18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Não atenda o celular com o aparelho na tomada!

- Publicidade -

Alerta publicado nas redes sociais chama a atenção para o perigo de se manusear o telefone com o aparelho ligado na tomada! Será que isso é verdade?

O texto, acompanhado de algumas imagens de um garoto em uma cama de hospital, pede para ser compartilhado o caso do menino que, ao atender a uma ligação de celular com o aparelho carregando na tomada, teve uma súbita vibração em seu coração – além de fortes queimaduras nas mãos – que o levaram à morte!

O alerta, que começou a se espalhar no Facebook no começo de fevereiro de 2014, também explica que a radiação dos aparelhos quando estão ligados na tomada é 1000 vezes maior do que o normal.

Será que isso é verdade?

Garoto teria morrido ao atender o celular ligado à tomada! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
Garoto teria morrido ao atender o celular ligado à tomada! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Quando nos deparamos com notícias desse tipo nas redes sociais, algumas questões que temos que nos atentar é:

  • Quem é o menino da foto?
  • Quando o fato teria ocorrido?
  • Onde (qual país, qual estado, qual cidade) o acidente aconteceu?
  • Ele sobreviveu aos ferimentos? (o texto diz que ele morreu, mas a imagem o mostra em um hospital)

Além disso, devemos ficar atentos também aos trechos do texto que se apoiam em termos técnicos e que, em geral, são usados para confundir e enganar o leitor.

Ao ler a “notícia” e ver as imagens, a primeira impressão que dá (ao leitor desatento) é que o fato seria apenas um entre vários que estariam ocorrendo mundo afora. Mas, acredite, isso é um fato isolado!

O rapaz da foto

O paciente que aparece na imagem, deitado em uma maca, realmente se acidentou com um aparelho de celular. De acordo com o jornal The New Indian Express, um garoto de 10 anos (chamado apenas de Arihant na reportagem) estava jogando no seu celular (um Micromax da MediaTek, empresa sediada em Taiwan) ligado na tomada quando a bateria do smartphone estourou, causando queimaduras nas mãos do menino.

- Publicidade -

De acordo com o jornal, o acidente aconteceu em janeiro de 2014, em Uday Nagar, um vilarejo no norte da Índia. A equipe médica que tratou do garoto afirmou que ele já estava fora de perigo, mas que a amputação dos dedos do pequeno Arihant talvez fosse necessária.

Ah! Ao contrário do que o texto afirma, o garoto não morreu!

A seguir, um vídeo com a reportagem a respeito do acidente:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/K8shlgfIgnM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Radiação 1000 vezes maior

Não encontramos nenhum estudo que comprove essa afirmação disseminada no Facebook sobre um possível aumento de radiação nos aparelhos de celular quando esses estão na tomada. O autor provavelmente deve ter inserido esse dado para dar um tom mais sério ao texto, inserido alguns termos técnicos para dar mais credibilidade à notícia. Nem era preciso acrescentar esse trecho, pois o acidente realmente aconteceu e, como já mostramos aqui no E-farsas em outras ocasiões, a bateria de um celular pode mesmo explodir (apesar disso ser muito raro) quando está carregando.

Conclusão

Um garoto indiano de 10 anos se feriu ao manusear um celular (made in China) quando o aparelho estava ligado na tomada. Mas trata-se de um fato isolado, o menino não morreu e colocar um smartphone para carregar não aumenta a sua radiação em 1000 vezes!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar,
    Essa história de que a radiação é 1000 vezes maior com o celular na tomada é balela! O sistema limita a potencia transmitida e essa varia apenas de acordo com a distancia da estação celular, e essa variação é muito pequena. Essa potencia não ultrapassa 1 watt na maioria dos aparelhos. Sou engenheiro e trabalho com sistemas celulares, acho que sei do que estou falando!

    • Obrigado pela ajuda. Como não tenho muito conhecimento a respeito, optei pro não me aprofundar no assunto pra não falar besteira. Mas tinha certeza que era falso.

  2. Gilmar,

    em assuntos que envolvam sinais de rádio e sistemas de comunicação em geral, se eu puder ajudar me procura lá no twitter. Se eu souber eu ajudo com informação técnica.

  3. Há alguns erros nessa matéria:

    Micromax é a marca do celular, e é uma marca indiana.
    A mediatek faz processadores.

    Sobre made in china… a questão é se a marca faz produtos de qualidade ou não

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui