O candidato português André Ventura passou mal ao beber água envenenada?
O político passa mal após beber um copo d’água durante comício e é levado para o hospital sob suspeitas de envenenamento! Será que isso é verdade?
As imagens começaram a circular nas redes sociais na segunda semana de maio de 2025. Nelas podemos ver o Deputado pelo Distrito de Lisboa, André Ventura, levando a mão ao peito logo após beber um copo d’água e sendo socorrido às pressas. A cena ocorreu ao vivo, durante comício do então candidato às próximas eleições parlamentares de Portugal, e levantou rumores de que ele teria sido envenenado por seus rivais políticos!
Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “URGENTE!! Candidato conservador para a PM de Portugal, André Ventura, acaba de ser possivelmente envenenado ao vivo e foi transferido às pressas para um hospital próximo da campanha eleitoral.” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
André Ventura é Conselheiro de Estado de Portugal, eleito deputado em 2019 e concorre às eleições legislativas no dia 18 de maio de 2025. Ele sofreu um mal-estar durante comício em Tavira, na região do Algarve, dia 13 de maio. Ele foi hospitalizado com suspeita de espasmo esofágico e recebeu alta no dia seguinte, conforme informou o Hospital de Faro.
Abaixo, o momento em que o candidato passa mal:
Apesar dos boatos espalhados na web, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro revelaram que André Ventura está bem, sem sintomas e estável e que tudo não passou de “apenas um susto”.
“As análises ao sangue, assim como o eletrocardiograma e o ecocardiograma, não registaram alterações. Segundo os clínicos, registou-se apenas uma alteração da tensão arterial e um aparente espasmo esofágico, o que motivou que ficasse em observação durante a noite.”, diz a entidade onde o político foi tratado.
Conclusão
Não é verdade que o líder do partido CHEGA, em Portugal, foi envenenado! Ele foi levado ao hospital, mas teve alta no dia seguinte!
