16 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

Cristãos queimados por estarem lendo a bíblia!

- Publicidade -

Será verdadeira a foto que mostra pessoas sendo queimadas em praça publica por estarem lendo a bíblia? Descubra aqui!

A imagem é muito forte e chocante! Uma multidão assistindo alguns corpos queimando em uma fogueira no chão. O texto que a acompanha afirma que se trata de cristãos que foram pegos lendo a bíblia e, por isso, teriam sido queimados vivos!

Alguns leitores entraram em contato com o E-farsas para que tentássemos descobrir se essa história é verdadeira ou falsa.

Cristãos teriam sido queimados vivos por estarem lendo a bíblia! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
Cristãos teriam sido queimados vivos por estarem lendo a bíblia! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O texto não dá maiores explicações de onde ou quando o fato teria ocorrido. Apenas dá a entender que muitas pessoas são perseguidas e sofrem por tentar ler a bíblia em outros países.

A ideia é fazer com que o leitor fique chocado com a cena e que se sinta culpado por “ter toda a liberdade para ler a bíblia e não o faz diariamente”. Muitas religiões fazem suas pregações através do medo, com histórias que não condizem com a verdade, para deixar seus fiéis assustados e com extrema quantidade de culpa.

Para que a sua carga de culpa fique um pouco mais leve, o internauta acaba repassando a história adiante – sem dar aquela pesquisada básica antes –, achando que está fazendo uma boa ação em divulgar as atrocidades que fazem com cristãos no mundo todo.

Somente no caso dessa postagem feita no Facebook, mais de 13.000 pessoas compartilharam a foto, além de mais de 800 usuários comentaram a respeito!

Mas e a foto? É real?

Infelizmente, a foto é real. Porém, a história é falsa!

- Publicidade -

No dia 14 de maio de 2008, uma multidão enfurecida linchou e ateou fogo em três ladrões que teriam roubado uma casa na cidade portuária de Karachi, no Paquistão.

Segundo apuramos em várias publicações (que não vamos mostrar aqui para poupar o seu estômago), depois de apanhar muito da multidão, os supostos criminosos tiveram grande quantidade de gasolina derramada sobre eles e foram incendiados para queimar dolorosamente até a morte.

A polícia da cidade afirmou que dois dos três supostos ladrões queimados morreram no local e o terceiro morreu no hospital. De acordo com a agência de notícias AFP, o chefe de polícia Babar Khattak disse que o incidente mostrou o aumento do comportamento violento na sociedade e qualquer processo contra os responsáveis ​​pelo ato seria decidido somente após um inquérito policial.

A foto original é propriedade das agências de notícias STRDEL, AFP, e Getty Images.

mostramos aqui no E-farsas algumas histórias semelhantes a essa onde alguns começam a espalhar histórias de cristãos que estariam sendo vítimas de perseguições em outros países de outras religiões. De fato, a perseguição contra cristãos (bem como também contra adeptos a outras religiões) ocorre em diversos locais e, muitas vezes, com ferocidade até muito maior do que as que vemos nessa imagem.  Mas não foi o que acorreu nessa foto.

Conclusão

A foto é real, mas a história é falsa! O crime foi cometido pela multidão, mas o motivo das mortes foi outro.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. E o pior é que, como as pessoas que foram queimadas eram criminosos, é bem provável que um monte de “gente” (?) apoie essa atrocidade, inclusive entre os internautas daqui do site. Lamentável…

    • (João Antonio disse:
      8 de julho de 2013 às 8:56

      E o pior é que, como as pessoas que foram queimadas eram criminosos, é bem provável que um monte de “gente” (?) apoie essa atrocidade, inclusive entre os internautas daqui do site. Lamentável…)

      Vc pensa assim até ter a SUA casa roubada. O Brasil não tem leis, se fizessem isso aqui queria ver ter bandido nas ruas, o certo é queimar mesmo!

      • A MINHA PERGUNTA PRA VOCE E: E SE O LADRAO FOSSE VOCE, UM IRMAO SEU O ALGUEM QUE VOCE AMA MUITO AINNNDA TERIA A MESMA OPINIAO. SE JESUS PENSASSE COMO VOCE TODOS JA ESTARIAMOS DESTRUIDO. UM INOCENTE MORREU NO NOSSO LUGAR E VOCE ACHA QUE OS PECADOS QUE VOCE COMETE E MENOS GRAVE DO QUE O DE UM LADRAO? NAO ESTOU DEFENDENDO O ERRO MAS A VIDA PERTENCE A DEUS E SO ELE TEM O DIREITO DE TIRAR . PARA JULGAR TEM QUE SER JUIZ E JUSTO E VOCE OU QUALQUER UM QUE TEM O MESMO PENSAMENTO SE ENQUANDRA NESTES QUISITOS? JUSTO SO DEUS.

    • Com certeza publicastes esse comentário na linha de pensamento “pessoal desse site quer difamar cristãos”.
      Lamentável é sua generalização.

  2. Ou seja Cristão preconceituoso e intolerante mais uma vez se fazendo de vitimazinha… que novidade!
    Quem queima as pessoas por intolerância são os Cristãos.
    Queimavam na Idade Media, queimam hoje em dia. Na África pastores radicais queimam adultos e crianças que não se convertem ao cristianismo e continuam com as suas crenças politeístas.
    Tem cristão só demoniza tudo e é intolerante com todos que são diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui