Tiririca escreveu uma carta dizendo que assumiria a Presidência?

Share Button

Em carta, deputado federal Tiririca teria afirmado que não tem vergonha de ser honesto e que assumiria com tristeza a Presidência da República! Será verdade?

Poucos dias após o boato afirmando que o deputado federal Tiririca seria o quinto político na lista de sucessores da presidente em caso de impeachment, uma carta atribuída a ele começou a circular na web.

No texto, Tiririca diz saber que seu nome foi apontado como o único a ter a ficha limpa e que assumiria o cargo de presidente com tristeza. O humorista também teria escrito que seus adversários e preconceituosos que questionaram sua pequena escolaridade iriam se surpreender com o sucesso dele no cargo. “Os humilhados serão exaltados”, teria dito o político!

Será que essa carta é real?

Será que ela foi mesmo escrita pelo deputado federal?

Carta escrita por Tiririca se espalhou na rede! Será verdade? (foto: Divulgação)

Carta escrita por Tiririca se espalhou na rede! Será verdade? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, é deputado federal e cumpre o seu segundo mandato. Eleito com mais de um milhão de votos, esse humorista foi um dos assuntos mais comentados na primeira semana de dezembro de 2015, quando um boato envolvendo o seu nome se espalhou pelas redes sociais.

Conforme explicamos aqui no E-farsas, diferente do que afirmaram por aí, o deputado federal Tiririca não é o quinto politico na lista sucessória para assumir o cargo de presidente no caso de impeachment de Dilma Rousseff.

Agora, o boato da vez diz que uma carta escrita por ele estaria afirmando que ele assumiria o cargo com tristeza.

No entanto, a carta não é de sua autoria!

Em nota enviada ao jornal Diário de Pernambuco, a assessoria do deputado disse que o político não escreveu a carta.

Além disso, se fizermos uma busca na web, vamos descobrir que essa carta surgiu no mesmo blog humorístico de onde havia nascido o boato anterior sobre Tiririca poder virar presidente: O Enfu!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Em uma publicação do dia 08 de dezembro de 2015, os redatores desse blog recheado de notícias falsas criaram mais essa brincadeira, que logo se espalhou através das redes sociais!

Abaixo, o texto da carta que teria sido escrita por Tiririca

Brasília, 08 de dezembro de 2015.

Na última semana nas redes sociais apareci em muitas postagens que apontavam meu nome como possível substituto da presidenta Dilma em caso de impedimento. Sim, eu escrevo impedimento porque eu sou brasileiro e não sou obrigado a escrever em inglês.

Em primeiro lugar quero dizer que não me orgulho de ser o único ficha limpa na linha sucessória. Não me orgulho de ser ficha limpa. Ser honesto não é nenhuma vantagem. Ser honesto é obrigação de todos. É o mínimo que alguém precisa para exercer qualquer cargo público. Não envergonharia a memória de minha mãe nem trairia a admiração dos meus filhos por causa de dinheiro ou poder.

Em segundo lugar digo aos brasileiros, e em especial aos meus eleitores que se por acaso acontecer o impedimento eu não fugirei a esta responsabilidade que a situação política pode trazer. Assumirei com tristeza este cargo que nunca imaginei que um dia viesse ocupar. Penso que o voto que deve levar as pessoas aos cargos políticos, não estes atalhos que existem em nosso sistema político. Se for a vontade de Deus eu estar ali, eu estarei. Pedirei ao nosso Senhor a orientação para fazer dos próximos três anos um período de paz e esperança para todos os brasileiros.

Em terceiro lugar quero dizer algo muito especial aos adversários e preconceituosos que disseram que minha pequena escolaridade não me habilitaria a ser um representante do povo; Os humilhados serão exaltados.

Fiquem com Deus. Mantenham-se em oração para que o melhor aconteça para nosso Brasil. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Enquanto os homens brigam pelo poder, a gente luta pela esperança no Brasil melhor para todos.

Francisco Everardo Oliveira Silva

Deputado Federal

 

Conclusão

A carta que teria sido escrita por Tiririca é invenção de um blog de humor!

Share Button
Falso, Política
, , , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

4 comentários

  1. Sedgewick Sexton

    Uma hora chamam o cara de analfabeto, na outra atribuem a ele a autoria de uma carta que parece ter sido escrita por um doutor.
    Eita povinho indeciso.

  2. Helen

    Gilmar, você atendeu meu pedido e ando vendo mais ”o corpo” do boato na íntegra na publicação, fica muito melhor assim por quem não presenciou o mesmo por aí!!

    Está ótimo, adorei!!

  3. Já imaginou? Tiririca para presidente do nosso pais?
    chega a ser um caso a pensar, imaginando o fato de como estamos atualmente e de como está o mandato de nossa presidentA, pior que tá não fica, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *