Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?

Falso

Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?

Lula expulsou o jornalista Larry Rohter por ele publicar que o presidente era alcoólatra?

É verdade que o então presidente Lula expulsou em 2004 o jornalista norte-americano Larry Rohter do Brasil após ele fazer uma matéria sobre problemas que o presidente tinha com bebidas?

A publicação surgiu nas redes sociais no final de julho de 2019 e, em algumas publicações feitas no Facebook a respeito, o assunto conseguiu mais de 15 mil compartilhamentos em menos de 18 horas!

Segundo o texto que acompanha uma foto do jornalista norte-americano Larry Rother, o então presidente Lula teria expulsado ele do Brasil após uma publicação sua afirmando que o presidente bebia demais! A expulsão, segundo o texto, teria ocorrido em 2004.

Será que isso é verdade mesmo?

Texto que acompanha a foto: “Jornalista deportado do Brasil por Lula! ESSE É O JORNALISTA AMERICANO LARRY ROHTER. ELE FOI EXPULSO DO BRASIL EM 2004 PELO ENTÃO PRESIDENTE LULA. O MOTIVO?? ELE ESCREVEU UM ARTIGO SOBRE O APREÇO DE LULA POR BEBIDAS ALCOÓLICAS. SÓ ISSO!”

Verdade ou mentira?

A parte sobre a expulsão de Larry Rother do Brasil é falsa, pois ela não chegou a ocorrer, como o próprio jornalista explicou em uma entrevista ao programa Roda Viva:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Entenda o caso

Em maio de 2004, o jornal New York Times publicou uma matéria assinada por Rother cuja manchete foi: “Hábito de bebericar do presidente vira preocupação nacional“. O jornalista descreveu em seu artigo supostos excessos alcoólicos do então presidente Lula e de eventuais erros na sua gestão que – segundo o Rother – estariam ocorrendo por causa do consumo exagerado de bebida alcoólica pelo presidente. A matéria ainda comparava o consumo de bebida de Lula com outro presidente brasileiro, Jânio Quadros!

No mesmo dia da publicação do jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência afirmou ontem que o texto “não é jornalístico”, mas uma manifestação de “calúnia, difamação e preconceito” e que o governo só iria se pronunciar sobre as medidas a respeito da reportagem do “NYT” no dia seguinte (10 de maio de 2004).

Lula pede então a expulsão do jornalista do Brasil, uma decisão que pegou mal no mundo todo, como mostrado nessa matéria feita na ocasião pelo portal Terra.

No dia 14 de maio de 2004,  então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, e no dia seguinte o jornal The New York Times publicou uma nota afirmando estar “bastante satisfeito” com a decisão do governo brasileiro de reverter a cassação do visto do jornalista Larry Rohter. O jornalista, na época, queria também um pedido de desculpas do Governo, mas isso não rolou.

Conclusão

Em 2004, o então presidente Lula ameaçou cassar o visto do jornalista norte-americano Larry Rother por causa de uma matéria afirmando que Lula tinha problemas com álcool. No entanto, uma decisão do então ministro do STJ Peçanha Martins cancelou o pedido do presidente, que a acatou, desistindo da cassação!

Continue lendo
71 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo