Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Novo trem-bala do Japão alcançou uma velocidade de 4.800 km/h?

Falso

Novo trem-bala do Japão alcançou uma velocidade de 4.800 km/h?

Novo trem-bala do Japão alcançou uma velocidade de 4.800 km/h?

No dia 9 de setembro de 2020, uma página no Facebook chamada “Mundo Nipo” divulgou um vídeo com a seguinte alegação (arquivo):

O novo trem-bala japonês alcança inimagináveis 4.800 km/h, completando o percurso da estação de Shin Osaka até Tokyo (502,3 km) em apenas 10 minutos

Confira a publicação:

Publicação da página “Mundo Nipo” no Facebook

Assim como o vídeo:

Desde então, a publicação já obteve mais de 34 mil compartilhamentos!

Entretanto, será que isso é verdade? Um trem-bala alcança essa velocidade? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, o vídeo foi manipulado digitalmente para tentar simular como seria um trem-bala viajando a uma velocidade de 4.800 km/h! Aliás, essa informação é mencionada na descrição do vídeo do canal “Fermata Studio”, no YouTube, que foi o responsável por sua criação.

Originalmente publicado no dia 2 de agosto de 2020, os criadores disseram que se tratava de uma técnica chamada time-lapse, ou seja, o vídeo foi artificialmente acelerado.

Os criadores disseram que se tratava de uma técnica chamada time-lapse, ou seja, o vídeo foi artificialmente acelerado.

Outro detalhe é que, atualmente, uma viagem de trem-bala entre as cidades de Osaka e Tóquio (Tōkaidō Shinkansen) leva mais de duas horas! Embora possa parecer muito tempo, é importante ter em mente, que se essa mesma viagem fosse feita de ônibus demoraria entre 8 e 9 horas. Ah, o trem-bala, nessa linha, possui uma velocidade de operação de 285 km/h.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Enfim! Para completar, não ha nenhuma informação sobre a existência de um novo trem-bala japonês ou de qualquer outro país que alcance essa velocidade.

Qual a Velocidade Máxima de um Trem-Bala no Japão?

Em 2019, o Japão andou testando um modelo de trem-bala (ALFA-X) capaz de alcançar cerca de 400 km/h! Contudo, ele estava previsto para entrar em operação somente em 2030, e ainda assim como uma velocidade um pouco menor: 360 km/h! Futuramente, tudo indica que ele se tornará um dos modelos mais velozes do mundo em operação.

Atualmente, no entanto, o modelo mais rápido em operação no Japão é o N700S, que foi lançado em julho de 2020, com uma velocidade máxima 360 km/h. No entanto, por uma questão de segurança, o trem-bala irá operar com passageiros a uma velocidade de 285 km/h.

Já em termos de recordes mundiais de velocidade, a maior já registrada foi de trem-bala testado numa linha experimental no Japão, em 2015. O veículo alcançou a incrível marca de 603 km/h.

Aliás, conforme bem lembrado pelo site de checagem “Boatos.org”, se o vídeo fosse real, a velocidade do som (1234,8 km/h) seria quebrada em quase quatro vezes, o que acabaria causando muitos danos a edificações ao redor do trajeto percorrido pelo trem-bala.

Atualização 26/10/2020

Em outubro de 2020, apresentamos em vídeo um resumo dessa história para o programa “Olá, Curiosos!”

https://www.instagram.com/p/CGpFmEfg7CW

Conclusão

Falso! Na verdade, o vídeo foi manipulado digitalmente para tentar simular como seria um trem-bala viajando a uma velocidade de 4.800 km/h! Essa informação foi mencionada na descrição do vídeo do canal “Fermata Studio”, no YouTube, que foi o responsável por sua criação.

Continue lendo

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

21 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo