Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Esporte

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da Copa do Mundo no Brasil em uma das revistas mais conceituadas do mundo?

No começo de fevereiro de 2014, uma notícia se espalhou pelas redes sociais e em inúmeros sites e blogs. De acordo com o texto, uma matéria teria sido publicada dias antes em uma conceituada revista francesa especializada em futebol onde 3 jornalistas daquele país teriam ridicularizado o Brasil e os atrasos no andamento das obras para a Copa do Mundo – que será realizada aqui entre os meses de junho e julho de 2014 – além de expor a precariedade dos serviços de hospitais e infraestrutura do nosso país!

O texto ainda afirma que os repórteres falam sobre a corrupção do governo Lula e do PT, além de usar como exemplo um deputado palhaço (no caso, o cantor Tiririca).

Algumas das publicações desse artigo tiveram mais de 45.000 compartilhamentos no Facebook. Muita gente indignada com o tom da matéria que, como é afirmado no texto, teria ocupado 12 páginas da revista France Football.

Mas será que isso realmente aconteceu?

Capa da revista francesa que teria falado mal do Brasil na Copa! Verdade ou farsa? (foto: Divulgação)

Capa da revista francesa que teria falado mal do Brasil na Copa! Verdade ou farsa? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

O autor desse texto que está circulando pela web se aproveitou do fato de ser difícil um leitor brasileiro conseguir acesso ao conteúdo da revista. No site da France Football é possível se baixar edições anteriores do periódico, mas esse serviço não está liberado para visitantes de outros países.

Uma das características de um bom boato digital, como já mostramos outras vezes aqui no E-farsas, é que o fato geralmente teria ocorrido bem longe, para ficar difícil do leitor conseguir averiguar.

Mas, com a ajuda de diversos leitores do E-farsas, conseguimos uma versão em PDF da tão falada revista e, com a ajuda do Google Translate e dois amigos franceses leitores do E-farsas, destrinchamos cada parágrafo da polêmica matéria.

Vamos às partes verdadeiras desse texto:

  • A revista France Football existe.
  • Na edição da revista do dia 28 de janeiro de 2014, os jornalistas Éric Champel, Éric Frosio e François Verdenet escreveram uma enorme reportagem sobre alguns dos problemas que o Brasil parece estar sofrendo para conseguir deixar tudo pronto para a Copa do Mundo de 2014.
  • A matéria fala da corrupção no Brasil, dos atrasos nas entregas dos estádios e da falta de infraestrutura para receber os turistas durante os jogos da Copa.

Agora, as partes distorcidas (por erros de tradução ou acrescentadas intencionalmente)

As duas primeiras páginas da matéria mostram a fachada do estádio de Itaquera, com a lateral da construção quebrada (em decorrência de uma queda de parte da estrutura do teto, que matou 2 funcionários da obra em novembro de 2013). Nessas páginas há apenas uma introdução que diz:

Brasil, o medo sobre o Mundial. Atraso nas obras dos estádios, aumento dos preços, riscos de novas manifestações nas ruas, grande diferenças de temperatura entre as sedes, o Mundial do Brasil suscita inquietudes a menos de 140 dias da partida de abertura, no dia 12 de junho em São Paulo

O texto que circula pelo Facebook diz:

“12 páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos”

Só nessa primeira parte já podemos notar certa discrepância entre o que foi publicado na revista e o que foi espalhado aqui. Além disso, são 10 páginas de matéria e não 12, como foi afirmado. Dessas 12 páginas, 2 são apenas com uma foto do estádio “ItaquerãoArena Corinthians com um pequeno texto.

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio Itaquerão em obras! (foto: Reprodução)

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio “Itaquerão” em obras! (foto: Reprodução)

Prosseguindo, temos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 “[…] Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles

A reportagem da France Football fala de corrupção, mas tudo é dito de maneira genérica. Em momento algum é citada alguma participação do ex-presidente Lula, do PT, ou de outros partidos.

Outro trecho que foi adaptado do original é:

 “O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: ‘pior que está não fica’”.

Da mesma forma que no parágrafo anterior, não encontramos nenhuma menção ao Deputado Tiririca e tampouco das suas roupas e das suas músicas. A France Football fala de um dentista que se fantasiou de Batman em uma manifestação que ocorreu no dia 9 de janeiro. Isso, para mostrar o tom das manifestações que estão ocorrendo aqui no Brasil!

Em outro parágrafo, o texto que se espalhou pela rede afirma:

“Reze para não ter problemas de saúde quando estiver no Brasil […]”

Não encontramos a frase na matéria da revista. Provavelmente, o tradutor deve ter se empolgado. O exagero persiste em outros trechos, como esses:

“Ônibus lotados a toda velocidade dividem faixas com carroças, mendigos, motoqueiros cruzando faixas sem sinalizar, pessoas xingando, engarrafamentos […] Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado […] Recomenda-se levar uma pequenas quantidade de dinheiro para caso de assaltos. É comum assassinarem as pessoas que nada tem para o assalto.”

Sabemos que isso existe mesmo em diversas cidades do Brasil, mas não há nada parecido na reportagem da France Football. Quem acrescentou esses trechos falsos no artigo sequer teve o cuidado de corrigir a ortografia do seu próprio texto…

Algumas publicações no Facebook mostram duas moças correndo, com as mãos tampando os seios e afirma que essa foto faria parte da matéria da France Football. As garotas são, na verdade, integrantes do BBB 14 Vanessa e Clara. Não há nenhuma fotografia sequer semelhante na revista.

Imagem associada à matéria da France Football é, na verdade, de um trecho do BBB 14 (foto: Reprodução/Facebook)

Imagem associada à matéria da France Football é, na verdade, de um trecho do BBB 14 (foto: Reprodução/Facebook)

 

Trechos que estão na revista e que não estão no texto que se espalhou na web

Apesar do autor do texto apócrifo ter inventado dezenas e dezenas de parágrafos, há muita coisa que foi publicada pela revista France Football que não foi “aproveitada” pelo boateiro. Alguns exemplos são:

  • A revista afirma que 150 mil militares e policiais já estão escalados em todo o país, mas questiona se eles serão mais eficazes do que foram durante a visita do Papa Francisco;
  • Os jornalistas franceses também se perguntam se a diferença de temperatura entre as cidades sedes dos jogos não irá atrapalhar o rendimento dos atletas. “As temperaturas no Brasil podem ser irritantes”, dizem os repórteres.
  • Ah! A matéria da revista francesa também questiona se a Copa do Mundo no Brasil não seria um trampolim para a candidatura de Ricardo Teixeira à presidência da FIFA.

Conclusão

O texto que circula pela web sobre uma matéria publicada numa revista francesa não é totalmente falso, mas é exagerado. Claro, o Brasil tem muitos problemas (e quem não os tem?), mas acontece que alguém (ou “alguéns”) deve ter lido uma reportagem que saiu na France Football em janeiro de 2014 e resolveu não apenas traduzir o artigo, como também acrescentar inúmeros parágrafos de sua cabeça e espalhou a notícia pela web. Cada blog e site que a republicou, acabou por acrescentar outros pontos e o texto que lemos hoje em dia quase não tem nada do original. Quem se lembra da brincadeira do telefone-sem-fio?

Nota do autor: Muito obrigado aos inúmeros leitores amigos do E-farsas que se empenharam em conseguir uma versão digital da citada revista para analisarmos. Infelizmente, por questões de diretos autorais, não podemos reproduzir a matéria aqui… (mas dá uma procurada na internet que você acha pra baixar)!

Continue lendo
38 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo