Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que os presidentes anteriores trocaram mais ministros que Jair Bolsonaro?

Conspirações

É verdade que os presidentes anteriores trocaram mais ministros que Jair Bolsonaro?

É verdade que os presidentes anteriores trocaram mais ministros que Jair Bolsonaro?

Texto compartilhado nas redes sociais afirma que enquanto Lula, FHC e Dilma trocaram mais de 70 ministros o presidente atual trocou apenas 5! Será verdade?

A constatação começou a ser compartilhada nas redes sociais e em grupos do WhatsApp no final de abril de 2020. De acordo com a apuração, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria feito 70 trocas de ministros durante seu mandato, Lula teria feito 74 substituições e Dilma Rousseff, 89.

O texto ainda afirma que “o mundo desabou” após Jair Bolsonaro ter feito apenas 5 substituições de ministros!

Será que essas informações são verdadeiras ou falsas?

Texto que acompanha uma das versões espalhadas nas redes sociais: “Mudanças de Ministros. FHC mudou 70 vezes seus ministros. Lula mudou 70 vezes seus ministros, Dilma mudou 89 vezes seus ministros. Daí Bolsonaro muda 5 vezes e o mundo desaba? Você pode até não concordar, mas você está sendo manipulado

Verdade ou mentira?

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve 96 ministros, entre 1995 e 2002, fazendo 70 alterações nos representantes de suas pastas.

Luiz Inácio Lula da Silva teve entre 2003 e 2010, 103 ministros ao todo, realizando 74 alterações.

Dilma Rousseff governou entre 2011 e 2016 e fez mais alterações que seus 2 antecessores. Foram trocados 86 titulares. No fim de 2015, Dilma anunciou a extinção ou integração de alguns ministérios

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

É preciso enfatizar aqui que nessas alterações estão incluídas reformas ministeriais, como a fusão e extinção de ministérios ocorridos durante cada um dos mandatos dos ex-presidentes citados. 

Quanto à gestão do presidente Jair Bolsonaro, houve a saída de 8 ministros nos primeiros 15 meses de mandato, sendo 4 deles no primeiro ano de mandato:

  • Gustavo Bebianno – Secretaria-Geral da Presidência
  • Ricardo Vélez Rodríguez – Ministério da Educação
  • General Carlos Alberto dos Santos Cruz – Secretaria de Governo da Presidência
  • Floriano Peixoto – Secretaria-Geral da Presidência
  • Gustavo Canuto – Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Osmar Terra – Ministério da Cidadania
  • Luiz Henrique Mandetta – Ministério da Saúde
  • Sérgio Moro – Ministério da Justiça e Segurança Pública

Além dessas substituições, Jair Bolsonaro mudou o general Braga Netto para a Casa Civil e Onyx Lorenzoni para o Ministério da Cidadania (cargo que era ocupado por Osmar Terra).

Bolsonaro já havia alterado a quantidade de ministérios logo após a sua posse, em 2019, diminuindo a quantidade de ministérios de 29 para 22, sendo 7 extintos e mais 2 criados.

Comparando o primeiro ano

De acordo com a apuração feita em dezembro de 2019 pelo site Exame, no primeiro ano de mandato, Jair Bolsonaro já havia feito 4 trocas de ministros, ficando em segundo lugar no ranking de presidentes que mais efetuaram alterações em seu ministério no mesmo período:

  • FHC (em 1995) e Lula (em 2003) fizeram apenas uma troca ministerial – ficando em terceiro lugar;
  • Bolsonaro em segundo, com 4 trocas (em 2019);
  • Dilma Rousseff lidera com 9 substituições (em 2011);

Conclusão

Os presidentes que antecederam Jair Bolsonaro fizeram 80 alterações de ministros em média cada um. No entanto, eles ficaram mais tempo no poder. Ao comparar apenas o primeiro ano de mandato, Bolsonaro fica em segundo lugar com 4 substituições. 

Continue lendo
131 Comentários

131 Comments

  1. Paus Grandes Existem

    28 de abril de 2020 em 21:23

    Falácia! Mais uma! E tudo contra Bolsonaro! Pesquise mais e melhor e verás a verdade!

    • Gilmar Lopes

      29 de abril de 2020 em 8:26

      Qual é a verdade? Me ajuda aqui, por favor!

      • Luiz F. Santana

        29 de abril de 2020 em 19:56

        Gilmar lhe acompanho desde que criaste este site. Parabéns. Respondendo sua pergunta. Vamos ver. Os governantes anteriores trocaram mais ministros sim. Senão veja, no primeiro ano de cada um deles em comparação ao tempo que Jair Bolsonaro esta no governo 16 meses mais ou menos, foram 4 trocas de ministros (ai tem uma simples troca de pastas, mas mantendo o mesmo no grupo ministerial), mas tudo bem. 4 ministros trocados em 16 meses, Se pegarmos o total de 8 anos serão 96 meses de governo, Pois a principio de que trocou 4 em 16 meses, ele chegara a trocar (se isto ocorrer), ele irá trocar no máximo 48 ministros (em dois mandatos de 4 anos), Portanto, tempo por tempo ele trocou muito menos ministros que os governos anteriores. Não esquecendo que o Lula reduziu o numero de ministérios de 14 para 12 (fechou 3 ministérios militares), criando apenas um ministério da defesa (cuja indicação partia apenas dele e dos partidos. No sistema antigo as forças armadas (cada uma das 3 armas) apresentavam ao Presidente da Republica, comandante em chefe das FFAA, uma lista tríplice de Generais, Brigadeiros e Almirantes 4 estrelas para que o Presidente indicasse um para ministro daquela pasta (arma). Depois aumentou o numero de ministérios inchando a máquina publica. Vamos ser justos nestas analises. Nem tudo é Fake News, pois depende muito da forma que se noticia.

        • Tomate Mático

          30 de abril de 2020 em 8:55

          O “problema”, jovem, é que isso que você calcula é apenas ESTIMATIVA. Se no ano que vem (isso se ele continuar) o atual presidente trocar 10 ministros, BUM, sua ESTIMATIVA não vale de nada. Não dá para comparar números CONCRETOS (a quantidade de trocas de ministros nos governos Lula, Dilma e FHC, que JÁ ACONTECERAM), com possíveis PREVISÕES. É falácia.
          E comparando o PRIMEIRO ANO de cada um dos citados, que é a informação CONCRETA que temos, o presidente atual ficou em segundo lugar, após a Dilma. É a única comparação possível, no momento, já que o atual presidente não completou o segundo ano de mandato.

          • Gilmar Lopes

            30 de abril de 2020 em 9:29

            Além disso, é errado comparar apenas os números, visto que a saída dos últimos 2 ministros do Bolsonaro (o da Saúde e o da Justiça) ocorreu numa ocasião muito ruim para o país. O da Saúde foi demitido apenas por cumprir determinações da OMS (e do resto sensato do mundo) e o segundo “pediu as contas” por não aceitar interferência em suas investigações. Ambos agravaram ainda mais a crise pela qual o Governo (e o país) vem atravessando.
            E pra quem fala “mas e o petêê?”, a Dilma demitiu 7 ministros em curto espaço de tempo, sendo 6 deles por estarem metidos com corrupção.

          • ADONIAS FÁBIO

            15 de maio de 2020 em 22:09

            O cara ainda vem misturar política, dizer que foi muito ruim substituir ministro em um momento como esse, nada a ver. O que se quer dizer é que, de fato, na média, e não no primeiro ano, Bolsonaro substituiu muito menos ministros que seus antecessores. Pois ano que vem ele pode substituir 20, como tambem pode substituir nenhum. Portanto, média, filho, use a média e seja honesto. Não repita o mesmo erro da publicação. Ou simplesmente se abstenha de publicar caso perceba que o resultado seja favorável ao governo.

          • William Douglas Silva

            16 de maio de 2020 em 7:09

            A estimativa de vocês apoiadores desse NÉSCIO narcisista também não!!!! Ambos estão errados de supor isso ou aquilo. O sujo falando do mal lavado 🤦🏻‍♂️

          • Raquel

            16 de maio de 2020 em 19:05

            Esse é o problema, querem imputar procedimentos e crimes, por antecipação, a esse governo.
            Se ele fala alguma coisa, já correm pro STF, como se ele já tivesse feito, é muita preguiça e ataques

          • Mauro Aloizio

            17 de maio de 2020 em 9:31

            Enquanto o Ministro da Saúde segue orientação a OMS genocída que ocultou o início da pandemia mesmo sabendo dos casos em setembo/19, o resto do mundo segue orientação do Bolsonaro e aplicam hidroxicloroquina inclusive nos pacientes leves.

          • Rodrigo

            18 de maio de 2020 em 12:20

            Poderia fazer uma conta simples, números de ministros trocados divido pelo número de meses de governo, teria um resultado mais justo…

          • Joselito

            19 de maio de 2020 em 7:16

            Média é complicado, matemática exato. É ou não é. Exemplo escroto de média: põe a cabeça no congelador e o pé no forno. Enfie o termômetro no c… e terá a média!!! Simples assim !!!

        • Maria

          30 de abril de 2020 em 12:31

          @Luiz F. Santana , por que essa “preocupação” agora de vocês, Bolsomínions, com números frios a respeito da quantidade de troca de Ministros em comparação com o PT e o FHC? Pensei que vocês já haviam se mancado e TROCADO O DISCO a respeito do passado. 😐 Eu suspeito que, na verdade, trata-se de MIMIMIs devido ao IMPACTO NEGATIVO a respeito das demissões de Sérgio Moro (links abaixo) e do Henrique Mandetta. Houve RACHAS, PERDAS ou DEBANDADAS por parte de vocês, não é mesmo? 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

          https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/bolsonaro-perde-parte-da-direita-mas-mostra-resiliencia-apos-discurso.shtml

          https://exame.abril.com.br/brasil/pedido-de-demissao-de-moro-racha-bolsonarismo-nas-redes-sociais/

          https://noticias.r7.com/politica/as-reacoes-de-bolsonaristas-em-redes-sociais-apos-a-saida-de-moro-do-governo-24042020

          https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/04/24/as-reacoes-de-bolsonaristas-em-redes-sociais-apos-a-saida-de-sergio-moro-do-governo.htm

        • Rodrigo Silva

          1 de maio de 2020 em 7:40

          Luiz, esse cálculo está errado, pois falta proporção. Veja: Se Bolsonaro está em segundo entre os que mais trocaram ministros no mesmo período, se o ritmo se mantiver, ele continuará em segundo lugar.

          • Otoniel De Andrade

            20 de maio de 2020 em 20:06

            Sinceramente esse cara desse site falou falou usou jogos de palavras mas não teve o caráter de dizer que sim, os outros presidentes trocaram mas ministros queno atual e não importa o tempo em que permaneceram no cargo, lamentável perdeu meu respeito único site que confiava pra fazer esse tipo de pesquisa, que vergonha e-farsas. Cadê simplesmente essa notícia é verdadeira ou essa notícia é falada. Caramba…

        • Edu Garibaldi

          15 de maio de 2020 em 15:37

          adianta não meu jovem, eles farão de tudo, irão relatizar tudo pra tentar de alguma forma falar que o governo atual trocou mais, o outro ai falando que agora foi pior, quer coisa pior do que demitir ministro por telefone como aconteceu com Cristovam Buarque (lula) e Arthur Chioro (Dilma)?

          • Gilmar Lopes

            15 de maio de 2020 em 15:56

          • THAYANY ALVES

            15 de maio de 2020 em 16:28

            Tem mais é q trocar msm,não deu certo ruaaa!!!🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

          • Raquel

            16 de maio de 2020 em 19:10

            Digamos que até o fim do mandato ele não troque mais.
            Mas pra atacar já imputam crime que porventura, quem sabe, talvez, ele possa vir a cometer.
            Ele fala alguma coisa já correm pro STF pra barrar,como se ele já tivesse feito.
            Oposição sempre é saudável, mas o que estão fazendo com ele não é oposição é sujeira mesmo

        • Elio

          16 de maio de 2020 em 7:56

          Levando em consideração as motivações das saídas, vemos que muitas trocas se dão por conta de eleições, ou acomodações políticas. Antes também, tinhamos mais ministérios. Agora, para mim o importante é ver a motivação das trocas. No governo Bolsonaro temos trocas pos simples diferenças de questão ideológica ou, por imposição autoritária. Os números estão corretos, e, governo bom, é aquele que faz gestão sem criar diferenças e brigas que não acrescentam a administração de um país!!

          • Jorge Paulo de Arruda junior

            16 de maio de 2020 em 21:50

            A verdade é que essa do comparação nem deveria existir, essa comparação é parcial.
            Se o Bolsonaro não for reeleito e se ele não trocar mais, ou trocar muito mas ? Enfim, deixem o cara fazer o trabalho dele como todos os outros fizeram, se ele errar e no final os números mostrarem uma má gestão ou um boa gestão a troca de ministros não vai importa.

          • Gilmar Lopes

            17 de maio de 2020 em 14:48

            Vamos torcer para que não haja mais nenhuma troca!

        • Bruno Moreira-Guedes

          23 de maio de 2020 em 3:49

          Gilmar, vou dar minha opinião de Administrador, que vê essa discussão toda como uma lista infinita de propostas distorcidas de como avaliar isso corretamente, e todas com sérias limitações.

          Imagine que você tem uma empresa X, e que ela troque 10 funcionários em 2002. A mesma empresa troca 20 funcionários em 2020. Você pode afirmar que ela trocou mais pessoas em 2020?

          A resposta é NÃO, ou ao menos, não sem conhecer a realidade da empresa nos dois momentos distintos. É por isso que o cálculo de turnover leva em conta o número de médio de funcionários da empresa no período. Se a empresa tinha 500 funcionários em 2002 e 20000 em 2020, o turnover será menor em 2020 mesmo a empresa tendo tido o dobro de pessoas substituídas.

          A mesma coisa deveria ser aplicada para calcular a rotatividade de ministros no governo. Dilma teve algo próximo de 40 ministros, e Bolsonaro tinha cerca de 22. Logo, se a rotatividade pudesse ser constante entre os dois governos, seria natural esperar que Dilma em 1 ano tivesse o dobro de substituições.

          Não tenho os números, mas o turnover pode ser calculado dividindo a média de desligamentos e contratações (desligamentos + contrataçÕes / 2) pelo número médio de pessoas no período (pessoas no início do período + pessoas no final do período / 2).

          Neste caso, para calcular 2019, por exemplo, você soma número de ministros que entraram com os que saíram (para levar em consideração reformas ministeriais) e divide por 2, e depois soma o número de ministérios no início do governo com o número de ministérios no fim do ano e divide também por 2. Importante: para não misturar governos, adotar como data inicial o momento em que a estrutura de gestão do Bolsonaro foi instituída.

      • Isabel

        15 de maio de 2020 em 16:34

        Eu não acredito neste site! No site da BBC afirma que Dilma trocou 86 vezes de ministros! A #globolixo já tirou do site dela esta informação também

      • Jorge

        16 de maio de 2020 em 18:45

        Ué o site não é seu? Não é voce o dono verdade? E-farsas, boatos.org. Existem apenas para ajudar a mentira esquerdista que se instalou no Brasil a partir de 1986 e não parou mais. Estamos lutando contra pessoas que são expert em política e usam esse conhecimento pro mal. Eu nunca vi uma postagem de voces favorecendo à direita ou melhor, o Brasil, esclarecendo os feitos do governo militar para o povo( e olha que são inúmeros. O FGTS e apenas um deles. Hidrelétricas que nos sustentam até hoje e por ai vai. Ficam feito papagaios idiotas falando sobre uma ditadura que nunca houve, no conforto de suas casas com luz elétrica graças às obras realizadas por eles. Pra terminar eu alerto para um comentário dos derrotados nas ultimas eleições: “O nosso erro foi não controlar as redes sociais”. Portanto se eles voltarem ao poder Adeus, redes sociais, protestos nas ruas, adeus e-farsas, boatos.org. Acha mesmo que só porque voce é o do lado deles, vai ter regalias? Se acha que sim, voce não passa de um idiota útil. Como dizia lenin.

        • Gilmar Lopes

          16 de maio de 2020 em 19:15

          Nossa! Não dá pra aproveitar nada do que você disse! Procura aqui no E-farsas que você vai achar diversas publicações “favorecendo à direita”. Quando a gente inicia as pesquisas sobre determinado assunto, pouco importa se é pra direita ou pra esquerda! Não é nossa culpa que surja mais notícia falsa contra a esquerda…
          Não encontrei o autor da frase: “O nosso erro foi não controlar as redes sociais”. Quem disse isso?

        • Fernando Camacho

          16 de maio de 2020 em 19:16

          Cara, larga de ser tapado! Para com essa frescura de esquerda e direita. Mostra você a verdade então!

      • Henrique

        18 de maio de 2020 em 4:26

        A verdade é a que está no post compartilhado,apenas isso mesmo .

      • Demilson

        22 de maio de 2020 em 14:27

        FHC – 8,75 TROCAS por ano de mandato. (8 anos)
        LULA – 9,25 TROCAS por ano de mandato. (8 anos)
        DILMA – 15,63 TROCAS por ano de mandato. (5 anos e 6 meses)
        BOLSONARO – 5,3 TROCAS por ano de mandato. (1 e 6 meses).
        Não tenho político de estimação, porém a matemática não mente.

        • Gilmar Lopes

          22 de maio de 2020 em 14:35

          Uau! Coincidiu certinho com o que escrevi no artigo: Que a Dilma foi a que mais trocou de ministros!

    • Rei DroGado

      29 de abril de 2020 em 8:43

      Falácia? Os números não mentem, jovem.
      Ao contrário do seu presidente, que disse que iria combater a corrupção, porém é tão corrupto quanto qualquer outro político! AHAHAHHA
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Maria

      29 de abril de 2020 em 8:52

      @Paus Grandes Existem , o que eu tenho no meu bolso? 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=oVO511MajK8

    • Corongão

      29 de abril de 2020 em 10:46

      Só pelo pseudônimo do cara já dá para ver que é um troll, daqueles que eram “bulinados” na escola e se tornaram revoltadinhos.

    • Cesar Crash

      29 de abril de 2020 em 13:35

      Mesmo estando a Dilma em primeiro, ainda assim os caras acham que estão defendendo o PT…

      • Gilmar Lopes

        29 de abril de 2020 em 13:42

        Pois é! Na matéria de interpretação de texto os caras passaram longe!

      • Capitão Óbvio

        30 de abril de 2020 em 8:56

        EXATAMENTE a mesma conclusão que o Gilmar chegou neste post.

    • Alexandre

      30 de abril de 2020 em 8:48

      Você leu? Caso tenha lido. Interpretou?

    • Corongão

      30 de abril de 2020 em 10:36

      Prêmio “Olavo de Carvalho” de Paranoia Argumentativa.

    • Orion

      1 de maio de 2020 em 11:47

      Estou achando ótimo que a preocupação de vocês se limita ao aspecto quantitativo. O qualitativo ia ficar muito feio para os sociopatas, não é mesmo? Me poupem…

      • Edvaldo

        16 de maio de 2020 em 11:52

        Perfeito seu comentário!O motivo é mais importante do que a quantidade de trocas … Exemplo da escolha do ex-advogado do PT para Ministro da Justiça a Pressão do PT derruba ministro da Justiça

        Acusado de não ter controle sobre a Polícia Federal, principalmente das investigações contra Lula, José Eduardo Cardozo pede demissão. Ele vai assumir a Advocacia-Geral da União
        https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/03/01/interna_politica,738804/pressao-do-pt-derruba-ministro-da-justica.shtml

      • MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS

        17 de maio de 2020 em 10:04

        Se você tem muitas pessoas entrando e saindo significa que não tem qualidade. Quando a pessoa eh boa no que faz ela permanece por muito tempo, só sai se a empresa for ruim. Então se teve várias trocas em 8 anos de governo coisas ruins tiveram. No máximo você ajusta as coisas nos primeiros anos.

  2. Maria

    28 de abril de 2020 em 22:00

    Hummmmm… 😐 “Notícia/mensagem” duvidosa, misteriosa, confusa e ESTRANHA, porém dá para perceber que é em apoio ao Bolsonaro “(?)”, portanto, muito provavelmente feita por Bolsomínions ou Gado. Bom, de qualquer forma não dá para saber até que o governo Bolsonaro termine pois, afinal, atualmente ele só tem 1 ano e 4 meses de operação. Até 2022, MUITAS COISAS boas ou ruins podem acontecer, se bem que, muito provavelmente serão coisas mais RUINS (Covid-19 e consequências) dentro deste período e…, afetando a TODOS! 😐

    • Laura da Gloria Brasil

      1 de maio de 2020 em 12:48

      Maria, que pena, vc não consegue escrever sua opinião política sem ofender as pessoas- gado, bolsominions. Onde vc vive? Se é no Brasil, vamos torcer que dê certo, que o Presidente acerte, porque os erros dele afetam diretamente a nós povo brasileiro, vivemos aqui, época de campanha passou! Agora, somos um time em copa do mundo que é formado por diversos jogadores (politicos) de times que nos campeonatos nacionais são adversários, mas na copa do mundo vestimos todos a mesma camisa, o objetivo é um só! Por favor use a sua energia em favor de um Brasil melhor. Independente de quem está no poder peço a Deus que os iluminem!

      • Maria

        2 de maio de 2020 em 15:14

        @Laura da Gloria Brasil , eu já morei e vivi em países de 1º Mundo e/ou mais civilizados. Uma coisa que aprendi com eles é que Políticos/Governantes são nada mais do que simples ADMINISTRADORES, que devem ser VIGIADOS e COBRADOS constantemente pelo povo. Para mim, pessoas que tratam governantes como se fossem times de futebol, celebridades, imperadores ou deuses nos dias atuais são pessoas RETARDADAS e não merecem NENHUM RESPEITO! É o que os historiadores costumam chamar de POPULISMO, CULTO DE PERSONALIDADE ou ENDEUSAMENTO. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Culto_de_personalidade

        • walker

          19 de maio de 2020 em 19:59

          @ maria onde vc estava esse tempo todo que o pais foi roubado , durante os 16 anos? estava vivendo no 1°mundo ?ah sim….. de longe fica mais dificil de perceber as coisas , sem sofrer na pele ….esquerdistas doentes costumam tratar toda e qualquer opinao adversa com ofensas do seu naipe e dessa forma.apoiadores fanaticos nao aceitam perder o reinado…quem nao faz parte da laia de vcs , ja está acostumado com o modo como vcs reagem. DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA….

          • Gilmar Lopes

            19 de maio de 2020 em 21:05

            Essa é uma falácia chamada Tuo Quoque (ou Apelo à Hipocrisia) https://pt.wikipedia.org/wiki/Tu_quoque onde uma pessoa proíbe a outra de reclamar de algo só porque ela já teria aceitado aquilo no passado. Mesmo que alguém tenha sido a favor da “roubalheira do PT” no passado (o que não sei se a Maria era), ela pode reclamar sim dos erros atuais.
            Agora quer dizer que só porque o PT acabou com o país no passado ninguém mais vai poder reclamar dos erros atuais?
            Um erro justifica o outro? É isso?
            Já que o PT roubou 600 trilhões no passado, o atual governo pode fazer o que quiser e a maioria que não votou nele vai ter que aguentar calada?
            Desculpa, Walker, mas estamos todos no mesmo trem e se ele descarrilhar todos nós vamos morrer juntos…

      • Sincerão

        2 de maio de 2020 em 17:58

        Maria, que pena, vc não consegue escrever sua opinião política sem ofender as pessoas- gado, bolsominions.
        Ela não ofendeu pessoas. Gados e bolsominions não são pessoas, são animais irracionais.
        Onde vc vive?
        Irrelevante para a discussão.
        Se é no Brasil, vamos torcer que dê certo
        Não adianta TORCER. Fingir que nada de errado está acontecendo e viver num mundo falso, de mentiras. Seu nome é Poliana, por acaso?
        que o Presidente acerte
        Se ele não acertou em quase 30 anos, por que você achou que ele acertaria agora? Claramente ele está fazendo tudo exatamente ao contrário de acertar.
        porque os erros dele afetam diretamente a nós povo brasileiro, vivemos aqui, época de campanha passou!
        Conte isso pro seu presidente, pros filhos dele e pro gabinete do ódio, que continua espalhando fake news da mesma forma que antes das eleições…
        Agora, somos um time em copa do mundo que é formado por diversos jogadores (politicos) de times que nos campeonatos nacionais são adversários, mas na copa do mundo vestimos todos a mesma camisa, o objetivo é um só!
        Adianta, se o treinador do time tá jogando contra?
        Por favor use a sua energia em favor de um Brasil melhor.
        Energia de cu é rola. Votou num burro, inapto, corrupto, e agora vem falar de energia? Ah, vá à merda, gado bolsomínion.
        Independente de quem está no poder peço a Deus que os iluminem!
        E eu peço a “deus” que dê inteligencia aos eleitores para que NUNCA MAIS façam a merda que fizeram ao votar nesse néscio.

        • Maria

          4 de maio de 2020 em 5:52

          @Sincerão , obrigada pelo apoio! 🙂

        • Aline

          16 de maio de 2020 em 9:47

          Maria, que pena, vc não consegue escrever sua opinião política sem ofender as pessoas- gado, bolsominions.
          Ela não ofendeu pessoas. Gados e bolsominions não são pessoas, são animais irracionais.
          [Ela está usando esses termos para definir “pessoas” (animais racionais). Se você não sabe a diferença, então talvez você seja… irracional?].

          Onde vc vive?
          Irrelevante para a discussão.
          [Levando em consideração que essa frase não pode ser analisada separadamente porque ela foi usada como um artifício para iniciar a explanação seguinte – que é falar sobre “todos viverem no Brasil” – então não é irrelevante. Talvez caiba aqui um pouco de conhecimento em português.].

          Se é no Brasil, vamos torcer que dê certo
          Não adianta TORCER. Fingir que nada de errado está acontecendo e viver num mundo falso, de mentiras. Seu nome é Poliana, por acaso?
          [Quando as pessoas falam em “torcer”, não é para se comportar como esses idiotas que acreditam que fazer oposição é ficar batendo panela de dentro da sua casa. Torcer é você não ficar procurando pelo em ovo para criticar o Governo, ficar feliz quando algo dá errado ou não esperar para ver se as decisões tomadas funcionam).

          que o Presidente acerte
          Se ele não acertou em quase 30 anos, por que você achou que ele acertaria agora?
          [De onde você tirou que ele não acertou em 30 anos? Ele fazia o seu trabalho e colocou inúmeras propostas para aprovação – muitas delas que auxiliavam diretamente o povo – mas não tiveram o aval para seguir em frente. Levando isso em consideração, me faz crer que ele realmente não se vendeu. No mais, mesmo que ele “não tivesse dado certo em 30 anos”, nada impediria que desse certo agora. O próprio presidente dos EUA, viu suas empresas falirem 4 vezes e mesmo assim é um grande empresário hoje, além de presidente da maior nação do mundo].

          Claramente ele está fazendo tudo exatamente ao contrário de acertar.
          porque os erros dele afetam diretamente a nós povo brasileiro, vivemos aqui, época de campanha passou!
          [Exato, a época de campanha passou. Então entendam que ele foi o eleito, portanto suas decisões – inclusive de troca de seus subordinados deveriam ser respeitadas].

          Conte isso pro seu presidente, pros filhos dele e pro gabinete do ódio, que continua espalhando fake news da mesma forma que antes das eleições…
          [Nao, não continuam. Já foi mais que provado que isso não é verdade. Se você não sabe disso, então prova que está muito por fora do que está verdadeiramente acontecendo ao seu redor. E quando o povo intuito de Gabinete do “ódio” um local onde as ações “odiosas” seriam espalhar fake news, fica difícil levar a sério].

          Agora, somos um time em copa do mundo que é formado por diversos jogadores (politicos) de times que nos campeonatos nacionais são adversários, mas na copa do mundo vestimos todos a mesma camisa, o objetivo é um só!
          Adianta, se o treinador do time tá jogando contra?
          [Ele não está jogando contra. O próprio país estava se reerguendo e ontem mesmo o Paulo Guedes mostrou números, mas o importante é dizer que o país vai afundar porque o presidente ironizou que ia fazer um churrasco. O mais engraçado – e que ninguém comenta – é que foi só o Valeixo e o Moro saírem que a investigação da Lava Jato voltou com força e já prendeu alguns engravatados, mas só ouço silêncio].

          Por favor use a sua energia em favor de um Brasil melhor.
          Energia de cu é rola. Votou num burro, inapto, corrupto, e agora vem falar de energia? Ah, vá à merda, gado bolsomínion.
          [Complicado falar sobre isso. Ao ler esse parágrafo percebe-se claramente que você está completamente desequilibrado e não entende nada de política].

          Independente de quem está no poder peço a Deus que os iluminem!
          E eu peço a “deus” que dê inteligencia aos eleitores para que NUNCA MAIS façam a merda que fizeram ao votar nesse néscio.
          [Pode repetir a minha opinião sobre o trecho anterior. Ia até aproveitar para usar aquela frase célebre do “vá estudar política”, mas levando em consideração todas as suas interpretações, não sei se você teria capacidade de entendimento].

          No mais, seria bom parar de repetir – como o ser irracional que você menciona no início do texto – todas as frases prontas lançadas pela mídia, porque além de serem usadas apenas para convencer idiotas úteis, o foco deles é derrubar um Governo que parou de dar milhões de Reais para essas empresas. Você deve bem saber que em poucas horas qualquer pessoa normal consegue desmentir cada reportagem mentirosa e tendenciosa da mídia, mas vocês continuam insistindo nessa narrativa. Parece até que foram lobotomizados. Credo.

          • walker

            19 de maio de 2020 em 20:08

            NOTA 1000 PARA VC @ ALINE !!! YOU WIN , PERFECT !!!

      • Alê

        16 de maio de 2020 em 4:53

        Arrasou, Laura…exatamente isso que notei…coitada da Maria!😂 Tão emocionada.

  3. Anderson

    29 de abril de 2020 em 5:17

    Resumindo é verdade!

    • Gilmar Lopes

      29 de abril de 2020 em 8:25

      A questão é um pouco mais complicada para se reduzir a um “verdade” ou “mentira”! O momento da troca do ministro da saúde, por exemplo, foi péssimo. A saída do Moro também foi bem no meio de uma crise, o que virou mais um motivo de preocupação… Enfim, a quantidade aqui nesse caso não é uma medida ideal!

      • Douglas Gomes de Moura

        29 de abril de 2020 em 9:18

        Cara, mas eu venho aqui só pra saber se o fato é fato ou fake, não quero mais uma opinião política, pois disso já estamos cheios, fora que isso já lhe deixa no limbo da imparcialidade.

        Resumindo, é verdade.

        • Gilmar Lopes

          29 de abril de 2020 em 9:30

          Acho que você não entendeu, hein? Isso não tem a ver com opinião política!

          • Louis Inací Nocente

            29 de abril de 2020 em 12:44

            Só você e o rei do gado drogado veem dessa forma, além da anarcosantíssima Maria, claro. kkkk

          • Rei DroGado

            29 de abril de 2020 em 14:26

            Não, jovem gado jumento. Não tem a ver com questão política. Os NÚMEROS não mentem. Independente da sua ideologia bovina, pastador. Não me venha com falácias, néscio.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Rei DroGado

            29 de abril de 2020 em 14:26

            E já se arrependeu de votar num CORRUPTO, mula?
            Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuula!

          • Martha Cordeiro

            30 de abril de 2020 em 0:55

            Realmente a galera está muito certa em soltar o verbo em você Gilmar Lopes, tendencioso e equivocado, muito equivocado. Tem vínculo com o Estadão também? Para! A internet está recheada de matérias e notícias que mostram a verdade. Nem vem com essa balela de “comparativamente”, que feia sua atitude. BBC, Folha SP e outros desse ou de maior porte são confiáveis pra você? Nessa você errou feio e deveria era se retratar isso sim. Sou uma pessoa séria, tenho 56 anos e é a primeira vez desde que me entendo por gente que o Brasil tem um governo do qual não precisa se envergonhar. Por favor, não se dê ao trabalho de responder, vi suas outras respostas e são piores do que sua matéria sobre o assunto, não vale à pena.

          • Questionador

            30 de abril de 2020 em 9:08

            @Marta Novilho, vamos lá:
            Realmente a galera está muito certa em soltar o verbo em você Gilmar Lopes, tendencioso e equivocado, muito equivocado.
            É mesmo? Tendencioso por que? De que forma você acha que ele está sendo tendencioso? E equivocado por que? Quais informações que o Gilmar postou aqui que estão erradas ou são de cunho tendencioso? Você consegue apresentar algum argumento que comprove suas afirmações acima? Ou você só vai entrar aqui e ofender, sem provar?
            Tem vínculo com o Estadão também?
            O que isso tem a ver com o assunto do texto? Por que acha que ele tem “vínculo com o Estadão”?
            Com isso você quis dizer que o Estadão é tendencioso e está equivocado? Quais dados você pode apresentar para comprovar que o Estadão é tendencioso e está equivocado?

            Para! A internet está recheada de matérias e notícias que mostram a verdade.
            E qual é a verdade? Por que você não apresentou a “verdade”, ao invés de entrar aqui e ofender o Gilmar ou sua idoneidade?
            Nem vem com essa balela de “comparativamente”, que feia sua atitude.
            Por que você acha que é balela? Você acha justo comparar dados de 8 anos de cada governo (em média) com 1 ano do governo atual? Você consegue perceber a falácia que é, comparar esses dados e usar isso para defender o atual presidente corrupto? Não consegue ver que a sua atitude que é feia?
            BBC, Folha SP e outros desse ou de maior porte são confiáveis pra você?
            Você consegue provar que BBC, Folha SP e outros desse e de maior porte não são confiáveis? O que seria confiável para você? As lives do presidente? As mensagens do Twitter e do Whatsapp da família? Você costuma acreditar em tudo que recebe através dessas mídias? Também acreditou que o PT distribuía mamadeiras de pirocas para as crianças nas escolas?
            Nessa você errou feio e deveria era se retratar isso sim.
            Por que você acha que ele errou feio? Quem é você na fila do pão para dizer o que o Gilmar deve ou não fazer? Cadê os dados que evidenciem o que afirma?
            Sou uma pessoa séria, tenho 56 anos e é a primeira vez desde que me entendo por gente que o Brasil tem um governo do qual não precisa se envergonhar.
            Quer dizer que não precisamos nos envergonhar do presidente usando a máquina pública para proteger a família de investigações criminais? Que você concorda com o descaso do presidente com a saúde pública durante a crise do Coronoavírus? Que a economia está cada vez mais em frangalhos, mesmo antes desta crise, com PIB ínfimo, altos índices de desemprego? Que dezenas de países desenvolvidos no mundo estão errados em apontar o atual presidente como um dos piores do mundo? Que o presidente, junto com outros 3 ditadores de outros países são os únicos que defendem o relaxamento do isolamento durante o que parece ser o início do pico da crise? Que o seu presidente está cagando para as mais de 5000 vítimas da doença? Se do alto dos seus 56 anos isso tudo não te envergonha, o que te envergonha?
            Por favor, não se dê ao trabalho de responder, vi suas outras respostas e são piores do que sua matéria sobre o assunto, não vale à pena.
            Por quê você acha que ele não deve responder? Se você não quer resposta, por que comentou? Qeu tal criar um site seu e moderar os comentários, assim você escolhe quem pode ou não te responder? Quem você acha que é? Por que você não se mata?

          • Maria

            30 de abril de 2020 em 9:47

            @Martha Cordeiro , “A internet está recheada de matérias e notícias que mostram a verdade”? Não tá não! Essa Fake News ou Conspiração só apareceu nas Redes Sociais e ZapZaps da vida. Tem 56 anos? E DAÍ? (Bolsonaro). Assim como juventude não é garantia de inovação, ser mais velho não é garantia de experiência, eficiência, sabedoria etc. 😉 KKKKKKKKKKK! 😀

            https://www.youtube.com/watch?v=XBpsnvwPxGI

        • Maria

          29 de abril de 2020 em 9:39

          @Douglas Gomes de Moura , no início de 2023 quando acabar o governo Bolsonaro (isso se não acabar antes) você vem aqui e poste o resultado quantitativo para não deixar dúvidas. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Maicon Parador

          29 de abril de 2020 em 9:42

          Resumindo, é verdade mas é uma falácia, uma comparação sem sentido. Seria o mesmo que dizer que o Lula inaugurou 200 obras, enquanto o Bolsonaro inaugurou só 5. Quem tem mais tempo de governo?

      • Lopes Quisador

        29 de abril de 2020 em 9:21

        Sem falar que é impossível comparar 1 ano e pouco do governo atual com vários anos dos demais governos. É uma grande falácia. Seria o equivalente a falar que “um adulto já foi ao banheiro mais vezes do que um recém nascido, logo adultos usam mais o banheiro.”
        A única forma de efetuar uma comparação justa foi o que você fez ao medir as trocas durante a mesma quantidade de tempo, desta forma as amostras são equivalentes.
        Mas claro que isso não importa para os direitostras, lógica nunca foi o forte deles.

      • Henrique

        15 de maio de 2020 em 22:58

        Não é uma crise, é pandemia. Se fosse fhc, lula ou Dilma seriam 160 ministros trocados! Vc é injusto na comparação de momento e se posiciona politicamente.

        • Gilmar Lopes

          16 de maio de 2020 em 19:21

          Não fui eu quem comparou! Leia o artigo com mais atenção, por favor!

    • Rei DroGado

      29 de abril de 2020 em 8:45

      Resumindo, você é um gado que votou no “mito” e elegeu um “MINTO”, que mentiu que era contra o combate à corrupção. A única coisa que importa pra ele é defender a família… a DELE!
      E querer comparar as trocas de ministro com tamanha discrepância de tempo de governo é a mesma coisa que você comparar chifres com gramas, apesar de ambas as coisas serem comuns a vocês, gados, não dá pra comparar.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Luiz F. Santana

        29 de abril de 2020 em 20:07

        Rei Drogado, porque? Você é usuário costumas de Drogas? Por isso do seu nome? Você trafica Drogas, será isso (acredito), pois sendo Rei deve ser rei do tráfico. Outra coisa chamar os outros que apoiam qualquer governante que chegue para fazer no pais o que o povo precisa, de Gado, só pode ser o que o Gado faz. Estes são o estrume deste gado, que abrem a boca e outras coisas para criar um buraco na camada de ozônio que circunda nosso planeta. Portanto os outros são o GADO, e estes que chamam os outros de GADO é o resultado deste gado (fezes).

        • Questionador

          30 de abril de 2020 em 9:18

          Rei Drogado, porque?
          Por que você quer saber? De que importa o nick dele? De que forma isso invalida os argumentos dele?
          Você é usuário costumas de Drogas?
          O que seria um usuário “costumas” de drogas? De que forma a utilização ou não de drogas deve ser considerada, frente aos argumentos apresentados? Você sabia que álcool é droga? Que cigarro é droga? Então você não bebe nem fuma? Nem consome medicamentos farmacêuticos, que também são drogas? Logo, não acha hipocrisia dizer que alguém é usuário de drogas, sendo que você mesmo o faz?
          Por isso do seu nome?
          Você sabe o que é ironia? Já ouviu falar sobre trocadilhos? É capaz de interpretar textos ou é apenas mais um analfabeto funcional?
          Você trafica Drogas, será isso (acredito), pois sendo Rei deve ser rei do tráfico.
          Você sabia que crenças são irrelevantes? E que acusações sem provas é crime? Você quer ser processado civil e criminalmente por calúnia? Tem provas que ele trafica drogas? Não tem vergonha em acusar os outros de coisas que é incapaz de provar?
          Outra coisa chamar os outros que apoiam qualquer governante que chegue para fazer no pais o que o povo precisa, de Gado, só pode ser o que o Gado faz.
          E o que o povo precisa? Está dizendo que povo precisa de um presidente corrupto, que usa de aparelhamento do estado para proteger os próprios interesses? Ou precisa de um presidente que não se importe que sua população esteja morrendo como moscas de uma doença que ele duvida e desacredita? Por favor, nos esclareça, DO QUE O POVO PRECISA? Quem te deu procuração para falar em nome do povo?
          Estes são o estrume deste gado, que abrem a boca e outras coisas para criar um buraco na camada de ozônio que circunda nosso planeta.
          Qual a relação do gado com a camada de ozônio? Está dizendo que gado produz CFC? Você não viu as notícias recentes que indicam que o buraco fechou? Você é capaz de raciocinar ou só repete o que lê por aí, sem questionar?
          Portanto os outros são o GADO, e estes que chamam os outros de GADO é o resultado deste gado (fezes).
          Você percebe que ofender os outros não te dá razão? Você costuma utilizar de falácias como essa o tempo todo? Percebeu que seu comentário inteiro foi para ofender um indivíduo, porém não refutou uma sílaba dos argumentos apresentados por ele? Tem consciência que você é um analfabeto funcional ignorante e falacioso, defensor de corrupto? Por que você não faz um favor à humanidade e some do mundo?

          • Et Billow

            2 de maio de 2020 em 21:35

            Rapaz(ou moça, ou Vamo Etê, ou Rei Drogado, ou outro qualquer) você, para debater e responder a alguém é um tremendo dum energúmeno. Um bossal, perdedor e revoltado que, sem argumentos, copia e cola o que outros contrários a sua vaga opinião de ameba escreve. Reveja seus conceitos. Deixe de ser burro!

          • Vamo Etê

            3 de maio de 2020 em 12:43

            Rapaz(ou moça, ou Vamo Etê, ou Rei Drogado, ou outro qualquer) você, para debater e responder a alguém é um tremendo dum energúmeno. Um bossal, perdedor e revoltado que, sem argumentos, copia e cola o que outros contrários a sua vaga opinião de ameba escreve. Reveja seus conceitos. Deixe de ser burro!
            Argumentum ad hominem. Falácia. Não consegue rebater os argumentos do interlocutor e o ataca diretamente. Que bom que todos estão vendo o tipo de criatura desprezível que você é!

    • Maria

      29 de abril de 2020 em 9:03

      @Anderson , se sua preocupação é só com a quantidade, então daqui a 2 anos e meio (2022 ~ início de 2023) você vem aqui e conta para nós o resultado. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  4. Pedro Lucio Ribeiro

    29 de abril de 2020 em 8:04

    …só sei que 11 ministros atuais vão votar para processar o presidente. Depois, seja lá como o Diabo quiser.

    • Rei DroGado

      29 de abril de 2020 em 8:46

      E que votem para que ele seja preso por corrupção, já que ele é tão corrupto quanto qualquer outro político. Votaram num diferente, elegeram um pior! Pelo menos os outros estão preocupados com os mortos pelo Coronavírus, e esse aí só fala “E daí? E daí?”.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Jairo Araújo

        29 de abril de 2020 em 20:36

        Caramba que ginástica mental, o poste quer dizer que ele não terminou ainda o governo e ficam implicando com qualquer troca que faz, o que não houve nós outros governos, está nítido que estas ações são para travar o governo,em governos passados a população nem guardava os nomes dos ministros, devia se ater a fatos ou boatos, o poste não disputa de “quem mexeu mais” o autor desta materia colocou opinião pessoal disvirtuando o assunto, isso tira a credibilidade, as vezes disconfio destes sites que vem dizer o que é fato ou não, hoje comecei a ter certeza, pra mim perdeu a credibilidade, a estratégia de vocês é: em assuntos que não são tão relevantes dizer que é mentira ou que é verdade para ganhar credibilidade, e assim desmentir assuntos políticos conforme interesses ideológicos, ferramenta perfeita!! 🤔

        • Questionador

          30 de abril de 2020 em 9:29

          Caramba que ginástica mental
          O que é uma ginástica mental pra você? De que forma dizer que é uma ginástica mental, te faz ter razão? Quais argumentos utilizados para refutar o conteúdo do texto, além de dizer que está errado?
          o poste quer dizer que ele não terminou ainda o governo e ficam implicando com qualquer troca que faz
          Por que você acha que implicam com ele? Você acha que ele está certo em trocar o ministro da saúde, que estava fazendo a coisa certa, no meio da pandemia, só porque não concorda com ele? Voc~e acha certo ele trocar o diretor geral da PF por um amigo da família, apenas para proteger os filhos de serem investigados? Isso tudo na sua concepção está correto e é o que qualquer governante deveria fazer?
          o que não houve nós outros governos
          Você consegue afirmar que não houve isso nos outros governos?
          está nítido que estas ações são para travar o governo,
          De que forma criticar é uma ação para travar o governo? Você quer que só falem bem de um governo que só faz merda? Você não acha que isso é viver em um mundo de fantasias? Você defende corruptos?
          em governos passados a população nem guardava os nomes dos ministros
          Você tem procuração de todas as pessoas do país para falar em nome delas? Se você não lembra o nome dos ministros das gestões anteriores, por que acha que ninguém mais lembra? Você acompanhava política antes de virar “moda”?
          devia se ater a fatos ou boatos,
          Percebe que os fatos são para desmistificar boatos? E que os fatos demonstram que há uma comparação infundada para tentar mostrar que o atual presidente é perseguido, e isso é uma falácia?
          o poste não disputa de “quem mexeu mais”
          Não consegue compreender que o boato justifica a “perseguição” ao utilizar mentiras? Que é impossível comparar os dados da forma que o boato faz? Você viu que no primeiro ano de governo, o atual presidente mexeu 4 vezes mais nos ministros do que nos primeiros anos dos governos do Lula e do FHC, demonstrando que o boato é parcialmente infundado?
          o autor desta materia colocou opinião pessoal disvirtuando o assunto
          Desde quando fatos são “opinião pessoal”? Você concorda com o atual presidente? Você defende corruptos? Você ainda não se deu conta que o cara é um bandido? Você defende bandidos? Você criticou os petistas por defenderem o Lula, e agora está fazendo o mesmo? Você percebe a hipocrisia?
          isso tira a credibilidade, as vezes disconfio destes sites que vem dizer o que é fato ou não
          Quer dizer que apresentar fatos e dados tira a credibilidade de um site? Que só porque a verdade vai contra seu viés observacional, não é válida? Que tal ao invés de criticar, apresentar argumentos que validem seu ponto de vista?
          hoje comecei a ter certeza, pra mim perdeu a credibilidade
          Por que só hoje? Desde quando sua opinião sobre a credibilidade de algo serve para alguma coisa? Quem se importa com você?
          a estratégia de vocês é: em assuntos que não são tão relevantes dizer que é mentira ou que é verdade para ganhar credibilidade, e assim desmentir assuntos políticos conforme interesses ideológicos, ferramenta perfeita!! 🤔
          E não é isso que o presidente atual, seus filhos em suas redes sociais e o Gabinete do Ódio fazem hoje para espalhar mentiras? Então você prefere acreditar no Twitter e no Whatsapp, onde qualquer um fala qualquer coisa sem evidenciar, só porque vai ao encontro de sua ideologia? Você também acreditou na mamadeira de piroca?

        • Maria

          30 de abril de 2020 em 9:57

          @Jairo Araújo , não teve NENHUMA “OPINIÃO PESSOAL” por parte do autor da matéria. Ele utilizou o procedimento PADRÃO para comparar períodos equivalentes e proporcionais. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  5. Corongão

    29 de abril de 2020 em 8:36

    Ser Presidente da República e declarar não entender nada de economia é mais ou menos como ter que dirigir um carro manual e não entender nada sobre mudar de marcha. É possível uma pessoa controlar o volante e os pedais, e outra o câmbio? Até é. Mas haja coordenação! E os resultados, em caso de discordância, podem não ser os melhores. O bolsomico não tem um plano de governo, apenas acredita que resolverá todos os problemas do país com uma coletânea de soluções-clichê que ouvimos da boca dos taxistas e filósofos de boteco.
    Ele se limita a culpar a esquerda por tudo o que há de errado, é a mesma coisa que Hitler fez quando comparou os judeus a ratos, trata-se de criar um inimigo e isso faz com que as pessoas descarreguem suas frustrações neste inimigo a ser combatido. Isso funciona muito bem para obter votos e apoio popular, mas nada tem a ver com o ato de governar.

  6. Lelê

    29 de abril de 2020 em 13:42

    Ah, porra! É só fazer uma regra de três básica: se o Lula ficou 96 meses no poder e o Bolsonaro 16, na comparação o Lula trocou muito mais ministros que o presidente atual, em uma proporção de 12 e 7 respectivamente. Foda-se a opinião política de vcs. A mensagem é praticamente verdadeira e ponto.

    • Gilmar Lopes

      29 de abril de 2020 em 15:12

      A mensagem é verdadeira, mas faz comparações erradas!

    • Rei DroGado

      29 de abril de 2020 em 15:26

      Então se o bolsonaro trocar 10 por mês nos próximos 6 meses sua conta já estará total e completamente furada. Não é média, jumento. É uma comparação errada, burra e falaciosa. Típica dos gados imbecis analfabetos funcionais, como você. Você é praticamente um ASNO e ponto.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Tomate Mático

      29 de abril de 2020 em 15:31

      Essa “conta” que você faz não passa de PREVISÃO, e não serve pra nada. Não dá pra assumir que o atual presidente não vá trocar mais – ou menos – ministros nos próximos anos. Se ele trocar 20 de uma vez, seu cálculo já vai por água abaixo.
      Não tente fazer manobras desonestas para justificar seu viés observacional, rapaz. É falácia.

  7. Gil

    29 de abril de 2020 em 14:07

    Ou seja, a imagem até diz meramente a verdade, mas faz uma comparação entre 1 ano de governo contra 8 de demais presidentes… Seria muito fácil dizer que Bolsonaro foi o que menos gastou, o que menos usou recursos públicos, etc. utilizando-se dessa comparação falaciosa

    • Tomate Mático

      29 de abril de 2020 em 15:28

      Perfeito. Exatamente. E como o imbecil ali em cima calculou (errado), essa conta ainda pode mudar – pra mais ou pra menos – dependendo das ações futuras do atual governo. É muito cedo pra tirar qualquer conclusão desses dados.

    • Maria

      30 de abril de 2020 em 0:04

      @Gil , não faz mal. Os Bolsomínions são CAMPEÕES EM FAKE NEWS na Internet e vai chegar a um ponto em que nenhuma pessoa crítica e/ou sensata irá acreditar neles, mesmo que, eventualmente, eles digam alguma Verdade. São consequências do que os psicólogos chamam de MITOMANIA que, ironicamente, faz um trocadilho com o “mito” Bolsonaro. No final, se não pararem ou maneirarem, o governo Bolsonaro será conhecido como o GOVERNO DAS FAKE NEWS aqui no Brasil. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  8. CindyStar4

    29 de abril de 2020 em 15:51

    Se exagerou pra mais ou pra menos na noticia, não sei!

    Só quero uma coisa do site SINCERIDADE!

    Não importa de qual político esteja falando, mas que seja neutro, sincero nas notícias pra que não estrague o site que tanto gosto. Obrigada.

    • Fact Checker

      29 de abril de 2020 em 16:47

      Se exagerou pra mais ou pra menos na noticia, não sei!
      Se soubesse interpretar textos, saberia.
      Só quero uma coisa do site SINCERIDADE!
      Adianta, se as pessoas não conseguem interpretar os textos?
      Não importa de qual político esteja falando, mas que seja neutro, sincero nas notícias pra que não estrague o site que tanto gosto. Obrigada.
      EXATAMENTE POR ISSO o Gilmar está mostrando que, apesar dos valores serem reais, NÃO DÁ PRA COMPARAR as trocas do Bozo com as dos demais políticos, porque o mandato dele não acabou (ainda). E que comparando o PRIMEIRO ANO de cada um dos presidentes, o Bozo fica em segundo lugar, atrás da Dilma. Mais imparcial que isso, só se o Gilmar fosse deus.

    • Maria

      30 de abril de 2020 em 2:27

      @CindyStar4 , o compromisso do e-Farsas NÃO É com a “sinceridade”, mas, sim, com a VERDADE, com a INFORMAÇÃO, com os FATOS! A sinceridade está mais ligada ao COMPORTAMENTO de uma pessoa, de dizer o que ela pensa sem filtros, não importando se é verdade ou não, se vai machucar ou não. Em outras palavras, sinceridade está mais ligado à OPINIÃO PESSOAL e, para os VERDADEIROS LEITORES do e-Farsas, isso é IRRELEVANTE e/ou NÃO INTERESSA, pois pode conter VIESES COGNITIVOS. Eu nunca vi o Gilmar Lopes confeccionar ou conduzir a MATÉRIA PRINCIPAL com base nas opiniões pessoais dele, embora de vez em quando ele emita algum nos COMENTÁRIOS. 😉

  9. Jeff

    29 de abril de 2020 em 17:13

    pqp o e-farsas é uma farsa e ainda por cima esquerdista!

    • Rei DroGado

      29 de abril de 2020 em 18:00

      pqp o jeff é um imbecil, ainda por cima gado!
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Leonardo

        16 de maio de 2020 em 13:43

        o Rei Drogado se o MEME afirma as alterações de ministros sem mencionar TEMPO e os numeros de todas as linhas esta correta, o MEME é VERDADEIRO, se tivesse colocado “EM UM PERIODO DE … ” , mas não o fez. Portanto o site foi TENDENCIOSO a adicionar o DADO TEMPO em sua analise. E ainda tem a coragem de chamar os outros de GADO de dentro do curral do #ficamecasa! Pode querer chamar de gado a vontade, mas os de ca, sabem falar e não mugir!

    • Questionador

      29 de abril de 2020 em 18:03

      pqp o e-farsas é uma farsa
      É mesmo? E por que é uma farsa? Quais as evidências que você aponta para afirmar que é uma farsa? Qual a métrica utilizada? Quem te nomeou julgador do E-Farsas? Consegue mostrar com argumentos o motivo do E-Farsas, na sua concepção, ser uma farsa?
      e ainda por cima esquerdista!
      Quais evidências apontam para que o E-Farsas seja esquerdista? O que é ser esquerdista pra você? Qual o problema de alguém ser esquerdista? Você é direitista? Por que você escolheu ser direitista? Sendo direitista, você tem capital ou apenas é um pobre pé rapado?

      • Et Billow

        1 de maio de 2020 em 19:55

        Bom, as evidências da “esquerdopatia perene” aqui são bem visíveis e estão expostas, são canônicas nesse site!

        • Sansão Tomé

          2 de maio de 2020 em 17:51

          Falar, qualquer um fala. A seção de comentários aceita qualquer coisa. Dizer que algo é X só porque você ACHA, é achismo, e achismo é irrelevante. PROVE que o site é esquerdista. DUVIDO.

  10. Corongão

    29 de abril de 2020 em 21:07

    Já pensou se Mijair BoçalNero inventa de oferecer o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia para o seu guru, o Olavo o de Cavalos, o filósofo da quarta série que refutou Isaac Newton e Einstein (além de fazer pedofilia intelectual com seus “discípulos” na Internet, muitos dos quais aparecem nos comentários), quanta honra para o Brasil isso não seria?

    • Maria

      30 de abril de 2020 em 13:48

      @Corongão , do jeito que o Bolsonaro DESPREZA a Ciência, Médicos, Técnicos etc não duvido de que esse tipo de absurdo possa acontecer. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  11. Et Billow

    30 de abril de 2020 em 13:37

    Oi Gilmar! Tudo bem? Percebo que você e a maioria de quem aqui comenta, fugiu da escolinha logo no primário, ou era passado de ano com tapinhas nas costas. Será que a MC Mirella roubou uma Máquina do Tempo e viajou até a porta de onde vocês estudavam? rsrs Pergunto isso porque vocês são muito ruins em Matemática, em História e em fatos corriqueiros, ou são esquecidos demais. O que importa é que você faz, legalzinho, o seu trabalho desvendando não todas, mas boa parte de muitas farsas espalhadas por ai. Bjs e tenham fé na Mandioca!

    • Gilmar Lopes

      30 de abril de 2020 em 15:59

      Ajuda a gente então, por favor! Onde poderíamos melhorar as nossas argumentações?

      • Et Billow

        1 de maio de 2020 em 18:59

        Refaçam seus cálculos(e depois postem!), Simples assim. E, se é para se usar de “projeções matemáticas e estatísticas”, procurem quem realmente saiba faze-las(e depois postem). Não deduza por mera dedução. Excelente final de semana para todos.

        • Gilmar Lopes

          2 de maio de 2020 em 12:01

          Não é só questão de números! Vamos colocar esse tópico em outra situação e supor que 1 milhão de pessoas fiquem doentes com o coronavírus no Brasil e dessas, 10.000 pessoas morram vítimas da doença. Seria 1% dos infectados, certo?
          Agora vamos supor que no meio dessas 10.000 pessoas esteja o presidente da República. Vamos continuar dizendo que apenas 1% dos infectados morreu ou que a doença levou alguém importante? O mesmo se aplica aqui: A saída do Moro do ministério representa uma perda muito forte no governo!
          Vamos inverter a conta em outra situação: Vamos supor que Lula tenha inaugurado 100 hospitais em 8 anos de mandato. Você acha justo projetar que, se o Bolsonaro inaugurou apenas 1 no seu primeiro ano de mandato, irá inaugurar apenas mais 3 até 2022?

          • Et Billow

            2 de maio de 2020 em 20:57

            Creio que você tenha se explanado demais, colocando elementos desnecessários no assunto e mesmo assim, não chegou a uma conclusão lógica. Talvez não tenha compreendido meu ponto de vita. Então, deixa pra próxima.

          • Gilmar Lopes

            3 de maio de 2020 em 11:43

            Bom saber que teremos próximas. É sinal que você continuará nos acompanhando. Valeu

          • Vamo Etê

            3 de maio de 2020 em 12:43

            Creio (…)
            Crenças são irrelevantes. Errou.

        • Maria

          2 de maio de 2020 em 16:55

          @Et Billow , escuta, já que vocês Bolsomínions insistem em “números”, vocês tem noção na CONFUSÃO em que estão se metendo? Olha, vocês gostam de FAZER INIMIGOS, heim!? 😐 Tem os Esquerdalhas, PeTralhas, Centrão, Imprensa, Agências de Fact-Checking, Governadores, Prefeitos, Cientistas, Médicos, OMS, Artistas, Sérgio Moro, Mandetta, STF, influenciadores arrependidos como os YouTubers Nando Moura e Mamãe Falei, eleitores decepcionados e, o mais importante, o COVID-19 que, SOZINHO, tem PODER DE SOBRA para destruir o governo Bolsonaro nessa insistência de que é só uma “gripezinha”. Então, minha pergunta é: essa guerra de vocês é CONTRA QUANTOS? 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          https://www.youtube.com/watch?v=a1q5mtEJiAE

          https://www.youtube.com/watch?v=JBFRkJUAjyQ

          https://www.youtube.com/watch?v=75fK0iwhxdE

        • Tomate Mático

          2 de maio de 2020 em 17:48

          Refiz. Continuam certos e você continua passando vergonha ao comentar asneiras. Não dá pra comparar 1 ano e pouco do governo atual com vários anos dos governos anteriores. Não é estatística, são fatos.

    • Vamo Etê

      30 de abril de 2020 em 16:07

      Disse o crente que acredita em homenzinhos verdes nos visitando (porém não consegue apresentar uma prova disso). OK.

      • Et Billow

        1 de maio de 2020 em 19:02

        Disse o cético, que só “acredita”(seria ironia?) na Ciência, que eles não existem. Vai entender uma mente dessas! Só o Gilmar mesmo! rsrs

        • Vamo Etê

          2 de maio de 2020 em 17:47

          Disse o cético, que só “acredita”(seria ironia?) na Ciência, que eles não existem.
          Crenças são irrelevantes. Eu confio na ciência porque ela é baseada em EVIDÊNCIAS. Ao contrário de você, que não apresentou nenhuma e acha que homezinhos verdes magicamente existem só porque você acredita neles.
          Vai entender uma mente dessas! Só o Gilmar mesmo! rsrs<
          Falácia do Olha o Avião. Cadê as provas?

        • Gustavo

          3 de maio de 2020 em 10:51

          Esse celular ou computador ou seja lá que aparelho vc utilizou pra postar essas asneiras aqui existe graças a ciência e a tecnologia. O mesmo vale pra esse espaço virtual ao qual o seu aparelho se conecta. Também é fruto da ciência e tecnologia a geração de energia elétrica que abastece esse aparelho. Se a ciência te incomoda, finja que ela não existe e larga tudo isso pra viver num vilarejo Amish então.

    • Maria

      30 de abril de 2020 em 19:45

      @Et Billow , na minha época não tinha esse negócio de “fugir”, “cabular” ou “gazear” a escola com muros altos e vigiada por inspetores, nem esse negócio de “era passado de ano com tapinhas nas costas”, repetiu de ano repetiu e ponto final. E quem é MC Mirella? Deveríamos saber quem ela é? 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Et Billow

        2 de maio de 2020 em 20:51

        Pelo conteúdo de uns e outros que aqui comentam, é de se supor que soubessem de quem se trata essa “celebridade”. Acredito que aguns saibam e até curtam a dita cuja. Bom Maria, a “elementa” se trata de uma funqueira, uma(mais uma) daquelas porcarias – lixo cultural puro. A dita cuja foi para a porta de uma escola rebolar e dizer que estudar não dá em nada. Nossa Educação, Respeito e Cultura já estão num frangalho danado, com pessoas aliendas ao extremo e, para piorar a zorra generalizada, surge um refugo desses na porta de uma escola.

        • Vamo Etê

          3 de maio de 2020 em 12:46

          Pelo conteúdo (…) um monte de mimimi como sempre (…) de uma escola.
          Cada um transita no meio que merece. Se você sabe quem é essa, é porque a escuta. E tenta disfarçar com esse falo verniz de moralidade. Hipócrita.

        • Maria

          3 de maio de 2020 em 14:23

          @Et Billow , eu também ODEIO o Funk, entretanto ninguém pode negar que FAZ PARTE da Cultura Brasileira. É isso mesmo que você ouviu: Funk É CULTURA/ARTE, quer você queira ou não. 😉

          • Gilmar Lopes

            3 de maio de 2020 em 20:38

            Eu também não gosto de funk, mas entendo que além de fazer parte da cultura, ainda é bastante inclusiva e movimenta muito dinheiro empregando profissionais e ajudando muita gente que nunca teria uma chance com uma grande gravadora!

  12. João Rocha

    16 de maio de 2020 em 10:19

    Bom dia pessoal!!
    bem que eu queria que os comentários não tivesse fins ideológicos ou políticos, não queria que falassem de Bolsonaro ou Lula, queria que falassem, de como está indo o governo agora, o atual, pois o que aconteceu nos governos anteriores, os governantes pagaram e estão pagando pelos erros que cometeram, mais e os erros atuais?
    mais que erra mesmo somos nós!
    que em algum momento da vida, apoiamos, votamos, não lutamos contra, como foi na era COLLOR, que o povo foi pra rua e praticamente expulsou ele de lá.
    O atual governo, fere muitos princípios, o autoritarismo, a arrogância, a violência das questões que se remetem aos anos de ditadura, o Pais não é do governo, o Pais é do povo, tenho certeza que quando acabar o isolamento e o povo puder voltar as ruas, ai sim o atual governo estará em risco.
    O PODER EMANA DO POVO.

  13. Pedro

    16 de maio de 2020 em 14:51

    O engraçado que o senhor Gilmar Lopes não esconde suas preferências ideológicas. “Checagem de fatos” é igual jornalismo militante.

    • Gilmar Lopes

      16 de maio de 2020 em 19:16

      Quais são as minhas preferências ideológicas e o que isso tem a ver com o artigo?

  14. Carlos

    17 de maio de 2020 em 1:22

    Mais um site que prestava um bom serviço, corrompido por ideologia e ódio. Nunca vi tanto contorcionismo prá distorcer uma realidade!

    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160419_dilma_ministros_jf_lk

  15. Carlos

    17 de maio de 2020 em 1:30

    Infelizmente mais um site contaminado e corrompido com ideologia ou sentimento mal resolvido de algum moleque.
    Nunca vi tanto contorcionismo prá distorcer a realidade.

    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160419_dilma_ministros_jf_lk

    Migrem e indiquem o boatos.org
    Esse aqui mergulhou na lama…

    • Gilmar Lopes

      17 de maio de 2020 em 14:46

      Ué! Acho que a gente falou que a Dilma trocou mais ministros do que o Bolsonaro, né?

  16. Hudson

    17 de maio de 2020 em 1:39

    Se a média é de 80 trocas por presidente, levando em consideração que 1 presidente só pode permanecer no cargo por 8 anos. Então temos em média uma troca de 10 ministros por ano.
    Se Bolsonaro só trocou 4, como ele está em Segundo lugar?

  17. David Perez

    17 de maio de 2020 em 8:03

    Sempre acompanhei esse Site em busca da verdades mas hoje vejo que realmente tudo é tendencioso e se a pessoa tiver o mínimo de discernimento vai ver que aqui também tem tendencionismo político, nas próprias justificativas do Gilmar Lopes ele já deixa claro sua posição ao falar de momentos políticos e de problemas de saúde, quando na verdade deveria se ater aos fatos!
    Perdeu um admirador.

    • Gilmar Lopes

      17 de maio de 2020 em 14:45

      Que pena! Achei interessante mostrar os dados que encontrei em buscas na web (como sempre faço desde 2002). Um abraço e esperamos que um dia você volte a prestigiar o nosso trabalho. Abração!

  18. MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS

    17 de maio de 2020 em 8:52

    Na boa. Nunca ninguém se preocupou antes com ministros. Porque só agora vocês estão preocupados? Se continuasse o PT com o Haddad seria mais do mesmo. Vocês podem não gostar do mito assim como eu, mas tem que aceitar o fato de que ele está abrindo os olhos das pessoas. Então não sejam orgulhosos e reconheçam isso, dê os parabéns pra ele e pronto. Nesse ponto, o cara está certo.

    • Gilmar Lopes

      17 de maio de 2020 em 14:43

      Como você sabe que nunca ninguém se preocupou com ministros? Basta uma simples busca no Google pra ver que essa foi sempre uma preocupação!

  19. Lubak

    17 de maio de 2020 em 9:46

    …ou seja, é verdade!

    • Gilmar Lopes

      17 de maio de 2020 em 14:35

      Sim! É verdade!

  20. J.Sales

    17 de maio de 2020 em 11:41

    Vejo uma geração de bajuladores de Bolsonaro nada e contraditório mds e mentira o cara não erra o e sempre o puritano É de pensar que ganhou a política com mentiras.
    Seu maior inimigo são suas falácias e tolices.

  21. Otoniel De Andrade

    20 de maio de 2020 em 20:07

    Sinceramente esse cara desse site falou falou usou jogos de palavras mas não teve o caráter de dizer que sim, os outros presidentes trocaram mas ministros queno atual e não importa o tempo em que permaneceram no cargo, lamentável perdeu meu respeito único site que confiava pra fazer esse tipo de pesquisa, que vergonha e-farsas. Cadê simplesmente essa notícia é verdadeira ou essa notícia é falada. Caramba…

  22. Tony

    23 de maio de 2020 em 19:49

    Não é boato! O fato verdadeiro aqui é sim que os presidentes citados fizeram mais trocas que o Bolsonaro até agora! No primeiro ano Dilma trocou 9. Agora é esperar acabar o mantado do presidente Bolsonaro para aí sim poder fazer a comparação mas o que se discute aqui é independente de 1 ano, segundo ano ou 4 anos todos os outros trocaram bastante e até agora muito mais e ponto final. Mas ninguém fala. O presidente já está indo para o seu segundo ano
    E até agora continua em último sim o que vale é a soma geral e até agora não se pode falar que ele trocou mais pq nem acabou o mantado e não é questão de ser manipulado rapaz até pq eu posso dizer que vc tbm esta sendo manipulado

  23. Desabafo sincero

    25 de maio de 2020 em 5:40

    Observando essa discussão eu só consigo perceber que o fato por aqui é que o ser humano perdeu completamente o respeito, não conseguimos debater um assunto sem atacar e ofender a opinião oposta.
    Uma simples sessão de comentários se transforma em um campo de batalhas entre aqueles que são a favor e os que são contra, se atacando com ofensas e xingamentos vazios no momento que as pessoas deveriam se unir e fazer mais umas pelas outras.
    Não devo voltar para ver respostas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo