Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Milagre! Mergulhadores encontram imagem de Nossa Senhora no fundo do mar!

Falso

Milagre! Mergulhadores encontram imagem de Nossa Senhora no fundo do mar!

O mistério surgiu quando mergulhadores estavam a procura do avião da Malaysia Arilines desaparecido no Oceano Índico! Uma estátua da Virgem Maria é encontrada intacta no fundo do mar. Será verdade?

O vídeo, de pouco mais de 4 minutos, mostra um grupo de mergulhadores aparentemente espantados com o que acabaram de encontrar debaixo dágua: Uma estátua com a imagem da Nossa Senhora intacta!

O texto que acompanha o vídeo afirma que os mergulhadores teriam feito essa incrível descoberta acidentalmente, pois encontraram o artefato tido como sagrado pelos católicos enquanto faziam buscas pelo avião da Malaysia Airlines (que desapareceu no Oceano Índico, em março de 2014).

Milagre! Mergulhadores encontram estátua de Nossa Senhora intacta no fundo do mar! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Milagre! Mergulhadores encontram estátua de Nossa Senhora intacta no fundo do mar! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

O fato, de acordo com o texto, teria deixado muitos estudiosos sem explicação para o fenômeno, pois se a estátua tivesse caído de algum barco, provavelmente teria se quebrado na queda.

Essa notícia surgiu em março de 2014 e, no começo de julho do mesmo ano, voltou a circular no grupo do E-farsas no Facebook.

Será que o vídeo é real? Seria o acontecido o registro definitivo de um milagre?

Assista o filme abaixo e descubra conosco a verdade sobre essa história:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/oRgAVyU42rU” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

As imagens são reais, mas a história é falsa!

Em setembro de 2010, o prefeito da cidade de Bien Unido Nino Rey Boniel construiu uma gruta sob o mar na Província de Bohol (Filipinas) para criar um ponto de peregrinação para os católicos mergulhadores que vêm à cidade.

Para isso, as autoridades depositaram uma estátua da Nossa Senhora com 2 metros de altura a 24 metros de profundidade no mar.

 

Fim da pesca predatória

A ideia da prefeitura foi a de conscientizar os turistas quanto à pesca predatória e desencorajar a pesca com dinamite pelos pescadores locais na região!

Imagem encomendada pela prefeitura sendo preparada para ir pra água! (foto:)

Imagem encomendada pela prefeitura sendo preparada para ir pra água! (foto: Divulgação)

O site Religion En Liberdad explica que a Província de Bohol publicou um  comunicado afirmando que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Os mergulhadores podem ​​rezar debaixo d’água para ter um momento reflexão mais profunda que normalmente se tem e expressar seus agradecimentos (a Deus) por guiá-los com segurança através de todas as suas aventuras de mergulho.”

Mergulhadores retirando as cordas que levaram a estátua ao fundo do mar! (foto: Divulgação)

Mergulhadores retirando as cordas que levaram a estátua ao fundo do mar! (foto: Divulgação)

Além da imagem da Virgem Maria, a prefeitura também instalou um Menino Jesus subaquático, como podemos ver a seguir:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/JnKjw-Lflb4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

No blog Sea Knights podemos ver outras fotos da festa do dia da instalação das estátuas!

 

O vídeo foi feito no dia da instalação

Veja nesse vídeo instantes anteriores ao filme que circula pelo Facebook, onde podemos notar as cordas usadas para descer a estátua:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/A2YNrNak8b4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

A estátua 3 anos depois

A ideia da prefeitura de fomentar o ecoturismo parece ter surtido efeito. Todo os anos a cidade recebe turistas que mergulham para conhecer e oferecer flores às estátuas submersas!

O mergulhador e fotógrafo Ferdinand Edrain publicou no site de língua inglesa Phil Star uma foto da imagem de Nossa Senhora em uma viagem que ele fez à Bohol, em 2013. Dá pra perceber que a escultura sofreu os efeitos do fundo do mar:

Deterioração da estátua após 3 anos embaixo d'água! (foto:)

Deterioração da estátua após 3 anos embaixo d’água! (foto: Ferdinad Edrain/Phil Star)

 

Conclusão

As imagens são reais, mas a história é falsa! Trata-se de uma estátua instalada no fundo do mar pela prefeitura de Bien Unido, nas Filipinas, para atrair os turistas e conscientizar à população quanto à pesca predatória!

Agradecimento aos amigos Carlos Estevam e Tony Eduardo, pela sugestão e ajuda!

Continue lendo
42 Comentários

42 Comments

  1. Pierrot

    7 de julho de 2014 em 9:01

    Já fui devoto, porém após o contato com várias informações a respeito da fé e de uma nova visão da realidade eu mudei minhas convicções e agora minha fé tem outro direcionamento.
    Perdoem me se pareço apóstata mas se posso lhes dar um conselho realmente a questão de adoração a ela não me parece mais coerente.

    • Jhonatan Silva

      7 de julho de 2014 em 13:56

      Se você realmente foi devoto, Pierrot, sabe bem que o culto prestado à Maria não é de adoração e sim de veneração. Veneração por sua vida exemplar como mulher, mãe e rainha da humanidade.

      • carlos lima

        31 de maio de 2015 em 22:42

        “mãe e rainha da humanidade.”, e isso não é adoração

        • Angélica Eloi

          11 de setembro de 2019 em 15:48

          Não pois nem adoramos a Mãe, nem a rainha nós a amamos. Adorar somente a Deus.

      • geraldo

        31 de outubro de 2016 em 22:13

        Esta certíssimo Jhonatan Silva

    • Higor Robetti

      7 de julho de 2014 em 15:04

      E quem disse que adoramos a Nossa Senhora? Talvez se você tivesse estudado um pouco mais a fé que professavas, não teria seguido para outro “direcionamento”.

      Como aqui não é local para discutir religião, este será meu único comentário. Antes de afirmar algo, procure pesquisar, o que prestamos a Mãe de Cristo e aos santos é uma veneração, ou seja, uma admiração, tomar por exemplo de vida já que estes se doaram inteiramente a Deus e ao serviço do Evangelho.

      Deus abençoe. 😀

      • Pierrot

        8 de julho de 2014 em 8:57

        Sim eu pesquisei bastante e cheguei nessa conclusão. Agradeço pela educação e não vamos nos concentrar em brigas. Vamos vencer os desafios de viver nesse mundo cada vez mais tenebroso. Meus votos de boa aventurança pra vocês. Que o Pai seja convosco.

    • Juliana

      10 de julho de 2014 em 15:37

      O verdadeiro católico não adora Maria, mas segue o exemplo de amor que JESUS CRISTO nos deixou.
      Amamos Maria por que Deus a amou primeiro, por que Jesus não deve ser a favor daqueles que não a amam. Não somos perfeitos, somos obedientes a Jesus que diz “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,28 abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.”
      Agora se ele me manda amar até meus inimigos, imagina qual deve ser o sentimento pela mãe de Jesus

    • Ana Maria

      15 de junho de 2015 em 20:23

      Caro Pierrot, acho que vc precisa se informar, ou melhor, estudar, de forma mais profunda a doutrina católica. O verdadeiro católico não adora Nossa Senhora, e sim a venera. Voce sabe o significado de veneração?
      Se vc soubesse qual é a verdadeira devoção a Nossa Senhora, não acharia que um dia foi devoto dela. Voce nunca foi devoto dela, e tenho certeza do que estou dizendo somente pelo que vc postou.
      Ser verdadeiro devoto de Nossa Senhora é para nós, cristãos, garantia de uma maior intimidade com o Senhor, garantia de que nunca ninguem nos tirará do único Senhor e Salvador Jesus Cristo! Que pena ver tantos filhos de Deus tão mal informados sobre a mãe do Senhor. Após a morte, muitos terão surpresas em relação a verdadeira missão de Nossa Senhora, dada pelo seu próprio Fiilho Jesus Cristo. Amo meu Senhor, por isso amo sua mãe!
      Voce sabia que acharam escritos belíssimos, de Lutero, sobre Nossa Senhora…? Estude mais querido! Peça para o Espírito Santo lhe ajudar a conheçer a verdade.
      Recomendo para vc o livro de um ex. pastor Luterano, que criticava a Igreja Católica e nos chamava de idólatras. estudando profundamente a bíblia ele finalmente encontrou as respostas que buscava. Hoje já levou milhares de protestantes a conversão à igreja Católica. tenha coragem…leia! O nome do livro é ” O Banquete do Cordeiro”.
      Paz e |Bem

      • Evellin

        25 de janeiro de 2019 em 23:00

        Ana, eu ainda não tive o privilégio de ler este livro. Mas tive as melhores recomendações sobre a leitura. Assim que for possível vou ler ele. Sou católica e numa intimidade minha com o Senhor e Nossa Senhora, e de muito respeito, digo que nós não idolatramos nenhum tipo de imagem, e sim, temos uma parceria com Eles. Que a paz de Jesus esteja com todos!!! ♥

    • WALLAN CARDOSO FEITOSA

      12 de dezembro de 2018 em 17:33

      Ninguém quer saber sua opinião meu caro , se você acredita ou não o problema é seu, a discussão aqui é se a história é verdadeira ou não você é irrelevante.

    • Suzanna Kerestes

      5 de fevereiro de 2019 em 13:07

      A primeira coisa:- não se adora nada e nem ninguém. SÓ SE ADORA A DEUS.
      Nossa Senhora é mãe de JESUS.
      JESUS no alto da Cruz deu sua mãe ao discípulo amada JOÃO. Nesse momento João nos representava a todos que amamosJESUS.Assim como João a levou consigo desde aquela hora,nós também a levamos conosco.ELA tem uma função,uma missão, dada por Deus, que é ser mãe de todos nós.Por esse motivo Deus atende os pedidos que Ela pede, assim como fez nas bodas de Canáa.Ela pede a Jesus e Jesus intercede junto ao PAI.
      NÓS temos pai, mas diversas coisas pedimos as nossas mães.Um copo de leite vou pedir à mãe. Outra coisa difícil vou pedir para a mamãe falar com o papai!!!A igreja Católica nunca disse para sair acreditando em qqr coisa que o povo fala.

  2. Olavo Ratão

    7 de julho de 2014 em 21:49

    qual a diferença entre um “gente boa” e um “babaca”? é quando vc vê duas pessoas falando a mesma coisa mas um deles não é ofensivo! vlw Jhonatan Silva, vc é bacana!

  3. Francielle

    14 de julho de 2014 em 11:35

    ” Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por ela que deve reinar no mundo.” São Luis Montfort.

  4. gloria

    2 de agosto de 2014 em 19:28

    boa iniciativa p\ atrair turistas e preservar o pouco de pesca q ainda resta, achei linda a imagem depois dos 3 anos no mar, está cheia de cracas, fungos, e outros bichinhos q vivem nela em harmonia!

    • ROBERVAL MATURANO BARBOSA

      29 de junho de 2019 em 18:46

      Amor incondicional a Maria Mãe de Jesus. Obrigado por tudo minha mãe…

  5. Paulo Murilo

    7 de setembro de 2014 em 21:14

    Tudo é uma questão de silogismo: se Maria é mãe de Jesus e de acordo com o dogma do cristianismo de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, assim sendo, Maria é mãe de Deus! “Sendo mãe de Deus, por consequência é uma DIVINDADE! PENSE NISSO!!!

  6. Pedro Xavier Cardoso Neto

    10 de dezembro de 2014 em 9:42

    Acho que a fé é algo muito particular a cada um e não vale a pena a imposição, sendo inclusive ilegal. Acredito na Mãe de Deus, mas respeito aqueles que não têm nenhuma fé nela. Só acho que eu não gostaria que alguém ofendesse a minha mãe e acho que Cristo, visto como homem ou como Espírito Santo, também gostaria que a mãe dele fosse tratada com respeito.

  7. Luciano

    11 de fevereiro de 2015 em 15:01

    Jesus Cristo foi enviado por Deus e é a ele que devemos adoração,veneração é o mesmo que adoração e a veneração a ídolos ocorre desde os tempos de sodoma e gomorra,prestar culto a imagem é pecado e é errado perante Deus,maria foi apenas escolhida por Deus para se cumprir a vinda do messias e sendo assim poderia ter sido escolhida qualquer outra mulher,nao foi maria quem nos trouxe o salvador e sim o nosso Deus.
    o culto a uma virgem com um menino nos braços existe desde a torre de babel feito por ninrode onde a virgem era semiramis e o menino nos seus braços era tamuz,semiramis era chamada de rainha dos céus e tamuz de filho do deus sol ou era ele o próprio deus sol sendo esse culto a semiramis também chamada de mae de deus tendo se espalhado pelo mundo tendo uma imagem com uma virgem com seu filho mudando apenas o nome dos dois,constantino inseriu no cristianismo esta crença mudando o nome para virgem maria e menino jesus e até hoje estas divindades são adoradas ou veneradas através de idolos mesmo sabendo que só a Deus que devemos adorar e em verdade e espirito sem a necessidade de algo fisico.

    Atos, 17:24 – O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Atos, 17:25 – nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
    Atos, 17:26 – e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;
    Atos, 17:27 – para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;
    Atos, 17:28 – porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.
    Atos, 17:29 – Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem.
    Atos, 17:30 – Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;
    Atos, 17:31 – porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

    • Dalmo

      23 de fevereiro de 2015 em 9:45

      Caríssimo Luciano,
      E vez de ficar copiando e colando ou decorando versículos isolados da Sagrada Escritura, você poderia estudar mais um pouco de coração aberto. Todos esses versículos que você colou aqui não convêm, e alem disso, nota-se uma má fé da sua parte para confundir a cabeça de quem esta na Igreja de Jesus Cristo. percebe-se também que, você só leu o Versículo, leia o Capitulo inteiro que vai perceber que São Paulo esta levando o Cristianismo em um lugar onde era cultuado outras práticas.
      Sobre as imagens, você pode ler na sua bíblia protestante que Deus mandou fazer imagens.(Êxodo 25, 17-22 ( números 21,8-9 Ireis 26, 8-9))
      Espero que um dia você possa conhecer a verdade, pois a verdade te libertará!

      • carlos lima

        31 de maio de 2015 em 22:47

        cara nada a ver o que vc falou deu mandou fazer a arca da aliança, mais não mandou ninguem adora-la, ou reproduzi-la para rezar para el todos os dias.

    • TÁVINHO

      7 de junho de 2015 em 22:17

      Acho que nenhuma igreja protestante ou tais chamadas evangélicas deveriam ter a bíblia,um livro montado pela Igreja Católica onde a mesma decidiu quais livros montaria a bíblia e isso entre os séculos II e III…me desculpem já mais vou acreditar em seitas que pregam proselitismo religioso e vive nessa hipocrisia , se não acredita na IGREJA CATÓLICA não use a BÍBLIA , montada por ela , crie a sua própria bíblia …

  8. MARLUCE

    25 de abril de 2015 em 18:35

    Oi, sou católica é acredito nas aparições para Virgem Maria… mas estamos esquecendo aqui de discutir o principal… essas postagens falsas… q circularam rapidamente pela net, as vezes provocam discussões até acaba com vidas q são envolvidas nas fofocas… Essas pessoas acredito q não tem muito o q fazer, São inteligentes e não sabem o q fazer com toda essa inteligência…. além do mais, qndo a notícia é verdadeira até desconfiamos.

  9. Valdson Gonçalves de Amorim

    20 de maio de 2015 em 9:26

    É verdade que as flores não se deterioraram, mesmo com a profundidade e o passar do tempo? Se é verdade, qual a explicação para a não deterioração?

  10. TÁVINHO

    7 de junho de 2015 em 22:18

    Acho que nenhuma igreja protestante ou tais chamadas evangélicas deveriam ter a bíblia,um livro montado pela Igreja Católica onde a mesma decidiu quais livros montaria a bíblia e isso entre os séculos II e III…me desculpem já mais vou acreditar em seitas que pregam proselitismo religioso e vive nessa hipocrisia , se não acredita na IGREJA CATÓLICA não use a BÍBLIA , montada por ela , crie a sua própria bíblia …

  11. Dantas

    25 de agosto de 2015 em 0:34

    Bom, católicos ou protestantes nos quais vejo alguns tentando demonstrar fé e amor a Deus e entendimento sobre a bíblia, a palavra…
    Em quase todas as respostas dada a Pierrot pela escolha de religião, usa-se facilmente visto uma ofensa atrás da outra tipo seu burro ou hipócrita ou alienado por ser evangélico… Deus deixou em um dos primeiros e melhores mandamentos “amar ao próximo coma a ti mesmo”. As pessoas começam discutindo religião e acabam maltratando, excluindo ou achando-se melhor que outra por algo que muitos nem sabem ao certo o que é ou onde está escrito na biblia e simplesmente o verso ou parábola mas sem mais informações. Duvido que O Deus vivo que tudo ver, tudo sabe e quer o melhor para os seus esteja satisfeito com a sabatina feita com a Bíblia e seus ensinamentos. Pró uren as escrituras em hebraico, vejam qual diferentes são várias passagens e tradições e talvez tenham a humildade de ensinar e amar o próximo e não apontar e atira r. Acredito que o fim está próximo, não sei dia nem horapois nem datas tem na bíblia com precisão, mas está se cumprindo tudo que está escrito e só Deus conhece o coração dos seus e só ele decidirá quem será merecedor da vida eterna. Eu sou cristão e frequentou e estudo cada vez mais a bíblia sagrada com entusiasmo e orgulho de um filho pelo exemplo do pai, mas longe estou eu de julgar ou criticar e sim aprender e ensinar se sobre o assunto capacidade eu tiver. E que Deus tenha piedade dos cristãos que morrem diariamente pelo mundo por ter nele seu salvador principalmente o que os terroristas do Islã fazem na nossa cara e duvido que qualquer um aqui se oferecesse a lutar contra tal atrocidade.
    Respeito todos e fica a minha opinião democrática.

  12. metz

    3 de setembro de 2015 em 7:31

    Apenas digo uma coisa não importa a religião nem a cor de pele, para que falar com os anjos quando se pode falar logo com Deus?! Ninguém vem ao pai senão através dele, não necessita de intermediários!

  13. Regiani Rodrigues

    11 de setembro de 2015 em 10:17

    Deus e unico! Maria e a Mae de Jesus! e se Jesus nao sacrificasse para nos salvar,estariamos aqui hj,para
    “discutir religiao”? sera?

  14. Lilian

    2 de outubro de 2015 em 23:03

    Maria é linda por sua obediência e amor à Deus. Ela aceitou fazer parte do maior projeto de Deus, aos 13 anos Maria emprestou seu ventre dando à luz ao nosso Salvador.
    A veneração a Maria é extrapolada quando ela é colocada entre Deus e os homens, entre nós e Deus só pode existir Jesus, só Jesus nos leva a salvação.
    Ela não pode ser adorada pq não é uma divindade, ela não é onipresente e nem onisciente, não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e nem ouvir todas as orações. Tbm não pode ser mãe de Deus pq o filho já existia antes da mãe leia em Jo 1:1.

  15. alex gama

    12 de dezembro de 2015 em 10:56

    e vc nao tem amor a sua mae

  16. João Renato

    2 de março de 2016 em 17:37

    Vamos Deixar de brigas, DEUS Conhece Nosso Coração.

  17. João Renato

    2 de março de 2016 em 17:39

    Vamos deixar de discussões, DEUS Conhece Nosso Coração

  18. Lidiane

    6 de março de 2016 em 19:13

    Jesus nosso único senhor e salvador só veio ao mundo porque Maria sua mãe e nossa disse sim podendo tbem dizer não.
    Maria sim foi obediente a Deus!
    Se ela abortasse como mtas mães assim o faz hj em dia,Jesus não viria ao mundo,então se ele como seu filho único a respeitou,devemos nós tbem respeita-la independente da religião e de pessoas que se aproveitam da fé alheia pra fazer noticia!

  19. Maria Alercia de medeiros

    21 de março de 2016 em 11:49

    Como alguém pode falar isso, se não fosse Maria seria qualquer outra, eu não seria digna não sou tão pura de coração perdi um filho que ele mesmo procurou a morte e horas me questiono imagine viver fugindo com um bebê pra salvar a vida dele, ser virgem e aparecer grávida diante da sociedade ver um filho inocente morrer como Jesus morreu e ainda ficar de pé e não perder a fé uma pessoa que viveu só pra Deus em obediência coração e oração nunca foi nem será qualquer uma, minha eterna admiração minha mãe e rainha.

  20. Rosana

    10 de maio de 2016 em 23:15

    Sábio é o humano que ama sua mãe, sábio é o humano que respeita a mãe de Jesus.
    Nossa Rainha porque Jesus é Nosso Rei.

  21. MARCOS ALEXANDRE DA SILVA BORTOLOTI

    27 de maio de 2016 em 12:21

    Pq vcs não vão ler a bíblia em vez de ficar se engaufinhando e se ofendendo como se não tivesse entendimento e respeito ao seu próximo.
    Quer saber a verdade leiam a bíblia pq e lá que está a verdade

    • Gilmar Lopes

      27 de maio de 2016 em 13:56

      Pra te falar a verdade. já li ela inteira e devo confessar que não entendi nada, pois encontrei lá muita ira, muito preconceito, machismo, racismo e violência! Se a gente for ter mesmo que acreditar nessa tal “verdade”, o mundo se acabará em guerras!

    • Eu™

      27 de maio de 2016 em 14:14

      Porque ficção por ficção, prefiro os livros do Harry Potter. É mais fácil existirem bruxos e dragões do que as historinhas de contos de fadas da “bíbra”.

  22. Carlos

    17 de abril de 2018 em 18:47

    Gilmar, leia o novo testamento.
    Onde começou a verdade de Jesus.

    • Gilmar Lopes

      17 de abril de 2018 em 19:50

      Já li! Obrigado.
      Não entendi bem! Você está querendo dizer que o novo testamento invalida o antigo?

  23. Olavo tem razão

    25 de janeiro de 2019 em 11:28

    Kkkkkkk. Que idiota!
    Não precisa nem dizer que a sua religião é o PT.
    Lula tá preso, babaca!

  24. Alexandre Maria Carlos

    3 de setembro de 2019 em 13:16

    E-farsas, gostei muito do post. Sou católico, devoto e consagrado à Nossa Senhora pelo método de Montfort e vi que mesmo a imagem não sendo milagrosa foi um ato devocional lindíssimo à Maria e à Jesus que só aumenta minha fé e devoção. Parabéns!
    Mas tem um detalhe faltando: as pétalas de rosas aos pés da imagem de Maria. Pétalas de rosas não afundam, como poderiam estar soltas lá em baixo? Se puderem complementar esse post ou criar outro sobre isso eu agradeço!
    Bom trabalho!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo