Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra onça Juma, que acompanhou a tocha olímpica, morta! Será?

Animais

Foto mostra onça Juma, que acompanhou a tocha olímpica, morta! Será?

Será verdadeira a foto que mostra o corpo da onça Juma, que foi morta depois de participar da cerimônia com a tocha olímpica, em Manaus?

As fotos apareceram nas redes sociais no dia 21 de junho de 2016 e mostram uma onça pintada morta, banhada em seu próprio sangue, jogada no concreto!

O texto que acompanha as imagens afirma que o bicho seria a onça Juma, que participou de uma cerimônia com a tocha olímpica na cidade de Manaus (AM), no dia 20 de junho de 2016. Será que essa imagem é mesmo da Juma?

Verdade ou farsa?

Essa seria a Onça Juma, morta por soldados do Exército! Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

Essa seria a Onça Juma, morta por soldados do Exército! Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA),  após a solenidade olímpica ocorrida em Manaus no dia 20 de junho, uma das onças (o órgão não confirmou se era mesmo a Juma) escapou do zoológico do centro do Exército e um grupo de veterinários tentou recupera-la com tiros de tranquilizantes, mas o animal teria avançado em um soldado.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”, diz a nota do Comando Militar.

Abaixo, a nota na íntegra:

1. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informa que, no dia 20 de junho de 2016, no final da manhã, uma onça veio a escapar no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) , que no momento do ocorrido se encontrava fechado, vazio e em segurança.

2. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.
3. O Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.

Atenciosamente,

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA

Infelizmente, Juma (ou a sua “irmã”) morreu…

No entanto, as fotos que mostram o animal morto não são da mesma onça! Na verdade, o animal da fotografia morreu em 2013, vítima de um atropelamento no quilômetro 62 da BR-174 (Manaus/Boa Vista). A onça ainda chegou a ser levada para cuidados, mas morreu a caminho do posto policial.

Segundo o que foi apurado na ocasião, o felino teria levado tiros antes de ser atropelado!

Conclusão

A onça que participou de uma solenidade com a tocha olímpica foi morta com um tiro de pistola (o Exército não confirmou se é a mesma onça), mas as fotos que estão sendo compartilhadas pelas redes sociais são de outra onça que morreu atropelada em 2013.

Continue lendo
18 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo