22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

Encontramos a origem da foto usada na Evilstick!

- Publicidade -

Finalmente descobrimos a origem de uma foto que foi notícia em 2014, quando uma dona de casa encontrou a figura demoníaca em uma varinha de brinquedo!

No vídeo dessa semana, vamos relembrar um caso curioso que ficou bastante conhecido na web em novembro de 2014, quando uma dona de casa norte-americana comprou uma varinha de brinquedo para sua filha e, ao ligar o objeto, notou uma estranha imagem lá dentro.

A varinha, quando acesa, mostrava uma figura demoníaca e a consumidora achou isso um absurdo denunciando isso pra todos os jornais! Onde já se viu uma coisa dessas?

O dono da loja onde a mãe havia comprado o brinquedo disse que as varinhas tinham vindo da China e que tava tudo encalhado há dois anos. Ele disse que nem sabia que as varinhas tinham essa imagem esquisita dentro e sua loja acabou não sofrendo nenhum problema legal por causa disso.

Mas por que estamos falando dessa história antiga hoje?

É que desde 2014 ficamos de tentar descobrir a origem dessa foto demoníaca e não conseguimos. Até que o nosso leitor e amigo Rodrigo Portillo resolveu esse mistério pra gente.

Fizemos um vídeo rápido para explicar tudo, que você pode assistir clicando no player abaixo:

Resumão

A foto assustadora usada nas famosas varinhas é da artista Butcher Ludwig. Especializada em um tipo de arte chamada gore, Butcher explicou em sua página no Facebook que sua foto foi usada sem a sua permissão.

Sobre a foto em questão, a artista (ou o artista) disse que ela foi tirada em 2002 e que a modelo se chama Audrey. A ideia da foto, segundo o fotógrafo era a de criar um vampiro viciado a procura de drogas:

Old Fake News

- Publicidade -

No dia 30 de novembro de 2019, checamos aqui no E-farsas um vídeo que tinha viralizado na época que mostrava um avião aterrissando em segurança sem uma das asas!

No filme podemos ver que durante uma acrobacia, o avião perde uma das asas, mas o piloto consegue estabilizar o aeroplano e aterrissar em segurança. Apesar de muita gente ter acreditado, o vídeo era falso!

Na verdade, as imagens foram criadas com a ajuda de computação gráfica para uma fábrica de roupas esportivas alemã chamada Killa Thrill.

Conclusão

A foto utilizada no caso que ficou conhecido como Evil Stick (ou “varinha demoníaca”, em inglês) foi surrupiada da página de um artista visual chamado Butcher Ludwig.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui