today-is-a-good-day
17.6 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Mulher se queima ao abrir micro-ondas enquanto falava em um celular! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo alerta para o perigo de se utilizar o micro-ondas e smartphone ao mesmo tempo, mostrando mulher com queimaduras em cama de hospital, mas será que isso é verdade?

O vídeo voltou a circular através de grupos de WhatsApp e de Telegram na primeira semana de fevereiro de 2023 e alerta para o suposto perigo no uso do aparelho de micro-ondas juntamente com o celular.

No filminho de menos de 50 segundos de duração, uma voz explica que a mulher deitada em uma cama de hospital teria se queimado gravemente após abrir a porta do micro-ondas enquanto falava ao celular. A radiação do micro-ondas teria sido atraída pelo celular, causando os ferimentos, diz a voz no vídeo!

Será que isso é verdade mesmo?

Mulher teria se queimado gravemente ao abrir o aparelho de micro-ondas enquanto falava ao telefone! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar do assunto ganhar notoriedade em compartilhamentos nas redes sociais em fevereiro de 2023, essa história já circula há anos pela internet. Em agosto de 2019, por exemplo, essa mesma imagem havia sido bastante compartilhada e sua origem mudava em cada versão.  

Como a mais famosa delas afirmava que a vítima era uma manicure (ou cozinheira, dependendo da versão) e moradora da cidade de Pinheiral (RJ), vários veículos de imprensa saíram à procura da tal mulher. O Portal R7, por exemplo, entrou em contato com os hospitais da cidade e nenhum deles relatou entrada de paciente com queimaduras naquele período.

O R7 ainda ouviu especialistas, que foram unânimes: não há nenhum perigo em se usar o micro-ondas próximo ao aparelho de celular!

Dermatologistas ouvidos pela reportagem também explicaram que a queimadura mostrada na imagem não corresponde à que uma explosão de um smartphone causaria na vítima.

- Publicidade -

O portal Diário do Vale também contatou as autoridades na Prefeitura de Pinheiral, que também negou qualquer incidente dessa natureza em sua cidade.       

Usar celular enquanto usa o micro-ondas é perigoso?

O único perigo em se utilizar o aparelho de micro-ondas é o de se queimar com os alimentos recém aquecidos no equipamento. Como já mostramos aqui no E-farsas, a água pode explodir se for superaquecida!

Em alguns casos quando a água é aquecida em forno de micro-ondas, suas moléculas se agitam tão rápido que não dá tempo do líquido gerar vapor e dissipar o calor. Este fenômeno se chama superaquecimento e ocorre quando a água passa de seu ponto de ebulição e a energia fica toda acumulada, até que um simples esbarrão cause o aparecimento das bolhas, ocorrendo a explosão.

Ou seja, a água passa de 100 graus, mas pode ficar sem apresentar ebulição até ser “perturbada” por algum fenômeno externo, causando uma pequena explosão dentro do aparelho (e queimaduras em quem estiver manuseando o copo).

A sugestão é colocar uma vara de agitação de madeira ou algo não metálico na água antes de esquentá-la pode ajudar a dissipar a energia e esperar o líquido esfriar um pouco, antes de tirá-lo do forno.

É preciso que fique claro que esse tipo de acidente, muito comum, não tem nada a ver com alguma suposta radiação emitida pelo aparelho de micro-ondas ou por causa de alguma interação entre ele e o seu smartphone!

Muitas lendas circulam a respeito do forno de micro-ondas. Uma delas afirma que o aparelho causa câncer, além de fazer mal à saúde em diversos aspectos. Fizemos uma checagem a respeito em 2014 e descobrimos que o uso desse eletrodoméstico não faz mal algum para a saúde de seus usuários.

Conclusão

Não é verdade que o uso do forno de micro-ondas juntamente com smartphone causa explosões e queimaduras! Essa história circula desde 2019 e não há nenhuma comprovação de que tenha acontecido de fato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui