkkkk

      • Olha achei bem legal a matéria, foi sim usado como tortura, mas o problema é que isso não foi criado no Brasil, e o pior é dizer ditadura Militar, quando o correto é REGIME MILITAR, até que se prove o contrário, teve sim um ditador no Brasil de 1932 a 1940, e pra salientar era comunista ( RSQUERDA)

  7. Carecemos de mais embasamento sobre o tema.
    Há pessoas nas redes sociais defendendo o termo relacionando à tortura pelos militares. Como se fosse algo secreto entre eles.
    Em termos de quantidade o número de pessoas que defendem o termo como tortura é bem maior do que vocês , até agora dois, que defendem o contrário.
    Vou continuar pesquisando…
    Quero saber da verdade
    Bom trabalho!

  8. ”ali na frente, de vez em quando, você mande seu colega para a ponta da praia (base da Marinha que teria sido usado como local de tortura na ditadura militar). Depois vai tomar uma tubaína com ele” E dessa vez, estava no contexto de tortura. Basta colar a frase no Google.

  9. Tubaina um termo da idade media – como sabemos que o Presidente sempre fez comentários em matar todos da esquerda e na sua campanha fazia e estimulava as pessoas, incluindo crianças, gestos com a mão simbolizando uma arma atirando para matar. TUBAINA é sim um termo que os militares torturares utilizavam para tal pratica – veja que o presidente é uma pessoa que exalta a tortura
    .

      • Estamos no aguardo de uma resposta dele. O curioso é que em nenhuma entrevista dada por ele no passado há qualquer menção à tortura com esse nome.

          • @Gilmar Lopes , sim, mas esse artigo foi publicado DEPOIS do DCM soltar a matéria inicial a respeito de Tubaína+Tortura. Interpreto isso como forma de tentar “minimizar” ou “tirar da reta” depois do estrago feito. Na matéria inicial, publicada em 21/05/2020 por um tal de Tchelo, ele escreveu: “Sabe-se também que tubaína é uma gíria usada em quartéis para a técnica de tortura por afogamento em que se coloca um funil na garganta do torturado e despeja-se água sem parar.” 😉

          • Adriano Diogo (São Paulo, 30 de março de 1949) é um geólogo e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

            Querem resposta de Petista? kkkkk

      • Olha achei bem legal a matéria, foi sim usado como tortura, mas o problema é que isso não foi criado no Brasil, e o pior é dizer ditadura Militar, quando o correto é REGIME MILITAR, até que se prove o contrário, teve sim um ditador no Brasil de 1932 a 1940, e pra salientar era comunista ( RSQUERDA)

  10. Ok, pior do que está alusão é a real alusão por trás da “piada”…. se pensarmos coerentemente enquanto este não caráter faz piadola com uma crise sanitária…. Ele ainda o Brasil… Decretos que acabam com o meio ambiente, decretos que favoreceram empresários na zona França de Manaus….o Brasil está em Franca queda!!!!!

  11. Totalmente inválida sua comprovação!
    1 a falta de pesquisa no Google antes de 21/05 não indica que não exista a ferramenta de tortura!
    2 Wikipédia não é e nunca será uma fonte confiável de pesquisa, tendo em vistas que uma criança de 11 anos q sabe usar o editor do site, pode alterar as informações e ali ficarão como verdades absolutas!
    A expressão “guia escolar” é muito vaga! Sou professor e nunca vi essa expressão, se tiver querendo dizer das diretrizes curriculares, elas não trazem as temáticas imiuçadas à ponto de se achar o termo em foco!
    A falta de registro em documentos militares ou sobre a ditadura militar, se faz pela destruição de inúmeros documentos que os mesmos fizeram, tanto que até hoje, provor muitas das atrocidades por eles cometidas é complexo, ficando muitaa vezes a cargo doa relatos das poucas vítimas vivas!

    Sinceramente é claramente tendencioso a comprovação da farsa desta expressão!
    Não vi outras fakenews desfeitas pelo site, esta é a primeira. Mas irei até olhar as demais, pois de todos os sites que desfazem fakenews, nunca tinha visto este,embora o mesmo diz que existe desde 2001 – quando a internet era pouco difundida no Brasil!!!

    • Quem fez a afirmação é quem tinha a obrigação de provar, né? Fiz a minha parte que foi a de procurar. Não achei, mas se alguém achar pode nos mandar que faremos uma atualização no artigo sem problemas. Só não me venha com os mesmos links de sites que “ouviram falar”.

    • Então vc nunca se preocupou em pesquisar sobre fake news, pq o e-farsas é uma referência em desmascarar boatos, hoaxs, etc. acompanho o site há anos e sempre esclareceu inúmeras fakes news, antes do termo virar modinha rs.

    • Não há como discutir que tudo o que pode comprometer a ” honra ” de lunáticos que se encontram na função de governantes é retirado da memória de uma nação. Pessoas com interesses deturpados e sem noção de bem comum sempre existiram. Ouça bem quem têm ouvidos, porque as palavras ditas de uma forma ou outra possuem significados que podem ter intenções apropriadas para e conforme a situação focada. Tubaina realmente é um vocábulo que não tem a ver com épocas mais distantes. Porém, em dias mais próximos de hoje, utilizou -se como forma de comunicar algo que não deveria ter outro significado além de se referir a um certo tipo de refrigerante. Há tantas formas de comunicação. Só entende quem teve ou tem acesso às informações que às vezes ” vazam “.

    • @Timmy , procure aqui (link abaixo). Faça o download completo dos TOMOs (Capítulos ou divisões), utilize a função Ctrl+F (PC) ou a função buscar, encontrar, pesquisar etc (Smartphones) e procure pelo vocábulo “Tubaína”. Plus: SE você tiver alguma outra PROVA ROBUSTA IRREFUTÁVEL daquela ÉPOCA e naquele CONTEXTO, ENTÃO esteja à vontade e poste AQUI! Be my guest! OBS: você tem no máximo DUAS SEMANAS a partir da data de publicação, pois esse é o tempo médio que a VIBE (sensação, agito, repercussão etc) de uma suposta “notícia” polêmica dura na Internet. Depois disso as pessoas esquecem ou não querem nem mais saber. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/

    • @Timmy , OBS 2: se você não achar nada, então aprenda uma LIÇÃO com esta matéria do e-Farsas: NUNCA, repito, NUNCA crie, poste, compartilhe etc uma suposta “notícia” duvidosa na Internet sem ANTES se precaver, munir, obter etc PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS no momento de suas alegações, acusações, denúncias etc, heim!? 😐 Valem aquelas MAXIMAS clássicas da Internet que TODO INTERNAUTA, principalmente o leigo, deve ou deveria saber: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE” pois, caso se confirme ser falsa, NENHUMA pessoa sensata gosta de se passar por MENTIROSA e passar por uma HUMILHAÇÃO na frente de todo mundo. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  12. Militante adora procurar pelo em ovo. A outra num comentário anterior chegou ao ponto de interpretar Tubaína como uma alusão aos pobres, uma forma de preconceito.
    O motivo da escolha do termo tubaína é bem simples: Rima. Tubaína rima com cloroquina e ambos são ingeríveis. É simples assim. Qualquer um com mais de 1 neurônio consegue perceber isso.

  13. O artigo cita nominalmente o presidente da Comissão da Verdade de SP. Não pode ser tão difícil entrar em contato diretamente com ele e conferir se ele realmente confirmou o uso da gíria, ou se o nome dele foi incluído à revelia.

    • @Eneida Melo , por enquanto, vocês só tem a “palavra” dele. Muito provavelmente Bolsonaro fez alusão à Tubaína para RIMAR com Cloroquina e/ou é uma “piada” interna deles a respeito de “entubar” os pacientes em estado grave nas UTIs. Além do mais, ao associar o termo “Tubaína” à TORTURA, Bolsonaro DENEGRIU as empresas e fabricantes do produto. Mais uma vez, o e-Farsas, junto com outras Agências de Fact-Checking provam o seu valor e podem SALVAR REPUTAÇÕES de empresas, grupos, pessoas e entidades etc. 😉

  14. Quando se falou em Tubaína, foi um jabá para fazer propaganda de graça para a bebida refrigerante envazada pela Heineken…

  15. Quem sabe uma consulta a Academia de Letras. A língua é viva, e uma enormidade de gentes tem a tubaina como afogamento. Quê fazer? Dizer que não existe porquê não há fonte não condiz com um estudo sério dos significantes e significados. O fato de a lingua evoluir não se trata de fake, trata-la assim é querer ter poder sobre ela. Consulte a Academia de Letras. Te reponderão em menos de uma semana. Peça também o registro da palavra no uso. Abraços

    • @Renato , o significado do vocábulo “Tubaína” é REFRIGERANTE DE BAIXO CUSTO e PONTO FINAL! Não há registro histórico associando o AFOGAMENTO SIMULADO com Tubaína na forma de gíria ou mesmo com o procedimento de INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL. 😉

  16. Tubaina um termo da idade media – como sabemos que o Presidente sempre fez comentários em matar todos da esquerda e na sua campanha fazia e estimulava as pessoas, incluindo crianças, gestos com a mão simbolizando uma arma atirando para matar. TUBAINA é sim um termo que os militares torturares utilizavam para tal pratica – veja que o presidente é uma pessoa que exalta a tortura
    .

  17. Valeu pelo seu trabalho Gilmar Lopes, o fanatismo muitas vezes nos faz acreditar naquilo do jeito que gostaríamos que fosse. A mentira virou ferramenta política inaceitável seja qual for sua tendencia e não deve prosperar. A verdade deve ir da mão da justiça.

      • Oi Gilmar, conversei com um militar amigo, jovem, mas com 16 anos de exército, e ele me afirmou que conhece muito bem a gíria, mas que tem a ver com estupro de homens. Também em off.

        • Ouvi uma versão dizendo que “tubaína” seria um trocadilho com “entuba aí, né?”, mas também não encontrei nenhum registro antes de 21 de maio de 2020!

          • Esse termo como tortura jamais apareceu antes de 21/05.
            Existia sim a tortura por afogamento, mas não levava esse nome. Vale ressaltar que os militares defendem a inexistência de qualquer tortura , mas a tal Tubaína foi algo pra forçar o povo contra Bolsonaro.

        • @Cerri , “estupro de homens”!? 😮 Não entendi ou não consigo entender alguma ligação. O que a “Tubaína” tem a ver com isso e/ou com os militares? Bom, qualquer forma, gírias são gírias e, muitas vezes, só fazem sentido dentro de um determinado grupo, tempo, contexto etc. 😐

  18. Ok, pior do que está alusão é a real alusão por trás da “piada”…. se pensarmos coerentemente enquanto este não caráter faz piadola com uma crise sanitária…. Ele ainda o Brasil… Decretos que acabam com o meio ambiente, decretos que favoreceram empresários na zona França de Manaus….o Brasil está em Franca queda!!!!!

  19. Totalmente inválida sua comprovação!
    1 a falta de pesquisa no Google antes de 21/05 não indica que não exista a ferramenta de tortura!
    2 Wikipédia não é e nunca será uma fonte confiável de pesquisa, tendo em vistas que uma criança de 11 anos q sabe usar o editor do site, pode alterar as informações e ali ficarão como verdades absolutas!
    A expressão “guia escolar” é muito vaga! Sou professor e nunca vi essa expressão, se tiver querendo dizer das diretrizes curriculares, elas não trazem as temáticas imiuçadas à ponto de se achar o termo em foco!
    A falta de registro em documentos militares ou sobre a ditadura militar, se faz pela destruição de inúmeros documentos que os mesmos fizeram, tanto que até hoje, provor muitas das atrocidades por eles cometidas é complexo, ficando muitaa vezes a cargo doa relatos das poucas vítimas vivas!

    Sinceramente é claramente tendencioso a comprovação da farsa desta expressão!
    Não vi outras fakenews desfeitas pelo site, esta é a primeira. Mas irei até olhar as demais, pois de todos os sites que desfazem fakenews, nunca tinha visto este,embora o mesmo diz que existe desde 2001 – quando a internet era pouco difundida no Brasil!!!

    • Quem fez a afirmação é quem tinha a obrigação de provar, né? Fiz a minha parte que foi a de procurar. Não achei, mas se alguém achar pode nos mandar que faremos uma atualização no artigo sem problemas. Só não me venha com os mesmos links de sites que “ouviram falar”.

    • Então vc nunca se preocupou em pesquisar sobre fake news, pq o e-farsas é uma referência em desmascarar boatos, hoaxs, etc. acompanho o site há anos e sempre esclareceu inúmeras fakes news, antes do termo virar modinha rs.

    • Não há como discutir que tudo o que pode comprometer a ” honra ” de lunáticos que se encontram na função de governantes é retirado da memória de uma nação. Pessoas com interesses deturpados e sem noção de bem comum sempre existiram. Ouça bem quem têm ouvidos, porque as palavras ditas de uma forma ou outra possuem significados que podem ter intenções apropriadas para e conforme a situação focada. Tubaina realmente é um vocábulo que não tem a ver com épocas mais distantes. Porém, em dias mais próximos de hoje, utilizou -se como forma de comunicar algo que não deveria ter outro significado além de se referir a um certo tipo de refrigerante. Há tantas formas de comunicação. Só entende quem teve ou tem acesso às informações que às vezes ” vazam “.

    • @Timmy , procure aqui (link abaixo). Faça o download completo dos TOMOs (Capítulos ou divisões), utilize a função Ctrl+F (PC) ou a função buscar, encontrar, pesquisar etc (Smartphones) e procure pelo vocábulo “Tubaína”. Plus: SE você tiver alguma outra PROVA ROBUSTA IRREFUTÁVEL daquela ÉPOCA e naquele CONTEXTO, ENTÃO esteja à vontade e poste AQUI! Be my guest! OBS: você tem no máximo DUAS SEMANAS a partir da data de publicação, pois esse é o tempo médio que a VIBE (sensação, agito, repercussão etc) de uma suposta “notícia” polêmica dura na Internet. Depois disso as pessoas esquecem ou não querem nem mais saber. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/relatorio/

    • @Timmy , OBS 2: se você não achar nada, então aprenda uma LIÇÃO com esta matéria do e-Farsas: NUNCA, repito, NUNCA crie, poste, compartilhe etc uma suposta “notícia” duvidosa na Internet sem ANTES se precaver, munir, obter etc PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS no momento de suas alegações, acusações, denúncias etc, heim!? 😐 Valem aquelas MAXIMAS clássicas da Internet que TODO INTERNAUTA, principalmente o leigo, deve ou deveria saber: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE” pois, caso se confirme ser falsa, NENHUMA pessoa sensata gosta de se passar por MENTIROSA e passar por uma HUMILHAÇÃO na frente de todo mundo. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  20. Parabéns Gilmar Lopes! Sou professor e realmente não existe evidências do termo citado, com a ditadura, quem está insistindo em nessa narrativa quer confundir a população, são fanáticos políticos de esquerda, você está correto em não se render a pressão.

  21. Militante adora procurar pelo em ovo. A outra num comentário anterior chegou ao ponto de interpretar Tubaína como uma alusão aos pobres, uma forma de preconceito.
    O motivo da escolha do termo tubaína é bem simples: Rima. Tubaína rima com cloroquina e ambos são ingeríveis. É simples assim. Qualquer um com mais de 1 neurônio consegue perceber isso.

  22. O artigo cita nominalmente o presidente da Comissão da Verdade de SP. Não pode ser tão difícil entrar em contato diretamente com ele e conferir se ele realmente confirmou o uso da gíria, ou se o nome dele foi incluído à revelia.

    • @Eneida Melo , por enquanto, vocês só tem a “palavra” dele. Muito provavelmente Bolsonaro fez alusão à Tubaína para RIMAR com Cloroquina e/ou é uma “piada” interna deles a respeito de “entubar” os pacientes em estado grave nas UTIs. Além do mais, ao associar o termo “Tubaína” à TORTURA, Bolsonaro DENEGRIU as empresas e fabricantes do produto. Mais uma vez, o e-Farsas, junto com outras Agências de Fact-Checking provam o seu valor e podem SALVAR REPUTAÇÕES de empresas, grupos, pessoas e entidades etc. 😉

    • @Eneida Melo , correção: foram os ESQUERDALHAS que associaram o termo “Tubaína” à TORTURA, enquanto que Bolsonaro associou às mortes por Covid-19.

  23. Gente, o Gilmar pesquisou nos documentos da Comissão da Verdade!!!! O Boatos.org também chegou à mesma conclusão pesquisando documentos da COMISSÃO DA VERDADE! O pessoal aqui tá se comportando igualzinho àqueles que eles mesmos criticam. Não se rebaixem, por favor.

  24. Quem sabe uma consulta a Academia de Letras. A língua é viva, e uma enormidade de gentes tem a tubaina como afogamento. Quê fazer? Dizer que não existe porquê não há fonte não condiz com um estudo sério dos significantes e significados. O fato de a lingua evoluir não se trata de fake, trata-la assim é querer ter poder sobre ela. Consulte a Academia de Letras. Te reponderão em menos de uma semana. Peça também o registro da palavra no uso. Abraços

    • @Renato , o significado do vocábulo “Tubaína” é REFRIGERANTE DE BAIXO CUSTO e PONTO FINAL! Não há registro histórico associando o AFOGAMENTO SIMULADO com Tubaína na forma de gíria ou mesmo com o procedimento de INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL. 😉

  25. Valeu pelo seu trabalho Gilmar Lopes, o fanatismo muitas vezes nos faz acreditar naquilo do jeito que gostaríamos que fosse. A mentira virou ferramenta política inaceitável seja qual for sua tendencia e não deve prosperar. A verdade deve ir da mão da justiça.

      • Oi Gilmar, conversei com um militar amigo, jovem, mas com 16 anos de exército, e ele me afirmou que conhece muito bem a gíria, mas que tem a ver com estupro de homens. Também em off.

        • Ouvi uma versão dizendo que “tubaína” seria um trocadilho com “entuba aí, né?”, mas também não encontrei nenhum registro antes de 21 de maio de 2020!

          • Esse termo como tortura jamais apareceu antes de 21/05.
            Existia sim a tortura por afogamento, mas não levava esse nome. Vale ressaltar que os militares defendem a inexistência de qualquer tortura , mas a tal Tubaína foi algo pra forçar o povo contra Bolsonaro.

        • @Cerri , “estupro de homens”!? 😮 Não entendi ou não consigo entender alguma ligação. O que a “Tubaína” tem a ver com isso e/ou com os militares? Bom, qualquer forma, gírias são gírias e, muitas vezes, só fazem sentido dentro de um determinado grupo, tempo, contexto etc. 😐

  26. Parabéns Gilmar Lopes! Sou professor e realmente não existe evidências do termo citado, com a ditadura, quem está insistindo em nessa narrativa quer confundir a população, são fanáticos políticos de esquerda, você está correto em não se render a pressão.

  27. Gente, o Gilmar pesquisou nos documentos da Comissão da Verdade!!!! O Boatos.org também chegou à mesma conclusão pesquisando documentos da COMISSÃO DA VERDADE! O pessoal aqui tá se comportando igualzinho àqueles que eles mesmos criticam. Não se rebaixem, por favor.

  28. Desculpe a grosseria, ele quis dizer – tomar no toba ina. Basta pesquisar no Google como palavrão. Em algumas regiões é comum entre adolescentes estudantes.

  29. Desculpe a grosseria, ele quis dizer – tomar no toba ina. Basta pesquisar no Google como palavrão. Em algumas regiões é comum entre adolescentes estudantes.

  30. A fala do Bolsonaro fazia referência ao refrigerante Turbaina, original da cidade de Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, onde ele já teve residência

  31. Se eu apoio o Bolsonaro, sou fascista, torturador, ditador. E quem apoia presidiários condenados na justiça como “Lula”, é o que? Ladrão de proriedades dos outros, corrupto, falador de merdas e mentiras? Comunismo deu certo em algum lugar do mundo? Se sim, me provém. Deixe cada um fazer sua escolha, afinal de contas o que “plantar também vai colher”. Não sou Bolsonaro nem Lula. Prefiro acreditar no cidadão de bem, que luta diariamente para defender seu pão de cada dia com honestidade e justiça.

  32. A fala do Bolsonaro fazia referência ao refrigerante Turbaina, original da cidade de Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, onde ele já teve residência

  33. Se eu apoio o Bolsonaro, sou fascista, torturador, ditador. E quem apoia presidiários condenados na justiça como “Lula”, é o que? Ladrão de proriedades dos outros, corrupto, falador de merdas e mentiras? Comunismo deu certo em algum lugar do mundo? Se sim, me provém. Deixe cada um fazer sua escolha, afinal de contas o que “plantar também vai colher”. Não sou Bolsonaro nem Lula. Prefiro acreditar no cidadão de bem, que luta diariamente para defender seu pão de cada dia com honestidade e justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui