Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pirâmide submersa indica a existência de Atlântida?

Conspirações

Pirâmide submersa indica a existência de Atlântida?

Pirâmide encontrada submersa por um velejador português próximo ao arquipélago de Açores chama a atenção! Seria a lendária cidade de Atlântida?

No final de setembro de 2013, o velejador português Diocleciano Silva divulgou uma descoberta inacreditável: Havia encontrado uma enorme construção submersa. Uma pirâmide!

Com a ajuda de seu sonar GPSMAP 520, ele pode calcular as dimensões da pirâmide localizada a cerca de 40 metros da superfície, com uma altura de 60 metros, e com uma base de cerca de 90 × 90 metros. Segundo seus cálculos, os vértices da construção apontam do norte ao sul, “da mesma forma que a pirâmide de Gizé, no Egito!“, afirma ele!

Velejador teria encontrado uma pirâmide submersa! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Velejador teria encontrado uma pirâmide submersa! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

 

A descoberta teria ocorrido em maio de 2013, quando o velejador tentava encontrar zonas de pesca na região, que fica perto do Banco D. João de Castro, entre as ilhas Terceira e São Miguel, nos Açores, mas só veio a publico em setembro do mesmo ano.

Quando a notícia se espalhou pela web, muita gente passou a especular se a tal formação não seria algum resquício de uma civilização já extinta, ou – quem sabe – da mitológica cidade perdida de Atlântida.

A seguir, uma reportagem feita por uma TV portuguesa sobre a descoberta do Sr. Diocleciano:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/-FKG2n-gsRo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Verdadeiro ou falso?

Infelizmente, não há nada de anormal na descoberta do velejador português! A tal pirâmide não foi construída pelo homem (nem por alguma civilização antiga!).

O sonar GPSMAP 520 que foi usado na expedição é de baixa resolução, e interpola as dimensões na mesma altura, com linhas retas, quando eles são curvas na verdade. Na área ao redor da pirâmide, as linhas não são retas, mas, por causa da tela do sonar, tem-se a impressão de que haveria uma construção lá embaixo d’água.

Apenas uma montanha

No dia 16 de outubro de 2013, a mesma emissora de TV portuguesa (a RTP) publicou uma matéria com o comandante da Marinha portuguesa Pires da Cunha, afirmando que depois de cruzar os dados relatados por Diocleciano com mapas do fundo do mar do Exército de Portugal (atualizado em 2009), descobriu que a suposta pirâmide é apenas uma formação de montanhas.

A pirâmide é natural… Que pena!

No excelente blog em espanhol La Mentira Esta Ahi Fuera, ou diretamente no site da RTP, podemos assistir à matéria, na íntegra! Se alguém achar no YouTube, favor avisar para que possamos publicar aqui.

Conclusão

Nada de Atlântida, por enquanto! A suposta pirâmide encontrada submersa por um velejador português era apenas uma montanha embaixo d’água!

 

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. Alexandre Aguiar

    22 de outubro de 2013 em 7:03

    Mas, sem problemas, esse pessoal é incansável. É bem provável que agora voltem os seus sonares para o Triângulo das Bermudas. Vai que….

  2. anne

    23 de outubro de 2013 em 20:29

    Não percebo o comentário sobre piadas dos portugueses. Por causa da noticia ser em Portugal vêm logo com comentário desse género?Que falta de civismo e respeito pelos outros.A verdade é, que se fosse verdade a noticia,esse tipo de comentários não existiam.Já para não falar que foram os portugueses grandes navegadores e fizeram descobrimentos maravilhosos.
    Enfim…pelos menos nem todos os brasileiros são assim.

  3. Boy Of Lisbon

    1 de dezembro de 2013 em 10:21

    A diferença entre os Brasileiros e os Portugueses é que nós Portugueses descobrimos e divulgamos ao mundo, e vós brasileiros são descobertos e ainda gozam com as possíveis descobertas de quem vos descobre.

    Este é possivelmente dos piores comentários que já alguma vez fiz, mas depois de ler o que li neste vosso blog é o recado que me apetece deixar.

    Já agora aproveitem e peçam à vossa conceituada actriz Maitê Proença para fazer mais um documentário sobre este pequeno pais, assim como fez este.

    http://www.youtube.com/watch?v=MAlBOYNHfMw

  4. Aristeu Camargo

    17 de janeiro de 2014 em 21:33

    Gostaria de ver uma reportagem sobre a Pirâmide de Cristal do Caribe e outra sobre a pirâmide encontrada na Bósnia.Essas parece que são reais.

  5. Char Aznable

    12 de janeiro de 2015 em 11:29

    Mais engraçado que a notícia é o choro do pessoal nos comentários. Como se algum português tivesse o direito de silenciar seja qual for o protesto ou sátira que um brasileiro faça de Portugal. Acho que eles se esqueceram quem tem uma dívida histórica com quem.

  6. Lourivaldo

    15 de maio de 2015 em 15:51

    E as pirâmides submersas do Japão, são de mentirinha também?

    • Gilmar Lopes

      15 de maio de 2015 em 16:14

      Opa! Manda um link pra gente!

  7. Fernando

    21 de novembro de 2016 em 2:00

    Com o nível do mar subindo em diversos lugares, em Açores o mar está abaixando. Não duvido que estejam acobertando a pirâmide, que foi descoberta em 2012. Infelizmente as pessoas estão tão idiotas que acreditam em qualquer site que expõe a “versão oficial” sem pesquisarem e já partem para fazer um comentário mais idiota ainda.

  8. André

    29 de abril de 2018 em 21:36

    Gostaria de saber sobre as pirâmides de cristal encontradas no fundo do mar próximo a Flórida, não encontrei nada na internet que desminta essa história, nas reportagens falam que são duas pirâmides bem maiores que as do Egito e feitas de material translúcido, descobri a história no YouTube, num canal que parece só passar vídeos sérios, então fiquei realmente muito curioso para saber se essa história é verdadeira.

  9. Sirleide Rocha

    6 de agosto de 2018 em 8:46

    Montanha subaquática? É…pode ser. E a terra é uma bola giratória disparada pelo espaço…totalmente descontrolada. E nós evoluímos de uma ameba.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo