Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de astronauta segurando um saco com maconha é verdadeira ou falsa?

Falso

Foto de astronauta segurando um saco com maconha é verdadeira ou falsa?

Foto de astronauta segurando um saco com maconha é verdadeira ou falsa?

No início de junho de 2020, um determinado perfil que possui contas no Twitter e no Facebook chamado “Espaço Cannábico” divulgou como autêntica uma foto muito questionável. Nela, era possível ver um astronauta, supostamente da NASA, segurando o que parecia ser um pacote com maconha.

Eis a legenda:

SpaceX e Nasa divulgaram mais uma foto de um dos astronautas

Tuíte do perfil “Espaço Cannábico”.

Publicação da página “Espaço Cannábico”.

Vale a pena destacar que a o perfil “Espaço Cannábico” no Twitter possui cerca de 128 mil seguidores, sendo que o tuíte obteve cerca de 1.100 compatilhamentos e mais de 4 mil curtidas (arquivo)! Já a página no Facebook possui cerca de 60 mil seguidores e a publicação gerou pouco mais de 750 compartilhamentos (arquivo), ou seja, muita gente foi exposta a essa foto.

Entretanto, será que essa foto é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Originalmente, havia ovinhos de Páscoa coloridos, não maconha dentro daquela embalagem plástica! Além disso, a versão verdadeira dessa foto foi publicada pelo astronauta canadense Chris Hadfield, em sua própria conta no Twitter, no dia 31 de março de 2013!

Embora ele tenha trabalhado ao longo de sua carreira para a NASA (atualmente aposentado), Chris Hadfield era um astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Originalmente, havia ovinhos de Páscoa coloridos, não maconha dentro daquela embalagem plástica!

Uma Informação Interessante Sobre a NASA

Em 2018, o site norte-americano “Snopes” já havia verificado essa foto e fez uma observação muito interessante. Além da foto de Chris Hadfield segurando um saco com maconha ser falsa, é improvável que qualquer outra foto de astronautas da NASA (ou trabalhando para a NASA) portando acessórios para consumo de drogas ou utilizando substâncias consideradas ilegais seja autêntica! Isso porque a NASA é considerada um local de trabalho livre de drogas desde a década de 1980!

De acordo com o chamado “Drug-Free Workplace Act” de 1988, uma lei implementada por Ronald Reagan, as empresas que recebem contratos federais de US$ 100.000 ou mais devem manter uma política de ambiente livre de drogas. Conforme vocês devem imaginar, os projetos da NASA geralmente custam muito mais que isso. Logo, muito dificilmente alguém irá colocar publicamente sua reputação, seu emprego e a agência onde trabalha em maus lençóis.

É importante ressaltar que isso não é impossível, mas, conforme dissemos anteriormente, é considerado como algo improvável.

Conclusão

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Originalmente, havia ovinhos de Páscoa coloridos, não maconha dentro daquela embalagem plástica! Além disso, a versão verdadeira dessa foto foi publicada pelo astronauta canadense Chris Hadfield, em sua própria conta no Twitter, no dia 31 de março de 2013!

Embora ele tenha trabalhado ao longo de sua carreira para a NASA (atualmente aposentado), Chris Hadfield, era um astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA).

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Maria

    18 de junho de 2020 em 16:19

    Nossa, é muito MACONHEIRO, heim!? 😐 Não vou discutir isso, mas imagino que o fato de terem colocado no texto a SpaceX é também porque seu CEO, Ellon Musk, gerou polêmica ao fumar maconha ao vivo num Podcast e gerou muita revolta, especialmente nos acionistas, gerando prejuízos. 😐

    https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/cigarro-de-maconha-que-elon-musk-fumou-custou-us-5-milhoes-aos-cidadaos-dos-eua/91672

    https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2018/09/07/isso-e-legal-ne-musk-fuma-maconha-apos-revelar-plano-de-aviao-eletrico.htm

    https://canaltech.com.br/mercado/elon-musk-fuma-maconha-em-programa-ao-vivo-e-executivos-da-tesla-pedem-demissao-122106/

    • Mlon Eusk

      18 de junho de 2020 em 18:16

      A SpaceX não tem ações públicas, Maria. Talvez você queira dizer investidores, não acionistas.

      • Maria

        18 de junho de 2020 em 20:37

        @Mlon Eusk , hummmm… 😐 Pensei que tivesse. De qualquer forma, muita gente que colocou dinheiro lá deve ter ficada irritada com essa mancada dele. 😐 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Laura K.

    18 de junho de 2020 em 16:23

    Meu comentário em outra matéria rendeu um pequeno rebuliço, mas falando sobre essa matéria: é óbvio que a imagem foi manipulada digitalmente.

    • Maria

      19 de junho de 2020 em 5:34

      @Laura K , não se “encuque” com isso. TODOS NÓS erramos algumas vezes e NENHUM de nós somos “donos(as) da Verdade”. O que é importante são as ATITUDES/AÇÕES após: se vai se desculpar, retratar, consertar, insistir, apostar ou continuar no erro ou errando, aprender com os erros, ficar em silêncio ou simplesmente deletar (erro 404). 😉

      • Laura K.

        19 de junho de 2020 em 9:27

        De onde que eu encuquei? Sei que todos nós não somos os donos da verdade, mas eu só fui dar minha opinião sobre aquela matéria, desculpa se eu te deixei incomodado(a) com isso.

        • Maria

          19 de junho de 2020 em 16:15

          @Laura K. , somente MENTIROSOS ou os que apoiam, disseminam, compartilham etc (mesmo depois de serem desmascaradas) me deixam incomodada. Você não sendo um deles tá limpo. 😉

  3. Laura K.

    18 de junho de 2020 em 16:27

    É óbvio que a imagem foi manipulada digitalmente.

  4. Chorar e bom,mas rir e melhor😂

    18 de junho de 2020 em 22:37

    Eu:biscoito muito quebrado.no titulo 🚬maconha🚬.eu:QUE MERDA EM(MEME).piloto da aeronáutica do bolsonaro:viu seu policia não só só eu.Pablo Escobar:isso não e justo,eu era o maior traficante do mundo.(eu sei que eram ovos,vi antes de escrever.

  5. Corongão

    20 de junho de 2020 em 10:02

    Como será que ele faria para fumar um baseado no espaço, se a combustão requer oxigênio?

    • Vitor

      20 de junho de 2020 em 16:37

      Se não conseguiu perceber pela falta de traje especial, tem oxigênio dentro da ISS

      • Corongão

        21 de junho de 2020 em 16:17

        Aham, daí vou usar esse oxigênio só pra queimar um baseado. Será que é melhor fazer isso dentro ou fora do traje?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo