16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

Fake em Nóis: A Black Friday surgiu da época da venda de escravos?

- Publicidade -

Gilmar Lopes e Pirulla explicam se é verdade ou mentira que a Black Friday surgiu na época dos escravos, nos Estados Unidos! Assista e descubra com a gente!

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e virou um dia em que as lojas fazem uma limpa de estoque (deixando o espaço livre para receber os produtos novos para o natal), mas muita gente espalhou que o termo só surgiu na época da escravatura e que essa última sexta-feira do mês de novembro era usada para a venda dos escravos.

Será que isso é verdade mesmo?

Para responder a essa pergunta, Gilmar Lopes e Pirulla pesquisaram a fundo as origens da Black Friday e explicam tudo nesse episódio do Fake em Nóis. Para ver na íntegra o que descobrimos, clique no vídeo a seguir:

Muito obrigado pela audiência! O Fake em Nóis vai ao ar toda terça-feira, às 10 da manhã, e você pode assinar o canal clicando aqui!

Link consultado

A Black Friday surgiu no comércio de escravos?

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu conheço outra explicação para o termo “Black Friday” e sugiro uma abordagem do e-farsas: antigamente, a escrituração contábil era feira à mão e era usado tinta azul quando o saldo era positivo, lucro, e quando era preciso realçar o prejuízo nos lançamentos, usava-se a cor preta. Aí, como as vendas do Dia de Graças não alcançava o objetivo, os produtos comprados e não vendidos, deveria ser oferecidos em promoções para obtenção de capital para novas compras para o Natal. Daí o Black Friday. No Brsil, no lugar da cor preta, adotou-se a cor vermelha. Bem que poderia ser “red friday’ no Brasil (Não!!! Petismo, não!!!). Pergunta: “verdadeiro ou falso”?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui