Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Evangélicos estão proibidos de assistir Star Wars?

Cinema / TV

Evangélicos estão proibidos de assistir Star Wars?

É verdade que a Ordem de Pastores do Brasil emitiu uma nota proibindo a todos os evangélicos de assistir ao sétimo episódio de Star Wars?

A notícia apareceu no dia 21 de dezembro de 2015 e afirma que a Ordem Interdenominacional de Pastores e Ministros Evangélicos do Brasil (OIPMEB) teria emitido uma nota de repúdio ao novo filme da saga Star Wars – O Despertar da Força -, pois a película estaria fazendo apologia ao satanismo e à Nova Era!

De acordo com a notícia, o pastor Elias Navarro Anunciação, presidente da OIPMEB, teria afirmado em sua carta que “cristãos não devem se permitir a hipnose imagética das entrelinhas de uma narrativa descaradamente afinada com os princípios normativos do satanismo.

O texto que foi bastante compartilhado nas redes sociais, além de ser publicado em inúmeros sites evangélicos, afirma a OIPMEB teria determinado a exclusão sumária dos evangélicos que assistirem ao filme e que os membros de igrejas com denominação pentecostal e neopentecostal efetuem o “print” de postagens de irmãos que comentem positivamente o novo Star Wars.

Será que isso é verdade?

Evangélicos estariam proibidos de assistir ao novo Star Wars! Será verdade?(foto: Reprodução/Facebook)

Evangélicos estariam proibidos de assistir ao novo Star Wars! Será verdade?(foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A notícia possui várias características de um boato virtual:

  • Não é datado;
  • Cita nomes de pessoas e de instituições que não existem;
  • Trata de um assunto que está em alta no momento;

Uma busca na web pelo nome do pastor Elias Navarro Anunciação, citado na “reportagem” como presidente da OIPMEB, só aparece em sites e blogs que copiaram o mesmo texto. Da mesma forma, só encontramos a sigla “OIPMEB” em publicações semelhantes!

Ao que tudo indica, tanto o pastor quanto essa ordem não existem. Ou, se existem, estão muito bem escondidos na internet…

O que existe, na verdade, é o Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB), cujo o site não apresenta nenhuma nota a respeito de Star Wars!

Há também a Ordem de Ministros Evangélicos Independentes do Brasil (ORMEIB) – cujo o presidente é o bispo Elias Dias Rodrigues – e, igualmente, não há nenhuma menção ao filme em seu site.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mais difícil do que encontrar o site da OIPMEB é achar a suposta nota de repúdio. Nenhum dos sites que publicaram a matéria mostrou a tal nota.

Origem

Essa notícia falsa é uma invenção do site humorístico ENFU, muito conhecido aqui no E-farsas por criar inúmeras brincadeiras que acabam se espalhando pela rede como se fossem reais!

Já desmentimos aqui outras notícias inventadas pelos humoristas do ENFU como, por exemplo, a do homem que teria casado com a própria filha e que Tiririca teria escrito uma carta dizendo que assumiria a presidência do Brasil.   

O boato sobre a proibição dos evangélicos a Star Wars foi publicada no ENFU no dia 21 de dezembro de 2015, apenas 4 dias após a estreia do filme “O Despertar da Força” nos cinemas, quando o assunto estava em alta na internet! 

No Google Trends podemos ver que nunca se buscou tanto pelo termo “Star Wars” desde 2005!

trends-star_wars

O ENFU, de acordo com a definição dada pelos redatores da página, é um blog com humor, não podendo ser levado a sério!

O Vaticano não gostou do filme

Já no Vaticano, o jornal L’Osservatore Romano fez sérias críticas ao filme Star Wars: O Despertar da Força. O jornal, que pertence à Santa Sé e faz críticas de filmes há várias décadas, afirmou que o sétimo episódio da franquia Star Wars é “confuso e vago” além de não deixar evidente a representação da maldade no enredo!

O Vaticano classificou o novo Star Wars como "confuso e vago" além de não representar a maldade! (foto: Divulgação)

O Vaticano classificou o novo Star Wars como “confuso e vago” além de não representar a maldade! (foto: Divulgação)

Conclusão

Os evangélicos não foram proibidos por uma Ordem de ver o novo filme de Star Wars! Essa notícia foi criada por um blog humorístico famoso aqui no E-farsas por criar notícias falsas e engraçadas, mas que muita gente acaba acreditando!

Continue lendo
35 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo