Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Garota engravida de chimpanzé e revoluciona a ciência! Será?

Garota teria engravidado de um chimpanzé e revoluciona a ciência! Será?

Animais

Garota engravida de chimpanzé e revoluciona a ciência! Será?

Muita gente espalhou a notícia de uma garota amazonense que teria engravidado de um chimpanzé! Mas será que essa história é real? Veja o que descobrimos.

Em julho de 2011, vários sites e blogs começaram a publicar a notícia insólita:

Garota engravida de chimpanzé e revoluciona a ciência!

De acordo com o texto, o estranho caso teria ocorrido em Manicoré, no interior do estado do Amazonas. Uma moça de 19 anos estaria grávida de um macaco e atraiu a atenção de vários cientistas do mundo todo. Até uma equipe da NASA foi chamada para estudar a gravidez inédita na história da humanidade.

A reportagem vem acompanhada de uma imagem que ilustra a matéria.

Garota teria engravidado de um chimpanzé e revoluciona a ciência! Será?

Garota teria engravidado de um chimpanzé e revoluciona a ciência! Será? (reprodução)

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

É claro que é falsa! Esse fato nunca ocorreu.

Os chimpanzés não vivem nas selvas brasileiras. Caso fosse verdade, seria um macaco de cativeiro. Geralmente, esse bicho não se dá muito bem enjaulado (ou até mesmo”socializado”) após atingir a fase pré-adulta. O macho tende a ficar bastante agressivo…

Outro detalhe que merece atenção é que, salvo em pouquíssimas exceções, o cruzamento entre espécies diferentes não resulta em prole! No caso dos chimpanzés, eles possuem entre 98 e 99% de semelhança com o DNA humano, mas essa pequena distancia cromossômica já é suficiente (agregada a inúmeros outros fatores) para inviabilizar a fertilização.

Pesquisas sobre o cruzamento entre macacos e humanos

Só a titulo de curiosidade, é bom mencionarmos que na década 1920, a então União Soviética financiou o biólogo Ilya Ivanovich Ivanov para pesquisas sobre uma possível criação de seres híbridos de macacos com humanos. O projeto conhecido como Humanzee durou mais de 10 anos e não deu nenhum resultado positivo. Todas as tentativas de inseminação do esperma humano em óvulos símios não resultaram em gravidez.

Voltando à notícia da moça grávida de um chipanzé, mais uma dúvida surge: O que a NASA tem a ver com o assunto? Por que a Agência Espacial Americana se meteria com o acontecido?

A fotomontagem

A imagem usada para ilustrar a matéria é uma junção de duas outras fotos que não têm nada a ver com a notícia!

Como você pode ver no quadro abaixo, o retrato do chipanzé foi tirado de uma pesquisa postada em espanhol no site El Mundo sobre a habilidade desse macaco em criar ferramentas para lhe ajudar a conseguir alimentos. A foto é de autoria de Miquel Llorente.

Já a barriga faz parte de outra fotografia, de autoria de Ana Kelly do Egito, da Galeria de fotos do AKEstudio.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Análise da foto da garota gravida de um chipanzé!

Análise da foto da garota gravida de um chipanzé! (Acima: reprodução. À esquerda: Miquel Llorente. À direita: Ana Kelly do Egito)

O Autor da falsa notícia

Na verdade, essa notícia foi inventada pelo site de humor G17 e publicada no dia 25 de junho de 2011. O slogan do G17 é “O portal de humor sem compromisso com a verdade!”.

Mas, apesar da farsa em histórias desse tipo ser tão óbvia, muita gente acreditou! Vários blogs e sites de notícias apenas copiaram a brincadeira e republicaram em suas “homes” como se fosse real.

Jornal Correio do Povo - Alagoas

Jornal Correio do Povo - Alagoas

 

Jornal Sidrolândia News - A mesma notícia!

Jornal Sidrolândia News - A mesma notícia!

 

Nova Notícias!

Nova Notícias!

MS Cidades

MS Cidades

 

Fatima News

Fatima News

Pioneiros?

O G17 não foi o primeiro e/ou o único a ter a idéia de fazer uma brincadeira com a falsa grávida de um macaco! Em 2009, o Stupid News – outro site humorístico – postou uma notícia de uma mulher que estaria grávida de quatro meses de um pequeno símio quando foi presa nos EUA, processada e deportada para a Tailândia. Na verdade, tratava-se de uma paródia em cima de uma noticia real, publicada no Planeta Bizarro do portal G1 em dezembro de 2008. Na época, uma mulher se passou por grávida para tentar entrar nos Estados Unidos com um macaquinho escondido sob a roupa e foi presa e processada.

Conclusão

História falsa! Nenhuma garota está grávida de chimpanzés. Tudo não passou de uma brincadeira de um site de humor (muito bom, por sinal!)

Sites pesquisados:

Continue lendo
19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo