Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Nissan obriga o uso de fraldas entre seus funcionários?

Indeterminado

A Nissan obriga o uso de fraldas entre seus funcionários?

Foto mostra funcionários de uma fabricante de veículos usando fraldas! Será verdade que a Nissan está obrigando seus funcionários o uso de fraldas durante o expediente?

A notícia apareceu no final de maio de 2016 nas redes sociais e afirma que uma grande empresa multinacional do ramo automobilístico estaria forçando a todos seus funcionários da linha de produção o uso de fraldas geriátricas. Com isso, o empregado não perderia mais tempo com idas ao banheiro durante o seu turno.

Além da Nissan, o texto que se espalhou pela web ainda afirma que a rede varejista Walmart, além de outras multinacionais, também estariam forçando seus funcionários a essas mesma práticas!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

fralda1

Funcionários da Nissan estariam sendo obrigados a usar fraldas geriátricas durante o expediente! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

As denúncias foram publicadas no site Revista Fórum no dia 06 de junho de 2016, que cita como fonte o site Vermelho.org que, por sua vez, revela que sua fonte é uma postagem feita no dia 31 de maio de 2016 no site Metal Revista.

Como o site Metal Revista não cita nenhum link com suas  fontes, entramos em contato com os editores da matéria que, por e-mail, nos mandaram documentos com diversos links de onde eles tiraram as informações que foram publicadas.

Analisamos as reportagens citadas e juntamos com mais algumas pesquisas nossas e o resumo do que apuramos você lê a seguir:

Indústria Avícola

Em 11 de maio de 2016, o jornal Washington Post publicou uma matéria denunciando as más condições de trabalho nas quais os funcionários de grandes indústrias do setor avícula estão sendo submetidos. Um relatório de 2015 da Oxfam América confirmou que algumas das grandes empresas do ramo nos Estados Unidos estavam obrigam seus funcionários o uso de fraldas para evitar as idas ao banheiro!

Sul-coreana em Honduras

Em 2013, a empresa sul-coreana Lear foi denunciada por seus funcionários, que estariam sendo obrigados a usar fraldas durante o expediente.

Diante das acusações, líderes sindicais da região se manifestaram em defesa da empresa, dizendo que os funcionários não são obrigados a usarem fraldas, mas que preferem usar o acessório! A “explicação” é que os intervalos para idas ao banheiro são tão curtos que os empregados preferem não sair da linha de montagem!!!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O caso foi investigado, a empresa se defendeu e… ficou por isso mesmo…

O fato ocorreu em Honduras – onde a Lear possui uma filial – e o jornal O Globo usou uma foto de homens de fralda para ilustrar a matéria!

Jornal O Globo usa imagem falsa em matéria!

Jornal O Globo usa imagem falsa em matéria!

Na verdade, essa foto nada tem a ver com as denúncias feitas contra a sul-coreana. Os homens de fraldas são bombeiros, em um protesto ocorrido em novembro de 2006, na Espanha! Eles reivindicavam seus salários, que estavam em atraso.

A foto original é de um protesto ocorrido em 2006 por bombeiros na Espanha! (Foto: Reprodução)

A foto original é de um protesto ocorrido em 2006 por bombeiros na Espanha! (Foto: Reprodução)

Walmart

Quanto à Walmart, denúncias estão sendo investigadas desde dezembro de 2015, de suspeitas de trabalho escravo na Tailândia de duas empresas que fornecem camarão para a rede varejista. De acordo com o jornal The Independent, um porta-voz do Walmart afirmou que a rede não compactua com isso e que deixaria de comprar dessas duas empresas enquanto o caso não fosse completamente investigado.

Nissan

Tentamos contato com a Nissan Brasil a respeito dessa notícia envolvendo seu nome, mas até a publicação desse artigo não tivemos resposta. Há denúncias em relação às condições trabalhistas dos funcionários da filial da Nissan em Mississipi. Conforme relatado pelo Detroit News, em dezembro de 2015, foi arquivada uma investigação sobre a denúncia de que a diretoria da montadora estaria obrigando seus empregados o uso de um topo de uniforme. A reivindicação era a de que o uniforme tenta suprimir a organização sindical dentro da fábrica.

Não encontramos nenhum link que comprove as denúncias de que a Nissan esteja obrigando seus funcionários a usarem fraldas! Se alguém encontrar, favor nos avisar aí nos comentários!

Conclusão

A notícia mistura fatos ocorridos em diversas ocasiões e em regiões e culturas diferentes! Algumas denúncias foram confirmadas e outras foram (ou estão sendo) investigadas e a grande maioria não deu em nada (o que não significa que sejam falsas). O caso está em aberto e, caso haja alguma nova informação, postaremos aqui.

Continue lendo
12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo