Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Site da NASA promete grande revelação em 13 de novembro!

Falso

Site da NASA promete grande revelação em 13 de novembro!

Site promete revelação bombástica que a NASA só mostrará no dia 13 de novembro! O que será? Seria mais uma farsa da web?

No dia 3 de outubro de 2013, um site começou a atiçar a curiosidade dos internautas e foi um dos principais assuntos das redes sociais na primeira semana desse mês. O endereço Rememberthe13th.com apareceu com o logotipo da Agência Espacial Norte-americana e prometia uma grande informação que somente seria revelada no dia 13 de novembro.

Segundo o aviso postado na página inicial do Rememberthe13th, a NASA teria prometido para o 13° dia de novembro o que será “um dia para ser lembrado e que entrará para os livros de História”. “A NASA fez uma descoberta histórica que vai sacudir todo o planeta.“, diz o site.

Para quem estivesse interessado em saber qual seria essa bombástica informação, o Rememberthe13th disponibilizou um campo (ao lado de uma numeração com uma contagem regressiva) para que os leitores pudessem cadastrar seus e-mails.

Muita gente ficou curiosa para descobrir qual seria a tal revelação bombástica e saber se o site é verdadeiro ou falso!

Site com logo da NASA estaria anunciando uma grande revelação em breve! O que será?

Site com logo da NASA estaria prometendo uma grande revelação em breve! O que será?

 

Verdadeiro ou falso?

Um dos primeiros blogs brasileiros que resolveram pesquisar o que havia de verdade nesse curioso site foi o Tecnocracia, do nosso amigo e parceiro Manoel Netto. Netto, assim como os demais leitores do E-farsas, é desconfiado e questiona tudo o que lê na web e (fez o que muito jornalista preguiçoso não faz) resolveu dar uma pesquisada mais a fundo sobre o que havia por trás do Rememberthe13th.

O Tecnocracia suspeitava que o site que estava prometendo um grande anuncio em nome da NASA era falso… E estava certo!

A seguir, algumas pistas que mostram a farsa do Rememberthe13th:

NASA desativada

Desde o começo do mês de outubro de 2013, vários órgãos do governo dos Estados Unidos tiveram suas atividades suspensas em decorrência de um atraso na aprovação do orçamento anual do país. Dentre esse setores (considerados não essenciais pelo governo) está a NASA, que teve seu site desativado desde o dia 02 de outubro de 2013. Quem tenta acessar o www.nasa.gov é redirecionado para o site com o aviso oficial abaixo:

Aviso oficial do governo do Estados Unidos sobre a suspensão temporária das atividades do órgãos públicos!

Aviso oficial do governo do Estados Unidos sobre a suspensão temporária das atividades do órgãos públicos! (foto: Reprodução)

Isso já seria um grande indício de que a página Rememberthe13th era mesmo falsa. Afinal, se o governo está sem poder disponibilizar dinheiro para manter o site da NASA, é impossível que ele esteja investindo em um novo site (ainda mais com o domínio “pontocom” ao invés do “pontogov”).

A última postagem oficial da NASA no Twitter antes das paralisações americanas foi feita no dia 1° de outubro de 2013, onde eles pedem desculpas pelo “shutdown” forçado, como podemos ver a seguir:

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Site falso da NASA

Como se não bastasse o site usar sem autorização o nome da Agência Espacial Americana, ainda usou um layout pronto, que é vendido bem baratinho na web. O blog que mostra o desenho de um foguete partindo do planeta Terra é um template para WordPress chamado Caelus que está à venda no site da Oxygenna.

O domínio “rememberthe13th.com” foi comprado em outubro de 2012, por uma empresa no Panamá, como podemos ver através do cadastro de domínios internacionais.

Muita gente ficou intrigada em saber quais seriam as verdadeiras intenções desse site  e até a versão online da revista Info chegou a entrar em contato com um funcionário da NASA, mas ele se recusou a divulgar informações sobre o assunto.

Por causa da paralisação da economia americana, os funcionários também não podem conversar com a imprensa. O funcionário disse apenas que nem sabia da existência do site. Portanto, infelizmente, é provável que não exista nenhum grande anúncio a caminho.”, diz Vanessa Daraya, redatora da revista.

Mistério revelado

No dia 06 de outubro (mais de um mês antes da tal revelação), os criadores do site que estava usando indevidamente o logotipo da NASA resolveram dar um fim à farsa. Ao acessar o site, no lugar da contagem regressiva havia um texto avisando que “devido à mudança nos planos” o Rememberthe13th iria revelar que…

O site havia sido feito só para divulgar o clipe “Beeki Vendi – Purple Ninja (OFFICIAL MUSIC VIDEO)”. Videozinho muito ruim, diga-se de passagem!

A música, que possui a letra que diz “sou um ninja roxo e muito legal”, não é nada bacana e é apenas mais do mesmo: uma melodia manjada em um vídeo bem tosco. O sucesso não foi grande, pois o vídeo do “Ninja Roxo” só alcançou pouco mais de 80 mil visualizações:

Se você tiver coragem de assistir o vídeo que usou um site falso e enganou um monte de gente, clica aí:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/G4ojkW_t7mo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

O site que estava usando indevidamente o nome e logotipo da NASA era, na verdade, apenas uma propaganda de um vídeo tosco.

 

 

 

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Marcos A.

    8 de outubro de 2013 em 8:58

    O layout do site, que lembra posteres de filme de ficção cientifica da década de 40 e 50 já entrega a farsa.

  2. Rafael

    8 de outubro de 2013 em 10:22

    Bem evidente a farsa, neh? Para não dizer que assisti o vídeo, consegui por 1 segundo, tempo suficiente para doer nos meus ouvidos. E isso, se não me engano, vale por +1 view! Ahahah…

  3. Alexandre Aguiar

    8 de outubro de 2013 em 12:45

    Curioso que há pessoas que caem em qualquer tolice. Ora, a NASA é um centro de excelência científico-tecnológica a serviço do governo dos EUA. Se houvesse mesmo uma “revelação bombástica” teriam feito assim que os procedimentos de verificação e validação houvessem terminado.
    Marcar hora e data para revelações é coisa de jornalimso de celebridades, aliás, algo que se mostrou mais tarde. Segue o baile.

  4. Pingback: 10 coisas legais achadas na web (66)

  5. andressa

    8 de novembro de 2014 em 16:16

    Só mentira porcaria só pra enganar os outros

  6. simone silva

    25 de abril de 2015 em 8:05

    que desilusao pensava que a nasa ia dizer que tinha encontrado aliens

  7. vania

    16 de outubro de 2015 em 11:06

    Puxa que decepção.
    Segue a curiosidade,hehe!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo