Foto de astronauta segurando um saco com maconha é verdadeira ou falsa?

24
8743

No início de junho de 2020, um determinado perfil que possui contas no Twitter e no Facebook chamado “Espaço Cannábico” divulgou como autêntica uma foto muito questionável. Nela, era possível ver um astronauta, supostamente da NASA, segurando o que parecia ser um pacote com maconha.

Eis a legenda:

SpaceX e Nasa divulgaram mais uma foto de um dos astronautas

Tuíte do perfil “Espaço Cannábico”.
Publicação da página “Espaço Cannábico”.

Vale a pena destacar que a o perfil “Espaço Cannábico” no Twitter possui cerca de 128 mil seguidores, sendo que o tuíte obteve cerca de 1.100 compatilhamentos e mais de 4 mil curtidas (arquivo)! Já a página no Facebook possui cerca de 60 mil seguidores e a publicação gerou pouco mais de 750 compartilhamentos (arquivo), ou seja, muita gente foi exposta a essa foto.

Entretanto, será que essa foto é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Originalmente, havia ovinhos de Páscoa coloridos, não maconha dentro daquela embalagem plástica! Além disso, a versão verdadeira dessa foto foi publicada pelo astronauta canadense Chris Hadfield, em sua própria conta no Twitter, no dia 31 de março de 2013!

Embora ele tenha trabalhado ao longo de sua carreira para a NASA (atualmente aposentado), Chris Hadfield era um astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA).

Originalmente, havia ovinhos de Páscoa coloridos, não maconha dentro daquela embalagem plástica!

Uma Informação Interessante Sobre a NASA

Em 2018, o site norte-americano “Snopes” já havia verificado essa foto e fez uma observação muito interessante. Além da foto de Chris Hadfield segurando um saco com maconha ser falsa, é improvável que qualquer outra foto de astronautas da NASA (ou trabalhando para a NASA) portando acessórios para consumo de drogas ou utilizando substâncias consideradas ilegais seja autêntica! Isso porque a NASA é considerada um local de trabalho livre de drogas desde a década de 1980!

De acordo com o chamado “Drug-Free Workplace Act” de 1988, uma lei implementada por Ronald Reagan, as empresas que recebem contratos federais de US$ 100.000 ou mais devem manter uma política de ambiente livre de drogas. Conforme vocês devem imaginar, os projetos da NASA geralmente custam muito mais que isso. Logo, muito dificilmente alguém irá colocar publicamente sua reputação, seu emprego e a agência onde trabalha em maus lençóis.

É importante ressaltar que isso não é impossível, mas, conforme dissemos anteriormente, é considerado como algo improvável.

Conclusão

Falso! A foto foi manipulada digitalmente! Originalmente, havia ovinhos de Páscoa coloridos, não maconha dentro daquela embalagem plástica! Além disso, a versão verdadeira dessa foto foi publicada pelo astronauta canadense Chris Hadfield, em sua própria conta no Twitter, no dia 31 de março de 2013!

Embora ele tenha trabalhado ao longo de sua carreira para a NASA (atualmente aposentado), Chris Hadfield, era um astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA).