Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Não eram bloquinhos colocados um do lado do outro?

Construções

Não eram bloquinhos colocados um do lado do outro?

Foto mostra uma descoberta incrível a respeito dos bloquinhos usados nas calçadas: Na verdade, eles seriam apenas desenhados no cimento! Será?

A imagem circula pela web desde a segunda metade do ano de 2013 e voltou a circular na fanpage do E-farsas no Facebook em julho de 2014. Nela podemos ver trabalhadores fazendo marcas em um piso de cimento, formando sulcos em forma de blocos na calçada.

O texto que acompanha a imagem diz:

Fui enganado a minha vida toda. Não eram bloquinhos colocados um do lado do outro.

Será verdade isso? Será mesmo que os bloquinhos que vemos nas calçadas são apenas desenhos feitos no cimento?

Os bloquinhos das calçadas seriam apenas riscos no cimento! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

Os bloquinhos das calçadas seriam apenas riscos no cimento! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A imagem é muito curiosa, mas quem a espalhou misturou fatos com uma pitada de invenção. Essa história é daquele tipo que podemos classificar como meia-verdade!

O piso mostrado na imagem foi uma solução barata encontrada na Tailândia para pavimentar calçadas usando materiais simples e com um bom acabamento.

De acordo com publicações tailandesas de novembro de 2013, os moldes são feitos de bambu (ou de outros materiais igualmente baratos) e a mão-de-obra não necessita de muitas pessoas. Só que é preciso explicar aqui que esse tipo de pavimento é apenas um concreto estampado.

Esses bloquinhos que formam as nossas calçadas são tijolinhos independentes, colocados lado a lado mesmo. Ao contrário do que afirma o texto que acompanha a foto, aqui os pisos são assentados como um quebra-cabeças. Esses blocos são chamados de piso intertravado de concreto.

Abaixo, um vídeo de uma mini-fábrica de tijolinhos intertravados:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/A5-ctOl3rUU” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O site Pedreirão ensina como assentar esses blocos manualmente, mas é claro que engenheiros já bolaram máquinas pra agilizar a pavimentação de grandes áreas, como essa:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/EX3sZZqHbTw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Ou essa, usada na Holanda:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/9_oPaOEtEew” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

Os blocos usados no pavimento de calçadas e estacionamentos são fabricados independentes e assentados um a um (ou vários de uma vez com ajuda de maquinas). Essa imagem que circula pelas redes sociais mostra apenas um concreto desenhado. Uma ideia simples e barata de estampar uma calçada.

Continue lendo

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

15 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Apoio Técnico!

Voltando a Circular

Publicidade

Topo