21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Furacão pode atingir o Brasil ainda esta semana! Será?

- Publicidade -

Notícia que circula pelas redes sociais alerta sobre o risco da chegada de um furacão no Brasil no final dessa semana assusta internautas, mas será que essa história é real?

O alerta apareceu em diversos blogs e sites e também nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2013. De acordo com texto, meteorologistas estariam avisando a todos que um furacão mais forte do que o Katrina (que devastou os EUA em 2005) irá atingir o Brasil no próximo final de semana e seus efeitos serão devastadores!

Mas será que isso é verdade ou farsa?

Notícia afirma que um furacão pode atingir o Brasil nesse final de semana. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Notícia afirma que um furacão pode atingir o Brasil nesse final de semana. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdade ou farsa?

É farsa!

O texto possui algumas das muitas características que denunciam um bom boato eletrônico e que já mostramos aqui no E-farsas:

  • Não é datado
  • Cita nomes de instituições (que existem ou não)
  • Cita nomes de pessoas com cargos importantes (que existem ou não)
  • Trata de um assunto que chame a atenção de muita gente

Notícia não datada

Conforme já mencionamos diversas vezes, a maioria dos hoaxes que rondam a internet não é datada. Dessa forma, quem ler o texto pela primeira vez pode achar que a notícia é recente e o texto pode voltar a aparecer sempre na web.

No caso, o alerta diz que o furacão atingirá o Brasil “ainda essa semana”, mas o texto apareceu no dia 21 de novembro de 2013 e, até agora, nem sinal do tal fenômeno.

Cita nomes de instituições

O texto também cita como fonte um instituto chamado IMBRAIM (Instituto de Meteorologista Brasileiro Associado Internamente). Nem é preciso dizer que não encontramos o tal órgão em uma busca no Google porque, é claro, ele não existe.

- Publicidade -

Tanto o Instituto quanto o “capitão de emergências do IMBRAIM” foram colocados no texto apenas para dar mais credibilidade ao artigo.

Assunto que chama atenção

A possibilidade de um furacão atingir o Brasil pode ser motivo para que muitas pessoas acessem e repassem a noticia. Só para termos uma noção, a publicação original do artigo teve mais 35 mil curtidas!

No entanto, as chances de sermos “visitados” por furacões aqui no Brasil são mínimas. A notícia foi desmentida por vários órgãos como o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina):

Reprodução da nota publicada no site da Ciram desmentindo essa notícia do furacão brasileiro
Reprodução da nota publicada no site da Ciram desmentindo essa notícia do furacão brasileiro

A história também desmentida pela A meteorologista Josélia Pegorim, no site ClimaTempo, como podemos ver no vídeo abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/-XJBF2C_1TI” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Origens

Como você deve ter visto no vídeo acima, quem inventou essa notícia foi o site humorístico Jornal VDD no dia 21 de novembro de 2013. No rodapé do site há o seguinte aviso que deixa bem claro que não se pode levar a sério nada do que é publicado lá:

Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não.

A partir dessa publicação no Jornal VDD, vários blogs e sites passaram a reproduzir a matéria, alguns achando que a notícia era real. Daí, o boato se espalhou na web.

 

A foto usada na manchete

Uma imagem vale mais do que mil palavras e os autores tinham que colocar uma foto que causasse impacto no leitor. Pois bem, a foto de um furacão usada para ilustrar a matéria é, na verdade, de um tornado que atingiu um região do Texas, nos Estados Unidos:

tornade-in-texas_w580_h464

 

Conclusão

Notícia falsa! O texto é mais uma invenção de um site de humor.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar e sobre aquela notícia que algumas crianças acharam uma passagem secreta dentro da casa ?

    Você achou alguma coisa. Eu não vi nenhum site falando a respeito sobre a veracidade do caso.

  2. “Notícia que circula pelas redes sociais”

    Só por isso já se pode concluir de que se trata de uma farsa. Nunca falha.

    E como de costume, sites de fake news mostrando o quanto o internauta brasileiro médio é um ser super inteligente.

  3. pode-se dizer quando os site ou blogs criam essas mentiras eles pensam em apenas em si próprios
    ao invés de procurar uma verdade para divulgar ficam criando mentiras e adquirindo para si plateias e ficam ricos
    por apenas dizer mentiras e o povo acredita
    e não adianta dizer que é apenas um site de humor que criou isso que não é pra levar a serio pois isso deveria ser considerado um crime mentir contra o povo.

  4. Me lembrei de uma daquelas noticias de que o mundo iria acabar com dia e hora marcados e quando o tal dia chegou não aconteceu nada, e fui comemorar comendo feijão tropeiro e churrasco e bebendo muita cerveja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui