Recentemente, diversos usuários brasileiros nas redes sociais passaram a propagar uma história um tanto quanto assombrosa. Muitos vêm alegando, que um funcionário de uma funerária, que tirou fotos ao lado do corpo de Maradona, havia sido encontrado morto numa caçamba de lixo.
No dia seguinte (27), o perfil “dobrou a aposta” e divulgou um vídeo mostrando o momento que o corpo teria sido encontrado.
Assim sendo, diversas captura de tela, de ambos os tuítes, passaram a viralizar em outras redes, a exemplo do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Conclusão
Falso! Embora o vídeo seja verdadeiro, não se trata de nenhum dos três funcionários de uma funerária, que tiraram fotos ao lado do corpo de Maradona. Na verdade, o vídeo retrata um caso ocorrido em março de 2020, na cidade argentina de San Martín, que fica localizada na província de Buenos Aires. O corpo do homem em questão foi encontrado coberto com lixo dentro de uma caçamba verde. A polícia local identificou o corpo como sendo de Alejandro Gabriel Delfino, 39 anos.
O corpo é fisicamente parecido com um dos funcionários da funerária, que se chama Diego Molina, e que foi despedido após o caso viralizar nas redes sociais. Contudo, conforme acabamos de dizer, não se trata da mesma pessoa.
Além disso, uma vez que esse caso envolve múltiplos elementos desinformativos, o classificamos como “Falso” em vez de “Fora de Contexto”.
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.