Incrível! As estátuas da Ilha da Páscoa possuem corpos!

17
44059
Os Moai possui corpos!
Os Moai possui corpos! Verdadeiro ou farsa!

Notícia que circula pela web afirma que as estátuas da Ilha de Páscoa possuem corpos. Uma descoberta que faz aumentar ainda mais o mistério em torno do local! Mas será que isso é verdadeiro ou farsa?

A história apareceu há um tempinho em blogs, sites e através das redes sociais: Uma expedição de arqueólogos/historiadores acabou por descobrir algo que deixou a todos boquiabertos! As estátuas da famosa e misteriosa Ilha da Páscoa possuem corpos!

De acordo com as fotos que acompanham o texto (que começou a se espalhar por aí em maio de 2012), ao cavarem ao redor das grandes cabeças de pedra da Ilha, descobriram que há vários metros das estátuas enterradas no solo.

Os Moai (como são conhecidas essas esculturas) possuem corpo? Será que isso é verdadeiro ou farsa?

Os Moai possui corpos!
Os Moai possui corpos! Verdadeiro ou falso!

Verdadeiro ou falso?

Por incrível que pareça, a história é real!

Os Moai são enormes esculturas (887, para ser exato) de pedra e estão espalhadas por toda a Ilha de Páscoa, no Chile. Foram construídas por volta dos anos de 1200 a 1500 D.C pelo povo Rapanui.

Nada de novidade

Apesar da grande descoberta ser real (sim, as estátuas possuem corpos mesmo!), a notícia não é nova. Há muitos anos já se sabia que as enigmáticas estátuas não eram “só cabeça”. Acontece que já estamos tão acostumados a ver fotos famosas como essa aí embaixo que nunca nos questionamos se haveria algo mais enterrado no chão.

moai_famosa - foto famosa mostra apenas as cabeças!
Foto famosa mostra apenas as cabeças das estátuas!

 

No entanto, podemos encontrar fotos antigas que mostram várias delas de corpo inteiro:

Foto antiga mostra as estátuas com corpos!
Foto mais antiga mostra as estátuas com corpos!

 

Origens

Em outubro de 2011, foram iniciadas as escavações do chamado Projeto 5 que começaram a revelar por completo os corpos das estátuas feitas de material vulcânico. As fotos feitas pelos coordenadores do projeto foram postadas no site da Easter Island Statue Project e, em maio de 2012, uma página do Alltop as publicou como se fossem recentes.

O post no Alltops deve ter se baseado em um artigo do ThinkBox publicado no dia 10 de maio de 2012 sobre a grande descoberta.

Um dia depois, outro blog – o Mary Sue – também publicou a notícia. Daí, o “achado” se espalhou pela web.

Conclusão

História real! As estátuas Moai da Ilha da Páscoa possuem corpos também! Há muito tempo já se sabia disso, mas a notícia veio fazer sucesso na internet só agora, em 2012. Vai entender esse mundo…

Sites pesquisados