15.5 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

Homem que tirou fotos ao lado do corpo de Maradona foi encontrado morto?

- Publicidade -

Recentemente, diversos usuários brasileiros nas redes sociais passaram a propagar uma história um tanto quanto assombrosa. Muitos vêm alegando, que um funcionário de uma funerária, que tirou fotos ao lado do corpo de Maradona, havia sido encontrado morto numa caçamba de lixo.

Esse caso foi trazido ao nosso conhecimento através do Thiago, um moderadores de nosso grupo no Facebook.

Exemplo de publicação no Facebook.

Outro exemplo de publicação no Facebook.

Alguns tuítes disseminando que o homem havia sido encontrado morto.

Mais alguns tuítes disseminando que o homem havia sido encontrado morto.

Juntamente com essa alegação circula um vídeo do momento em que esse corpo foi encontrado.

Captura de tela do vídeo que circula nas redes sociais.

Entretanto, será que essa história é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Embora o vídeo seja verdadeiro, não se trata de nenhum dos três funcionários de uma funerária, que tiraram fotos ao lado do corpo de Maradona.

- Publicidade -

Na verdade, o vídeo retrata um caso ocorrido em março de 2020, na cidade argentina de San Martín, que fica localizada na província de Buenos Aires. O corpo do homem em questão foi encontrado coberto com lixo dentro de uma caçamba verde. A polícia local identificou o corpo como sendo de Alejandro Gabriel Delfino, 39 anos.

O corpo é fisicamente parecido com um dos funcionários da funerária, que se chama Diego Molina, e que foi despedido após o caso viralizar nas redes sociais. Contudo, conforme acabamos de dizer, não se trata da mesma pessoa.

A Origem do Boato

Aparentemente, toda essa história foi severamente amplificada no Twitter através de um perfil chamado “Clarin Deportes” (@AdictBarcelona), que tentava imitar o perfil oficial da seção esportiva do jornal argentino “Clarín” (@clarin_deportes). Inicialmente, no dia 26 de novembro, o perfil falso divulgou que havia sido encontrado o corpo do funcionário demitido.

E, para tentar dar mais credibilidade a essa história, o responsável pela conta também propagou o link de uma notícia verdadeira do Clarín, que falava sobre a demissão desse funcionário, mas que não comentava absolutamente nada sobre sua morte.

Inicialmente, no dia 26 de novembro, o perfil falso divulgou que havia sido encontrado o corpo do funcionário demitido.

No dia seguinte (27), o perfil “dobrou a aposta” e divulgou um vídeo mostrando o momento que o corpo teria sido encontrado.

No dia seguinte (27), o perfil “dobrou a aposta” e divulgou um vídeo mostrando o momento que o corpo teria sido encontrado.

Assim sendo, diversas captura de tela, de ambos os tuítes, passaram a viralizar em outras redes, a exemplo do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Conclusão

Falso! Embora o vídeo seja verdadeiro, não se trata de nenhum dos três funcionários de uma funerária, que tiraram fotos ao lado do corpo de Maradona. Na verdade, o vídeo retrata um caso ocorrido em março de 2020, na cidade argentina de San Martín, que fica localizada na província de Buenos Aires. O corpo do homem em questão foi encontrado coberto com lixo dentro de uma caçamba verde. A polícia local identificou o corpo como sendo de Alejandro Gabriel Delfino, 39 anos.

O corpo é fisicamente parecido com um dos funcionários da funerária, que se chama Diego Molina, e que foi despedido após o caso viralizar nas redes sociais. Contudo, conforme acabamos de dizer, não se trata da mesma pessoa.

Além disso, uma vez que esse caso envolve múltiplos elementos desinformativos, o classificamos como “Falso” em vez de “Fora de Contexto”.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui