Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Chef francês foi processado por usar sêmen humano nas sobremesas?

Falso

Chef francês foi processado por usar sêmen humano nas sobremesas?

Chef francês foi processado por usar sêmen humano nas sobremesas?

Nas últimas horas começou a ser ventilada por uma parte da imprensa brasileira, uma notícia sobre um chef francês, que estaria sendo processado por usar sêmen humano em suas sobremesas.

Eis o que disse o blog da jornalista Anna Ramalho (arquivo):

O conceituado e estrelado chef, Jacques DeNoiret – proprietário do Le Gallion, três estrelas Michelin, em Annecy, França – teve que fechar as portas depois que 37 clientes foram diagnosticados com doenças sexualmente transmissíveis depois de comerem o famoso Crème Soufflé, a sobremesa que fez a fama da casa

O ingrediente secreto sobre o qual ele tanto fazia mistério era sêmen humano recolhido de seus próprios funcionários, que recebiam bônus pela, digamos, empreitada solitária.

Captura de tela mostrando a notícia disseminada pelo blog “Anna Ramalho”.

Outros sites brasileiros, assim como o “blog do Amaury Jr.” (arquivo), jornal “A Tarde” (arquivo), e “Pensar Piauí” (arquivo) também disseminaram essa informação.

Captura de tela mostrando a notícia disseminada pelo blog “Amaury Jr.”.

Captura de tela mostrando a notícia disseminada pelo jornal “A Tarde”.

Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Essa notícia foi inventada pelo site “Weekly World News”, em janeiro de 2020! Curiosamente, o blog da Anna Ramalho utilizou esse site como fonte de informação, embora não tenha fornecido o link direto para a notícia! Estranho, mas enfim!

Curiosamente, o blog da Anna Ramalho utilizou esse site como fonte de informação. Estranho, mas enfim!

Possivelmente, por acreditar no blog como uma fonte confiável de informação, mas sem checar a veracidade do material, outros sites acabaram propagando essa desinformação.

Possivelmente, por acreditar no blog como uma fonte confiável de informação, mas sem checar a veracidade do material, outros sites acabaram propagando essa desinformação.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, é bom deixar claro, que o “Weekly World News JAMAIS” deveria ser utilizado como fonte, visto que é um site sabidamente satírico (eles fazem isso há muito tempo), e que não tem nenhum compromisso com a verdade.

E a Foto Utilizada?

Os sites brasileiros que vêm divulgando essa notícia falsa estão utilizando uma foto relacionada a um caso completamente diferente. A foto em questão apareceu num artigo do jornal norte-americano “The New York Times”, de 23 de outubro de 2017!

A foto retrata um chef de cozinha chamado John Besh, de um restaurante de Nova Orleans, que estava deixando a empresa após o relato de assédio sexual por parte de dezenas de funcionárias. Enfim, não entraremos em mais detalhes, que vocês podem conferir na notícia original.

A foto em questão apareceu num artigo do jornal norte-americano “The New York Times”, de 23 de outubro de 2017!

Uma Segunda Foto que Foi Publicada

O “The World Weekly News” também publicou uma segunda foto para ilustrar o caso, que na verdade trata-se do frame de um vídeo do canal francês “BFM TV”, que nada tem a ver com chefs de cozinhas ou restaurantes franceses. Isso porque o homem que aparece no vídeo é Ardavan Amir-Aslani, um advogado franco-iraniano, cofundador do escritório francês Cohen Amir-Aslani, representado em Teerã, no Irã.

O vídeo foi publicado em março de 2018, na conta da “BFM TV”, no YouTube.

Conclusão

Falso! Essa notícia foi inventada pelo site “Weekly World News”, em janeiro de 2020! Curiosamente, o blog da Anna Ramalho utilizou esse site como fonte de informação, embora não tenha fornecido o link direto para a notícia! Estranho, mas enfim!

Entretanto, é bom deixar claro, que o “Weekly World News JAMAIS” deveria ser utilizado como fonte, visto que é um site sabidamente satírico (eles fazem isso há muito tempo), e que não tem nenhum compromisso com a verdade.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

4 Comentários

4 Comments

  1. Phasta Lavista Baby

    16 de setembro de 2020 em 20:00

    Por detrás dos bastidores de alguns restaurantes e bares, muita coisa acontece e você não vê. Nem eu também!

    • Ai que susto!

      16 de setembro de 2020 em 21:01

      Você não vê o que chegar por trás, né?

  2. Alex Silva

    17 de setembro de 2020 em 8:30

    Muita irresponsabilidade desses sites. A maioria deles só toma jeito mesmo quando dói no bolso. Esse John Besh aí se souber disso pode ganhar uma grana para ajudar nos processos de assédio.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo