Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Alimentos preparados no micro-ondas fazem mal à saúde?

Falso

Alimentos preparados no micro-ondas fazem mal à saúde?

Imagens publicadas na rede mostram que plantas regadas com água aquecida em micro-ondas acabam morrendo em poucos dias. Será verdade isso?

As fotos apareceram em diversos sites e blogs em outubro de 2013 e mostram o que parece ser o acompanhamento diário do crescimento de duas plantas iguais. De acordo com o texto que as acompanha, um dos vasos foi regado com água aquecida em um fogão (e depois resfriada) e o outro com água previamente esquentada no forno de micro-ondas e resfriada a temperatura ambiente.

Podemos notar nas imagens que uma das plantinhas (a da esquerda, que foi regada com água de micro-ondas) não se desenvolve como a outra e, no nono dia de experimento, acaba morrendo!

O assunto se espalhou rapidamente pelas redes sociais. Afinal, se a água aquecida através de micro-ondas faz mal às plantas, é de se deduzir que os alimentos preparados dessa forma também devam ser um perigo aos seres humanos…

Será?

Algumas das imagens da experiência podem ser vistas abaixo. As demais fotos estão no jornal  European Union Times!

microondas1

 

microondas2

 

A planta regada com água de micro-ondas morreu após 9 dias! Será? (fotos: Reprodução)

A planta regada com água de micro-ondas morreu após 9 dias! Será? (fotos: Reprodução)

 

Verdadeiro ou falso?

Essa notícia com o experimento, apesar de se espalhar em outubro de 2013, é bem mais antiga. Surgiu no começo de 2010 e depois foi publicada em uma matéria do jornal European Union Times, em 2011, que mostrava o que seria um experimento de 2006 para uma feira de ciências de uma adolescente chamada Arielle Reynolds, em Knoxville, no estado do Tennessee (EUA).

A avó (ou o avô) de Arielle, Marshall Dudley, fez uma postagem em um site chamado Rense mostrando o andamento do experimento.  Como podemos ver nas fotos, dia após dia as plantas mostram diferenças entre si quanto ao seu desenvolvimento.

Aparentemente, a planta regada com água “modificada” pelo micro-ondas não estava se desenvolvendo tão bem como a que estava sendo hidratada com água “normal”. De acordo com o autor do texto, isso seria uma comprovação incontestável de que os alimentos processados pelo aparelho fazem mal à saúde.

Só que não é bem assim

Ao contrário do que o texto afirma, a água não muda a sua estrutura depois de aquecida no micro-ondas. Sempre será a mesma água!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Não podemos tomar como verdade uma experiência como essa, feita para uma feirinha de ciências, sem termos certeza que os testes foram feitos com base na metodologia científica. Para se chegar a um resultado confiável, teríamos que refazer diversos testes de várias maneiras, até que não restasse nenhuma dúvida de que nada tenha estragado os dados finais. Por exemplo:

  • A água do copo que foi ao forno de micro-ondas não teria sido contaminada com algum ambiente externo?
  • Ambas as plantas nasceram de sementes (ou de mudas) da mesma mãe?
  • Foram dadas as mesmas quantidades (exatas) de água para as duas plantas?
  • A temperatura das águas foi a mesma na hora da rega?
  • A terra dos dois vasos possui a mesmíssima quantidade de nutrientes?
  • A pessoa que regou as plantas não ficou sugestionada (mesmo que sem querer) a regar “melhor” a planta com a água “normal”?

As fotos geraram tantos questionamentos como os citados acima que o próprio autor fez uma nova postagem, confessando que as fotos foram “levemente alteradas” com o uso do Photoshop (para, segundo ele, dar um realce na visualização). Além disso, ele próprio questiona a credibilidade do experimento, uma vez que (segundo o autor) a água pode ter sido contaminada por algum elemento externo e não foi feito nenhum teste duplo cego, como é recomendado em experiências desse tipo.

O texto com as observações do avô da senhorita Arielle Reynolds foi excluído, mas ainda podemos lê-lo no WebArchive!

Testes feitos por outros

Os pesquisadores do site americano Snopes fizeram testes semelhantes com três tipos diferentes de plantas e todas as sementes viraram folhagens normais. Tanto as que foram regadas com água de micro-ondas quanto as de água fervida no fogão.

Abaixo, um vídeo de um experimento parecido com o da jovem Arielle, mostrando que esse negócio de micro-ondas ser prejudicial às plantinhas é farsa:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/TO6DJz3OF8Q” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Atualização: 12/03/2014

No dia 09 de março de 2014 terminou um experimento de 22 dias feito por Tulio Baars para o blog Tubo de Ensaios, onde ele testou se a água fervida em micro-ondas possui alguma característica que faz mal às plantas.  

Rafael cultivou sementes de rúcula, chicória e feijão, além de mudas de Cuphea gracilis e Torenia fournieri por mais de 3 semanas essas plantas em diversas situações, sendo regadas com água de torneira, mineral, fervida no fogão e fervida no micro-ondas. Para surpresa do pesquisador, apesar de não haver muita diferença entre as plantas germinadas, a água que as plantas “mais gostaram” foi a que era fervida no micro-ondas.

Rafael Soares regou cada grupo de plantas com águas diferentes e todas germinaram igual! (foto: Rafael Soares/Tubo de Ensaios)

Rafael Soares regou cada grupo de plantas com águas diferentes e todas germinaram igual! (foto: Rafael Soares/Tubo de Ensaios)

 

Micro-ondas causam câncer?

A resposta é: Não! Isso já foi exaustivamente estudado por inúmeros pesquisadores no mundo todo, como podemos ler no conceituado Cancer Research do Reino Unido ou no Australian Radiation Protection and Nuclear Safety Agency (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear), o forno de micro-ondas não torna os alimentos radioativos. Ele produz um tipo de radiação que é absorvido pelas moléculas de água nos alimentos, mas que não deixa nenhum “resíduo” na comida. Isso faz com que as moléculas de água vibrem e produzam calor, que acaba por cozinhar o alimento.

Conclusão

Os alimentos não fazem mais mal à saúde somente pelo fato de terem sidos aquecidos no forno de micro-ondas. As fotos que mostram uma planta morta faz parte de um trabalho escolar, que não tem nada de científico, apenas isso.

 

Continue lendo
27 Comentários

27 Comments

  1. Marcos A.

    24 de outubro de 2013 em 10:42

    O microondas pode até deixar a comida mais borrachuda, mas é inofensivo. Poderia fazer uma matéria também sobre comidas feitas apenas em panela de ferro se realmente pode fazer mal a saúde? Alguns sites dizem isso e outros contradizem.

  2. Cláudio Cesar de Lima

    25 de outubro de 2013 em 19:42

    Apesar de todos os estudos demonstrarem que o alimento preparado no microondas não faz mal,prepara-lo de uma forma mais tradicional parece-me mais saudável. Há alguma dúvida de que um belo almoço feito no fogão a lenha é mais saboroso? Esse tipo de forno- assim como panelas de pressão e outros apetrechos- servem apenas a um mundo desnorteado, que corre pra lá e pra cá sem chegar a lugar algum.

  3. Lucho

    26 de outubro de 2013 em 10:09

    Estranho. Ainda não apareceu nenhum Jêneo dazinternéti denunciando que o Gilmar se vendeu para as indústrias de eletrodomésticos?

    • Gilmar Lopes

      27 de outubro de 2013 em 19:32

      kkkkkkk! É mesmo! E o pior é que dessa vez ganhei a maior grana pra falar bem dos micro-ondas! <= isso foi uma brincadeira, tá?

  4. Henrique

    13 de novembro de 2013 em 8:36

    FARSA MESMO É ESSE SITEEE!!!
    parece até que é patrocinado por fabricantes e lobbys de grandes empresas. Quando tu entender química pode falar de algo desse gênero!!
    LEIA E SE INFORME REALMENTE ao invés de divulgar comentários ignorantes como os que posta!!
    Microondas alteram os alimentos sim!! e se sabe isso desde que ele foi fabricado!! Nao seja ingenue!

    LEIA ALGO QUE REALMENTE TENHA INFORMAÇÕES VÁLIDAS!!!

    http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)1097-0010

    • Lucho

      18 de abril de 2014 em 11:45

      Não falei. Olha só o primeiro jeneo.

      Inclusão digital de bosta.

  5. Jamorreuenemsabe

    19 de novembro de 2013 em 15:28

    Isso no que dá pessoas amadoras querendo falar como profissionais.

    Olha a barbeiragem, sente o nível:

    ” Ao contrário do que o texto afirma, a água não muda a sua estrutura depois de aquecida no micro-ondas. Sempre será a mesma água! ”

    É sério comandante? Então o leite da vaca de fazenda é o mesmo do leite de caixa de supermercado! É o mesmo leite!

    Amadores não sabem o que é pH, condutibilidade elétrica, potencial de óxido-redução, entre outros.

    É a “mesma” água, só que com propriedades físico-químicas diferentes.

    Gilmar, não te mete a falar de ciência, ou seja, do que vc n sabe.

    • Gilmar Lopes

      20 de novembro de 2013 em 8:22

      Você me entendeu, cara!

    • Lucho

      18 de abril de 2014 em 11:43

      Ai, ai… ateus de fim de semana.

  6. joão carlos di fabio

    11 de janeiro de 2014 em 13:30

    Um médico bem conceituado, fisiologista e profundo conhecedor de boas práticas saudáveis é o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez. Aprecio muito os seus vídeos e ele é absolutamente categórico sobre a grande utilidade do forno de microondas: Coloque-o virado com a tampa para cima, enxa-o de terra e faça dele um vaso para plantas. Valeu!!!

    • JOAO MOTA

      28 de fevereiro de 2014 em 12:44

      CHARA SE NÃO TIVER CONSERTO MESMO OK

  7. Daniel

    13 de abril de 2014 em 23:50

    Açúcar refinado, margarina, adoçante, produtos alimentícios que têm um monte de “antes” é bem mais danoso a saúde do que uma comida aquecida no micro.

  8. Emerson

    22 de abril de 2015 em 15:59

    SE VOCÊ TIVER UM INIMIGO, E QUISER LOGO ACABAR COM ELE: DAR UM MICROONDAS DE PRESENTE PRO INFELIZ !!!!!!!!

  9. Vania

    15 de novembro de 2015 em 14:23

    Aí está uma prova de que o micro-ondas não causa câncer, pois se fosse verdade as plantas teriam “notado” a alteração da água no seu crescimento. Enfim, micro-ondas não é prejudicial a saude afinal de contas se fosse cancerigeno ele teria apresentado alterações no interior dele mesmo…

  10. Julio andrade

    31 de março de 2016 em 6:38

    Microondas é muito últil aquela pipoquinha kkk

    • elza

      7 de setembro de 2016 em 19:34

      pipoca de microondas esta entre os 5 alimentos que mais matam segundo um pesquisa que li….

      • Xuxu Beleza

        2 de maio de 2018 em 0:48

        Sério? Nenhuma fonte, somente sua palavra? Ou eu diria imaginação? Mata de quê carai?

  11. Anibal

    6 de junho de 2016 em 18:36

    Me apresente um único caso real, de um brasileiro que morreu por câncer provocado pelo uso de aparelho microondas, e eu jogo o meu fora.

  12. Pingback: Comer picanha emagrece! - Vet da Deprê

  13. Ivana

    13 de julho de 2016 em 12:03

    Minha dúvida é cozinhar todos so alimentos no micro,por mais de um mes,por favor alguém com real conhecimento pode informar,por favor

  14. Lacy

    13 de julho de 2016 em 12:23

    É uma questão de bom senso, ou seja, não acredito que um aparelho tão útil nos dias de hoje cause câncer. O micro-ondas jamais desaparecerá da vida do homem moderno, a não ser que seja inventada coisa melhor. O micro-ondas é utilíssimo, pratiquíssimo. É uma invenção que veio facilitar a vida do homem moderno. Quem é que tem tempo, hoje em dia, para ficar, uma ou duas horas, com a barriga encostada num fogão? Que pessoa atuante, nos dias de hoje, tem tempo para fazer comida todos os dias? As pessoas não conseguem e a ciência não quer acreditar que o câncer é criado, primeiramente, no interior da pessoa, ou seja, é aquele lance de mente sã em corpo são. Tudo começa na mente. Tudo é atração. Tudo é sintonia. Eu já li que milhares de coisas dão câncer. Cada dia surge uma. Até casca de amendoim eu já li que dá câncer. Ah, não dá, né?

    • Cordélia Leite

      14 de julho de 2018 em 9:23

      Como assim pessoa atuante? Não vejo problema em se usar micro-ondas, ele realmente facilita nossa vida, mas quem usa muito o fogão a gás não é menos atuante coisa nenhuma. Mais respeito pelas donas de casa que tem um trabalho de muito respeito, valor e que não tem hora para começar ou acabar…e é tão pouco reconhecido. E dizer que a pessoa teve câncer porque ela não tem a mente sã é bem podre, não? Se fosse assim toda a população carcerária do mundo teria câncer e não haveria mais bandidos no mundo afinal quer pessoa mais desequilibrada “no seu interior” que um criminoso que faz mal a tanta gente? Sem falar que essa sua teoria estilo “o segredo” é um ataque a pacientes com câncer. Ter câncer já é bem difícil por si só, não torne pior!

  15. Olga Lima

    27 de julho de 2016 em 0:26

    Olha, eu faço brigadeiro no microondas e fica ma-ra-vi-lho-so! Não acho que faça mal, ainda mais como disseram, foram utilizadas plantas… Já pensou se tudo que comêssemos preparado em microondas fizesse mal? haha Beijosss

  16. soobservo

    26 de agosto de 2016 em 9:25

    Nada que comemos hoje nos faz bem independente do meio que usemos para processar.
    Hormonios, conservantes, e os varios tipos de “CIDAS” no alimento nos fardando as mais diversas infermidades.
    Quanto aos varios fanaticos conhecedores que quimica e outras “oculturas humanas”, seria melhor que postassem seus comentarios com o intuito de informar o que ajudaria muita gente aqui ao invés de arrumar lenha e fogueira com o quanto estao certos.
    Parabenizo o autor pelo trabalho de pesquisar e tentar nos passar informação.
    Fica a dica: que se soubermos algo que possamos postar acrescentando como ajuda ao autor e não como critica.
    A ignorancia é um tumor maligno que cresce e destroi corroendo a alma daqueles que detem algum conhecimento e não são cautelosos.

  17. Silvana Morais

    6 de setembro de 2016 em 17:49

    Vou continuar fazendo meus Brigadeiros da forma tradicional mesmo sabendo que
    fazendo no micro-ondas não faz mal à saúde

  18. José Gregório de Lima Filho

    11 de fevereiro de 2018 em 14:38

    Uso somente microondas há quase oito anos, depois que me separei e fui morar sozinho. Obviamente não tenho fogão.
    Até agora não senti nada de diferente no meu matabolismo.
    Sinto que só tem me feito muito bem.
    Só o fato de não fritar com algo estranhos(óleo de soja…, margarina etc….
    Até ovo cozinho e frito sem nem uma aditivo.
    Estou plenamente satisfeito.
    Emagreci 20 kilos e com saúde.
    Não bebo remédio pra nada.
    Raramente um anti-inflamatório ou antibiótico.
    Antes ingeria remédio pra tudo:
    Dor de cabeça todoa os dias.
    Azia
    Taquicardia
    Hemorróidas
    Prisão de ventre
    Dor nas pernas…

    Hoje me plenamente saudável só cozinhando no microondas.

  19. Pingback: Bate-papo ao vivo no YouTube com o @Efarsas e o @Ceticismo!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo