Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Agora é Lei: Gelo só com selo da Sindigelo! Será?

Falso

Agora é Lei: Gelo só com selo da Sindigelo! Será?

Será verdade que agora todas a embalagens de gelo devem possuir um selo do Sindigelo, que seria o Sindicato das Industrias de Gelo? Será que o gelo agora só poderá ser vendido com o selo de qualidade?

É isso mesmo que você leu, GELO. Isso aí que vocês fazem na sua casa todo dia. Quando for beber, pergunte ao garçom se o gelo que está na sua caipirinha tem o selo do Sindigelo.

Para se congelar água e vender, por força de Lei, agora é necessária umas autorização do governo?

Pelo menos, isso é o que postagens que foram publicadas nas redes sociais no começo de junho de 2016 estão afirmando! Mas será que esta historia é verdadeira ou falsa?

Reprodução/ Facebook

Reprodução/ Facebook

Verdade ou farsa?

Analisando a imagem, encontramos um numero de telefone e, ao pesquisar este numero na internet, descobrimos que ele faz referencia à Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

No site do Governo de Pernambuco encontramos uma publicação do final do mês de maio de 2016 que confirma a noticia sobre a criação de um sindicato e que este estaria distribuindo selos de autorização para fabricantes de gelo no estado.

Porém, a Lei – de acordo com o texto – vale apenas para o estado de Pernambuco, e não para todo o Brasil!

E é uma lei pioneira e Pernambuco é o primeiro estado no pais a aprovar um texto neste sentido! Ela oferece um padrão para o produto, evitando a distribuição clandestina.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Desde 1° de junho de 2016, todos os fabricantes de gelo do estado devem exibir um selo obtido na vigilância sanitária que certifica a regularidade da empresa. A fiscalização é feita pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A lei é uma medida que dialoga com a saúde pública, pois a nova legislação oferece segurança aos consumidores.

Alem disso, a Lei se aplica apenas para o comercio de gelo, como bem explicado na primeira imagem, a segunda imagem faz referência à produção para consumo próprio e não ao comércio.

Deve-se haver uma vigilância sobre o produto. A condição e o que se utilizou para a sua produção devem ser fiscalizados. Já sobre a produção caseira, se ela não será para a venda a responsabilidade sobre a qualidade é de quem esta fazendo.

Um exemplo disto é quem cria animais para consumo próprio, porcos, galinhas, etc, todos estes tem normas de produção e de higiene, na escala comercial, porém nem sempre estas normas são seguidas na produção para o consumo próprio.

Embalagens e rótulos dentro da Lei

Além da normatização das condições sanitárias de fabricação, o texto normatiza as embalagens e os rótulos, e estabelece que a água utilizada para fabricação do gelo deve respeitar o padrão do Ministério da Saúde. Esses mecanismos ampliam o controle na distribuição e também coíbem a produção clandestina do produto no Estado.

Tudo isso, segundo a Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, deverá trazer mais segurança para a população, pois caso seja utilizada uma água impropria para a produção do gelo, esta pode contaminar alimentos e provocar doenças.

Conclusão

Essa historia afirmando que no Brasil será necessária a autorização do governo para se fazer gelo é falsa! Foi aprovada uma Lei apenas em Pernambuco somente para a produção de gelo para o comércio. Para a produção caseira, não há a necessidade de selo nenhum! 

*Por Riomar Bruno

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Pingback: Agora é Lei: Gelo só com selo da Sindigelo! Será? - Cidadão Repórter

  2. Lucho

    7 de junho de 2016 em 18:46

    Como eu sempre digo, se sai do faceburro, é mentira. E não raro é uma história bem mal contada. Isso me fez lembrar daquela história da lei que obrigava os shoppings a oferecer estacionamento di grátis.

    E que grande ato de revolta essa, hein? Esse pessoal deve se achar os novos Henry Thoreau, Ghandi, Dr. Martin Luther, Rosa Parks, Franklin McCain, Joseph McNeil, Ezell Blair, David Richmond ao fazer esses atos de desobediência civil, porcaria esta que só funciona quando o seu inimigo está ocupado demais com coisas pequenas, menores e sem significância alguma como Guerra de Secessão ou Segunda Guerra Mundial.

  3. Antônio

    9 de junho de 2016 em 13:43

    Os coxinhas piram!

  4. Erik

    14 de junho de 2016 em 9:43

    Pois é, quanto vcs querem apostar que essa merda vai se espalhar por todo o país?? Nada como mais um “çindicato dos mortadelas” para surrupiar o dinheiro público, né, Antônio??

  5. Rodiney Nogueira Barbosa

    4 de novembro de 2016 em 10:43

    Não adianta selo seria mais uma forma de corrupção no pais, tudo que é industrializado na realidade faz mal a saúde, por isso criei um blog só com alimentação natural.

  6. rodrigo moraes

    15 de outubro de 2017 em 11:17

    o mais engracado nessa historia e q vc e praticamente obrigado a fazer parte desse sindicato….quem faz parte o selo custa 4 centavos mais quem nao faz parte custa 14 centavos….

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo