17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Desliguem as TVs: Protesto contra pronunciamento do vice!

- Publicidade -

Será verdade que o Vice-Presidente irá fazer um pronunciamento em rede nacional em nome da presidente e que todas as TVs deverão ser desligadas como protesto?

O chamado para o protesto foi bastante compartilhado a partir do dia 22 de fevereiro de 2016 através do WhatsApp e alerta a população para um pronunciamento do vice-presidente – juntamente com vários ministros – em nome da Presidência da República, em todos os canais de televisão do país.

O texto compartilhado pede para que desliguemos os aparelhos de TV a partir das 20hs30min para fazer com a audiência do pronunciamento “caia no chão”!

Será que esse alerta é real? O vice-presidente fará mesmo um pronunciamento hoje em nome da presidente?

Texto espalhado pelo WhatsApp convoca a todos para um boicote ao pronunciamento do vice-presidente à nação! Será verdade?
Texto espalhado pelo WhatsApp convoca a todos para um boicote ao pronunciamento do vice-presidente à nação! Será verdade?

Verdade ou farsa?

A primeira coisa que chama a atenção nesse texto é a falta de um dado principal para a sua averiguação: Quando o vice-presidente falará à nação?

Se repararmos bem, podemos notar que o texto não é datado. Ele apenas diz que o pronunciamento será feito hoje, mas não diz qual será esse dia. Dessa forma, o boato pode voltar a circular em outras ocasiões e quem receber esse “chamado” poderá achar que se trata de algo recente.

A prova de que esse tipo de estratégia funciona bem para os hoaxes em geral é que uma busca na web mostra que esse texto circula desde, pelo menos, março de 2015! Ou seja, era para o vice-presidente já ter feito o tal pronunciamento há quase um ano, e até agora nada…

Não há nenhuma menção de algum futuro pronunciamento do vice-presidente Michel Temer em sua página no Facebook. Também não há nenhuma notícia a respeito no site oficial do político e tampouco na página da sua agenda no site do Planalto.   

Conclusão

Não haverá nenhum pronunciamento do vice-presidente na TV hoje, mas se você quiser deixar a TV desligada mesmo assim, fique à vontade. Só não fique repassando esse tipo de boato nas redes sociais!          

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. Olha os esquerdopatéticos querendo desmerecer quem faz oposição a esse desgoverno. “mimimi cuando batê panela naum eh mais cul mimimimimi”. Digno de pena.

  2. eu fu
    i uma das que caí kkkkkkkkkk,só agora vim averiguar se é boato ou não…mas valeu economizei 20 minutos de energia….tenho certesa que mais pessoas economizaram tmbm,pois fui a inocente que repassou!

  3. Infelizmente o povo brasileiro é tão patriota que brinca até com coisas muito sérias que acontecem neste país.
    A brincadeira neste momento só vem demonstrar que a responsabilidade do povo é tanto a mesma ou até maior que a dos governantes deste belo´gigante mas triste país. Que povo é este meu Deus, oh povovinho.
    Concordo com o companheiro acima Eu, valeu!

  4. Quase todo mundo desliga o rádio ou troca para o Mp3 quando começa a VOZ DO BRASIL.

    Qual o problema em desligar a TV quando começa um horário político (Seja ele qual partido for)?

    Assistir propaganda política na TV/Rádio/Facebosta é uma das piores maneiras de se analisar um candidato.

  5. Seria um engano meu ou o fato de desligar a TV não muda em nada os fatores do Ibope ? Tendo em vista que os pontos são percentuais dos aparelhos ligados em determinado canal a fato de desligar a TV não irá aparecer no “resultado” do Ibope…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui