Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Alimentos preparados no micro-ondas fazem mal à saúde?

Falso

Alimentos preparados no micro-ondas fazem mal à saúde?

Imagens publicadas na rede mostram que plantas regadas com água aquecida em micro-ondas acabam morrendo em poucos dias. Será verdade isso?

As fotos apareceram em diversos sites e blogs em outubro de 2013 e mostram o que parece ser o acompanhamento diário do crescimento de duas plantas iguais. De acordo com o texto que as acompanha, um dos vasos foi regado com água aquecida em um fogão (e depois resfriada) e o outro com água previamente esquentada no forno de micro-ondas e resfriada a temperatura ambiente.

Podemos notar nas imagens que uma das plantinhas (a da esquerda, que foi regada com água de micro-ondas) não se desenvolve como a outra e, no nono dia de experimento, acaba morrendo!

O assunto se espalhou rapidamente pelas redes sociais. Afinal, se a água aquecida através de micro-ondas faz mal às plantas, é de se deduzir que os alimentos preparados dessa forma também devam ser um perigo aos seres humanos…

Será?

Algumas das imagens da experiência podem ser vistas abaixo. As demais fotos estão no jornal  European Union Times!

microondas1

 

microondas2

 

A planta regada com água de micro-ondas morreu após 9 dias! Será? (fotos: Reprodução)

A planta regada com água de micro-ondas morreu após 9 dias! Será? (fotos: Reprodução)

 

Verdadeiro ou falso?

Essa notícia com o experimento, apesar de se espalhar em outubro de 2013, é bem mais antiga. Surgiu no começo de 2010 e depois foi publicada em uma matéria do jornal European Union Times, em 2011, que mostrava o que seria um experimento de 2006 para uma feira de ciências de uma adolescente chamada Arielle Reynolds, em Knoxville, no estado do Tennessee (EUA).

A avó (ou o avô) de Arielle, Marshall Dudley, fez uma postagem em um site chamado Rense mostrando o andamento do experimento.  Como podemos ver nas fotos, dia após dia as plantas mostram diferenças entre si quanto ao seu desenvolvimento.

Aparentemente, a planta regada com água “modificada” pelo micro-ondas não estava se desenvolvendo tão bem como a que estava sendo hidratada com água “normal”. De acordo com o autor do texto, isso seria uma comprovação incontestável de que os alimentos processados pelo aparelho fazem mal à saúde.

Só que não é bem assim

Ao contrário do que o texto afirma, a água não muda a sua estrutura depois de aquecida no micro-ondas. Sempre será a mesma água!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Não podemos tomar como verdade uma experiência como essa, feita para uma feirinha de ciências, sem termos certeza que os testes foram feitos com base na metodologia científica. Para se chegar a um resultado confiável, teríamos que refazer diversos testes de várias maneiras, até que não restasse nenhuma dúvida de que nada tenha estragado os dados finais. Por exemplo:

  • A água do copo que foi ao forno de micro-ondas não teria sido contaminada com algum ambiente externo?
  • Ambas as plantas nasceram de sementes (ou de mudas) da mesma mãe?
  • Foram dadas as mesmas quantidades (exatas) de água para as duas plantas?
  • A temperatura das águas foi a mesma na hora da rega?
  • A terra dos dois vasos possui a mesmíssima quantidade de nutrientes?
  • A pessoa que regou as plantas não ficou sugestionada (mesmo que sem querer) a regar “melhor” a planta com a água “normal”?

As fotos geraram tantos questionamentos como os citados acima que o próprio autor fez uma nova postagem, confessando que as fotos foram “levemente alteradas” com o uso do Photoshop (para, segundo ele, dar um realce na visualização). Além disso, ele próprio questiona a credibilidade do experimento, uma vez que (segundo o autor) a água pode ter sido contaminada por algum elemento externo e não foi feito nenhum teste duplo cego, como é recomendado em experiências desse tipo.

O texto com as observações do avô da senhorita Arielle Reynolds foi excluído, mas ainda podemos lê-lo no WebArchive!

Testes feitos por outros

Os pesquisadores do site americano Snopes fizeram testes semelhantes com três tipos diferentes de plantas e todas as sementes viraram folhagens normais. Tanto as que foram regadas com água de micro-ondas quanto as de água fervida no fogão.

Abaixo, um vídeo de um experimento parecido com o da jovem Arielle, mostrando que esse negócio de micro-ondas ser prejudicial às plantinhas é farsa:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/TO6DJz3OF8Q” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Atualização: 12/03/2014

No dia 09 de março de 2014 terminou um experimento de 22 dias feito por Tulio Baars para o blog Tubo de Ensaios, onde ele testou se a água fervida em micro-ondas possui alguma característica que faz mal às plantas.  

Rafael cultivou sementes de rúcula, chicória e feijão, além de mudas de Cuphea gracilis e Torenia fournieri por mais de 3 semanas essas plantas em diversas situações, sendo regadas com água de torneira, mineral, fervida no fogão e fervida no micro-ondas. Para surpresa do pesquisador, apesar de não haver muita diferença entre as plantas germinadas, a água que as plantas “mais gostaram” foi a que era fervida no micro-ondas.

Rafael Soares regou cada grupo de plantas com águas diferentes e todas germinaram igual! (foto: Rafael Soares/Tubo de Ensaios)

Rafael Soares regou cada grupo de plantas com águas diferentes e todas germinaram igual! (foto: Rafael Soares/Tubo de Ensaios)

 

Micro-ondas causam câncer?

A resposta é: Não! Isso já foi exaustivamente estudado por inúmeros pesquisadores no mundo todo, como podemos ler no conceituado Cancer Research do Reino Unido ou no Australian Radiation Protection and Nuclear Safety Agency (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear), o forno de micro-ondas não torna os alimentos radioativos. Ele produz um tipo de radiação que é absorvido pelas moléculas de água nos alimentos, mas que não deixa nenhum “resíduo” na comida. Isso faz com que as moléculas de água vibrem e produzam calor, que acaba por cozinhar o alimento.

Conclusão

Os alimentos não fazem mais mal à saúde somente pelo fato de terem sidos aquecidos no forno de micro-ondas. As fotos que mostram uma planta morta faz parte de um trabalho escolar, que não tem nada de científico, apenas isso.

 

Continue lendo
29 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo