14.6 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Incrível ilusão em uma escadaria em Rochester!

- Publicidade -

Escadas de um edifício em Nova York chamam atenção por uma particularidade: ao subir o descer, se chega sempre ao mesmo lugar! Verdadeiro ou falso?

A estranha construção teria sido idealizada por um arquiteto em Rochester – uma cidade de Nova York – e é um projeto que desafia as leis da física (e da lógica): Alguns lances de escadas que chegam sempre ao mesmo lugar, independente se o visitante está subindo ou descendo.

Alguns vídeos publicados na web mostram a curiosidade. Várias pessoas subindo as escadas e, ao virarem o lance, acabam aparecendo no andar inferior!

Dá só uma olhada em dois dos vídeos e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

https://www.youtube.com/watch?v=FEAtqHmJ01U

E esse:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/6Ogq8ZBCvko” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

A ideia de uma escadaria infinita não é nova. Foi idealizada em forma de imagens pelo artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher em 1960 e suas gravuras, que sempre brincavam com a perspectiva e com a física, se tornaram referência para vários outros desenhistas e pintores que vieram depois.

- Publicidade -

A seguir, um vídeo que o E-farsas fez para tentar explicar a verdade por trás dessa história:

Já mostramos aqui no E-farsas um experimento feito por um jovem inventor que teria conseguido reproduzir a famosa cachoeira de Escher na sala de sua casa. Mas descobrimos que não foi bem assim que aconteceu…

Voltando à escada de Nova York

O vídeo é falso!

Tudo não passou de um projeto de um estudante norte-americano chamado Michael Lacanilao. Em março de 2013, Michael iniciou uma conta no Kickstarter (site que ajuda a organizar Crowdfundings ou as famosas “vaquinhas” para apoiar projetos e pesquisas).

A meta de Michael era a de arrecadar 12.000 dólares para financiar o que ele chamou de “criação de um mito” que era, na verdade, a produção de um documentário e de uma série de vídeos curtos sobre as fabulosas escadas infinitas de Rochester.

Para tentar criar o mito, Lacanilao fez alguns filminhos de menos de um minuto de duração e começou a espalha-los no YouTube e em outros sites de vídeos como se fossem trechos de documentários antigos.

Na página do projeto no Kickstarter, Michael explica que usou efeitos especiais para criar as suas obras.

https://www.youtube.com/watch?v=GiTK3tbNt4Q

 

Além de editar as imagens para criar a ilusão de que as escadas não tem fim, Michael também contou com a ajuda de pessoas que tem irmãos gêmeos. No vídeo, o “apresentador” desce e sobe os lances de escada e encontra a mesma pessoa no mesmo andar. Na verdade, ele encontra alguém parecido com a pessoa que estava no andar anterior.

Infelizmente, a criação do mito da escadaria infinita não vingou. Apenas 30 pessoas apoiaram a ideia e o rapaz conseguiu arrecadar apenas U$940 até o encerramento da campanha, no dia 22 de abril de 2013.

Conclusão

Os vídeos são falsos! A escadaria infinita não existe. Tudo não passou de um projeto criado por um estudante norte-americano.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui