Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O mistério dos crânios de cristal resolvido

Conspirações

O mistério dos crânios de cristal resolvido

Os crânios de cristal não são mais um mistério para a ciência! Veja o que pesquisadores descobriram a respeito desses estranhos achados arqueológicos.

Surgidas na década de 1860, dezenas de esculturas de cristal em forma de crânio humano começaram a aparecer em diversas partes do mundo e deixaram intrigados pesquisadores sobre a sua origem.

Algumas teorias sugeriram que os achados teriam sido esculpidos pelos astecas e três desses estão em exposição nos museus de Washington, Londres e Paris.

Afinal, como foram confeccionadas essas enigmáticas obras de arte?

Caveiras de cristal supostamente encontradas no final do século 19 deixaram pesquisadores intrigados por anos!

Caveiras de cristal supostamente construídas há centenas de anos pelos astecas e encontradas no final do século 19 deixaram pesquisadores intrigados por anos!

 

Verdadeiras ou falsas?

São falsas! E isso quem afirma é a edição de numero 91 da revista de notícias científicas Chemical & Engineering, publicada em março de 2013. Depois de vários anos de minuciosos estudos, a equipe liderada pela arqueóloga Jane Walsh chegou à seguinte conclusão: Os crânios de cristal não são da época dos astecas.

Jane Walsh, Ph.D. (Foto: Department of Anthropology Staff)

Jane Walsh, Ph.D. (Foto: Department of Anthropology Staff)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Alguns detalhes chamam a atenção e denunciam a fraude:

  • Falta de documentação – Os crânios não vieram documentados dos sítios arqueológicos
  •  Os dentes representados nos crânios são retos e lineares, muito diferentes dos dentes esculpidos nas obras daquele povo
  • Com a ajuda de microscópios, os pesquisadores notaram que os as caveiras de cristal possuem marcas regulares em toda parte. Isso prova que as esculturas teriam sido feitas por modernas rodas giratórias e abrasivos sólidos, e não usando ferramentas manuais antigas
Esculpida à mão, o cristal de quartzo (à esquerda) tem marcas de condicionamento irregulares, enquanto a pedra esculpida na máquina (à direita) tem um padrão regular. Isso só foi possivel ver com a ajuda de um microscópio eletrônico de varredura. (foto: Reprodução/Museu Britânico)

Esculpida à mão, o cristal de quartzo (à esquerda) tem marcas de condicionamento irregulares, enquanto a pedra esculpida na máquina (à direita) tem um padrão regular. Isso só foi possivel ver com a ajuda de um microscópio eletrônico de varredura. (foto: Reprodução/Museu Britânico)

 

  • Uma análise espectroscópica mostrou que o cristal de rocha apresenta “verdes, inclusões vermiformes” característica de cristal de rocha do Brasil ou Madagascar. Bem longe do México.
  • Além disso, raios X revelaram que alguns dos crânios foram revestidos com carboneto de silício, “um abrasivo sintético usado em pedra-escultura oficinas só a partir de meados do século 20.”
Inclusões de ferro clorita foram encontrados no crânio falso do Museu Britânico. Eles são encontrados apenas em quartzo do Brasil ou Madagascar, mas não no México. (foto: Divulgação/Museu Britânico)

Inclusões de ferro clorita foram encontrados no crânio falso do Museu Britânico. Eles são encontrados apenas em quartzo do Brasil ou Madagascar, mas não no México. (foto: Divulgação/Museu Britânico)

 

Conclusão

Os misteriosos crânios de cristal já não são tão misteriosos assim. Já se sabe que não foram confeccionados pelo povo asteca, mas por pessoas do final do século 19 e começo do 20. O mistério agora é descobrir quem foi…

Continue lendo
50 Comentários

50 Comments

  1. Marco

    12 de março de 2013 em 6:31

    Esse da foto é grosseiro e claramente falso. Os crânios misteriosos são outros.

    • Gilmar Lopes

      12 de março de 2013 em 10:30

      A fonte é o Museu Britânico!

    • roney

      12 de março de 2013 em 21:54

      farsa e esse estudo e claro que não foi feito a mão e acima do intendimento, de pessoas que tem a mente totalmente linear.

      • Lucho

        22 de dezembro de 2013 em 9:07

        Pelo seu português, não me surpreende que você realmente acredita nessa história.

    • Vinicius

      13 de março de 2013 em 7:31

      São esses mesmo, é que você deve ter visto um outro que fez mais sucesso que esses, um que tinha o topo do crânio mais alongado. Ainda bem que desvendaram essas farsas, tem tanto site dizendo isso e aquilo dessas caveiras.

  2. Cesar Crash

    12 de março de 2013 em 7:40

    Bom saber.

  3. Marcos A.

    12 de março de 2013 em 9:46

    Dureza é passar anos e anos estudando algo e descobrir que é uma farsa. Que anticlímax…

  4. Julio Costa

    12 de março de 2013 em 11:52

    Crânios? Em outros informativos eles dizem que foi achado somente um crânio de cristal!

    • Gilmar Lopes

      12 de março de 2013 em 11:59

      Foram encontrados vários

  5. Flavio

    12 de março de 2013 em 16:26

    Gilmar fopi muito sensacionalista,
    A unica coisa que ficou clara foi que a teoria de que foram os astecas que fizeram é falsa, e não que os crânios são falsos.

    • Gilmar Lopes

      12 de março de 2013 em 20:30

      Grande parte do mistério acabou aí. Muitos blogs publicam matérias mais sensacionalistas que essa afirmando que os cranios são da época dos astecas, como que conseguiram esculpir peças tão perfeitas sem tecnologia e bla bla bla… pelo menos, agora, sabemos que não tem nada de asteca nas esculturas.

      • Edson

        24 de agosto de 2013 em 1:14

        A Historia é de que a HP efetuou testes no cranio de cristal na epoca, e obtiveram resultados que fora formado a partir de um único cristal de quartzo.
        Essa materia do efarsas esta muito superficial, sobre um cranio que não é de cristal.

        • nelson

          31 de outubro de 2014 em 9:24

          Gosto bastante de algumas matérias aqui,mas essa,vcs não apuraram muito bem não,e a materia que saiu no history chanel? não tem nada a ver com o que vcs postaram,eles fizeram inúmeros testes e nada foi concluído,só que não foi feita pelos homens,então acho q essa materia vcs ficaram devendo!

  6. nanachan290

    12 de março de 2013 em 19:49

    Ora ora, foram os aliens U.U

  7. roney

    12 de março de 2013 em 21:56

    o e farsa assim não vcs perdem a credibilidade

    • Gilmar Lopes

      13 de março de 2013 em 10:41

      Como assim? A pesquisa não foi feita pelo E-farsas. Foi realizada por uma equipe de arqueólogos e cientistas e amparda pelo Museu Britanico. Se tiver errada é culpa deles e não minha!

      • Laurus

        21 de março de 2013 em 11:13

        Gilmar, a culpa é sua mesmo por aprensentar matérias feita por cientistas COMPRADOS. Teu site está perdendo a credibilidade.
        O E-farsas.com é uma FARSA.

        • Lucho

          22 de dezembro de 2013 em 9:14

          Maldita inclusão digital. Devia ter habilitação para usar Internet.

  8. Diego

    14 de março de 2013 em 11:16

    “Com a ajuda de microscópios, os pesquisadores notaram que os as caveiras de cristal possuem marcas regulares em toda parte. Isso prova que as esculturas teriam sido feitas por modernas rodas giratórias e abrasivos sólidos, e não usando ferramentas manuais antigas.”

    Entao acho que está na hora de explicar como os egipcios construiram as piramides sem tecnologia, nao é mesmo? Ou acham que um povo com ferramentas manuais conseguiriam erguer toneladas de pedras?

    “Além disso, raios X revelaram que alguns dos crânios foram revestidos com carboneto de silício, “um abrasivo sintético usado em pedra-escultura oficinas só a partir de meados do século 20.””

    E como se explica o fato de que tenham sido descobertas nos anos 1860s? Teriam vindo do futuro?

    • Moon

      15 de março de 2013 em 20:30

      Também fiquei confuso nessa parte. E aliás, o mistério não foi totalmente resolvido, ainda não se sabe quem fez (e porque fez) os tais crânios. Além disso, na matéria diz que apenas um crânio encontrado no México foi analisado (pelo menos é isso que dá a entender). Mas e quanto aos outros crânios que foram achados em outras partes do mundo? São falsificações também? Sem contar que eu já vi imagens de outros crânios bem diferentes desse. Olhando pra esse crânio que aparece aí da imagem, se vê claramente que é um simples trabalho de um algum artesão. Porém, eu já vi outros que apresentam um nível de detalhamento incrível e sem marcas de que foram esculpidos. Gostaria que esclarecessem isso para mim.

    • Lena F.

      7 de março de 2014 em 17:24

      Sim, eu acredito que os egípicios foram capazes de fazer as pirâmides.Por que com todos os trabalhadores disponíveis e algumas alavancas eles não seriam capazes? Haviam algumas grandes contruções desenvolvidas por povos bem mais rústicos na época (vide Mohenjo-daro), e o Egito era um império colossal, muito mais desenvolvido que muitos que vieram depois e tinham muuuita mão de obra. Sabe, as obras medievais dispuseram de quase o mesmo tanto de tecnologia. Acho deprimente pensar que se subestima tanto os egípicios.
      E 1860 é final so séc 19, essa única caveira documentada deve ter sido feita pouco antes disso, e não necessariamente esta continha o abrasivo. Acha mesmo que todas foram feitas pela mesma pessoa, na mesma época? Já pelo menos as viu? São diferentes demais para isso.
      Sinto muito, mas pessoas como você me deprimem.

      • Stargate

        12 de agosto de 2014 em 3:15

        Se deprime, então se mata.

  9. Diogo

    18 de março de 2013 em 18:11

    Não adianta, o público do History Channel é fiel a essas bobagens… Podem provar de todas as formas que é tudo falso, não foram feitos por ETs, mas mesmo assim eles continuarão acreditando nas lendas…

    • Lucho

      22 de dezembro de 2013 em 9:13

      Diga-se de passagem, esse mesmo público fiel ao History e ao Discovery também não assiste a TV aberta brasileira pois lá só tem lixo e desdenha de quem assiste.

      Sinceramente, muitas matérias do Globo Repórter, do Fantástico (e até mesmo do Domingo Espetacular) dão de 10 a 0 na maior parte dos “documentários” de ambos os canais.

  10. Fibrasek

    30 de março de 2013 em 3:56

    Só gostaria de lembrar que esses crânios, são feitos de cristais, como dito em alguns comentários acima, esse realmente é uma imitação. Agora me responda, mesmo que tenha sido feito pelo final do sec.19
    Como é possível naquela época alguém cortar cristal com tanta precisão e ainda entalhar um cranio humano com todos os detalhes?

    • celio

      2 de junho de 2013 em 14:00

      fibrasek concordo com voce como esculpir um cranio de cristal naquela epoca e os tais arqueologos com seus cerebros brilhantes podem detectar a época pois o carbono 14 só funciona para materiais organicos

    • Lena F.

      7 de março de 2014 em 17:42

      Quanto a cortar o cristal, não entendo disso, mas sobre o cranio detalhado… Sério??? acha que não se conhecia um crânio no século 19?? Nem sei o que dizer… Esses detalhes do crânio eram conhecidos há muito tempo, mesmo se as caveiras tivessem sido feitas pelos astecas, é só olhar o exemplar de um morto qualquer…

  11. Saulo Andromeda

    3 de Maio de 2013 em 11:02

    Cuidado com a manipulação das informações.. Quem garante que estes crânios não foram produzidos ANTES do século 20, mas muito antes mesmo.. por outra civilização muito avançada, como a Atlântida? E estes crânios “sobreviveram” e foram transportados depois ao longo de gerações e foram parar no méxico e em outros lugares.. Tudo pode ser, gente… cuidado com o que querem que você acredite!

    • celio

      2 de junho de 2013 em 14:11

      mandou bem Saulo querem que a gente acredite no que eles querem ,como na biblia onde jaco luta corpo á corpo com um anjo um anjo é segundo eles um ser celestial ou espiritual e depois aparece um anjo lutando e implorando para que Jaco o largue vou rir QUA,QUA,QUA, e no novo testamento Maria mãe de Jesus engravida do Espirito Santo puxa vida não sabia que o Espirito Santo éra tão fertil assim.que lavagem cerebral estão fazendo com a gente

  12. Pingback: O mistério dos crânios de cristal resolvido | TudoSobreTech

  13. Nero

    29 de julho de 2013 em 22:01

    Sabe o que eu acho incrível? Eu sou um cara cético, mas aqui encontro pessoas que são tão céticas a ponto de serem cegas tanto quanto os religiosos fanáticos. Sou um desse que só de imaginar a imensidão ao nosso redor, acha impossível sermos os únicos seres do planeta(não só vivos como racionais). Acho que você tem que ser muito, incrivelmente egoísta para acreditar que é o único ser inteligente no universo, assim como é necessário o mesmo de pessoas que acreditam que existe um deus que olha para elas 24 horas por dia e ainda dá uma outra vida após a morte só para continuar vigiando. Vocês são farinha do mesmo saco vencido.

  14. Nero

    29 de julho de 2013 em 22:02

    Sabe o que eu acho incrível? Eu sou um cara cético, mas aqui encontro pessoas que são tão céticas a ponto de serem cegas tanto quanto os religiosos fanáticos. Sou um desses que só de imaginar a imensidão ao nosso redor, acha impossível sermos os únicos seres do universo(não só vivos como racionais). Acho que você tem que ser muito, incrivelmente egoísta para acreditar que é o único ser inteligente no universo, assim como é necessário o mesmo de pessoas que acreditam que existe um deus que olha para elas 24 horas por dia e ainda dá uma outra vida após a morte só para continuar vigiando. Vocês são farinha do mesmo saco vencido.

    Read more: http://www.e-farsas.com/o-misterio-dos-cranios-de-cristal-resolvido.html#ixzz2aUDG3knu

  15. José Flausino

    6 de agosto de 2013 em 6:16

    E-FARSAS OBRIGADO POR MAIS ESSA.
    IMPRESSIONANTE COMO MUITA GENTE GOSTA DE FANTASIAR. OBVIAMENTE OS CRÂNIOS FORAM FEITOS RECENTEMENTE.

    • Dorville Zolet Corá

      7 de setembro de 2013 em 9:29

      Feitos recentemente e encontrados em 1860? Como assim cara-pálida? Máquina do tempo?

      • Lucho

        22 de dezembro de 2013 em 9:10

        Não. É você que é burro e não leu o texto.

  16. Sidnei

    21 de dezembro de 2013 em 18:29

    Apenas um crânio é um verdadeiro mistério sobre como foi feito e da onde veio originalmente, os outros sim é que são falsos.

  17. Élida

    21 de janeiro de 2014 em 12:22

    Só acredito em algo improvável se for oficialmente negado.

    • Ralph Pinheiro

      25 de janeiro de 2014 em 23:39

      esta analise carece de ser mais abrangente. Dezenas foram descobertos mas apenas 03 analisados e já conclui-se que todos são falsos ou de origem não asteca. Além disso como sabem que foram feitos nos anos 20 se o cristal não pode ser datado pelo carbono 14? Tá tudo muito incompleto.

  18. Ralph Pinheiro

    25 de janeiro de 2014 em 23:34

    Lendo a reportagem dá a impressão que foram analisadas apenas os 03 crânios, mas não são dezenas descobertos em vários sítios arqueológicos?o tal crânio de onde se destaca a mandíbula. Me parece ser único dos achados. Além disso diz a notícia que foram feitos nos anos 20, mas como se o cristal não pode ser datado pelo carbono 14? Como sabem disso? Com certeza deve ter muito cranio por aí falso e alguns ganhando em cima disso, mas fizeram analise em todos os oficialmente descobertos? Assim, decidir somente por 03 entre dezenas seria uma apressada conclusão.

  19. Ergom Abraham

    7 de março de 2015 em 11:36

    Eu não só faço estudos sobre esse tema e muitos outros à mais de 40 anos, como também conheço pessoalmente os maiores pesquisadores do mundo sobre o assunto. Portanto posso afirmar aqui com total maturidade e conhecimento de causa. Essa afirmação de que os tais cientístas resolveram a questão não é verdadeira, já que nada está resolvido. O assunto é mil vezes mais complexo do que essa simples explicação superficial. Acho que a equipe deveria buscar mais informações do que dar fim a um assunto tão importante, dessa forma, mas, ao mesmo tempo eu sei que quem é cético, NÃO QUER VER A VERDADE. E, como está escrito “PIOR CEGO É AQUELE QUE NAO QUER VER” – Então de nada adianta pesquisarem… Assim, vamos deixar o assunto para quem estuda de forma séria e interessada na verdade verdadeira e não nessa verdade manipulada por interesses pessoais.

    • Lucho

      7 de março de 2015 em 19:36

      Senhores, ele é usuário do facebosta (a.k.a. orkut 2.0).

      Encerro meu caso, meritíssimo.

    • Eu™

      11 de abril de 2016 em 8:23

      E cadê os papers publicados com os estudos? 40 anos estudando já deve ter dado tempo suficiente pra publicar vários deles!

      Poste os links aqui pra gente ler!

  20. Claudio ben

    11 de abril de 2016 em 6:53

    E- farsa está de parabéns, se a pesquisa foi feita por cientistas sério e de renome,por que duvidar? Ou seria o Hystori mais sério e competente à isso? O grande problema desses teóricos dos “astronautas antigos “, e achar que a ciência hoje não pode ou não tem recursos para explicar fenômenos,que para alguns é inexplicável, coitados alienados a TV sensacionalista e a escritores que se passam por cientistas. Vamos estudar mais Física, Química, Geologia e matemática .Aí quem sabe cada um achará sua resposta com pesquisas sérias.

  21. Didio!

    11 de junho de 2016 em 15:33

    O estudo não está totalmente errado, realmente os crânios não foram feitos pelo povo, asteca. Esta é a única verdade que este estudo revelou.
    Os crânios podem ser muito mais antigos. E feitos com tecnologia avançada.
    Acho que este estudo foi muito pretensioso em querer resolver o mistério dos crânios de cristal somente mostrando que não foram feitos pelos astecas, e por isso foram produzidos necessariamente nos dias de hoje… Que equívoco.. Me parece mais uma tentativa de encobrir um mistério, que não pode ser solucionado facilmente, somente para voltar ao conforto e não lidar novamente com tamanha dificuldade.

    • Eu™

      12 de junho de 2016 em 9:14

      “Olá povo Asteca! Somos alienígenas, viajamos um gazilhão de quilômetros para chegar até vocês. Vamos compartilhar toda nossa tecnologia, como gerar luz elétrica, como viajar pelo espaço, como manipular a gravida…. -ah, como é, chefe? Só as caveiras? Ok, então tá -TOMEM AQUI, AS CAVEIRAS ALIENÍGENAS! DIVIRTAM-SE COM ELAS!”

      Faz todo sentido.

      • M.

        28 de agosto de 2016 em 19:46

        Você definitivamente é um imbecil. Só porque não acredita em uma mera TEORIA, significa que pode desdenhar dela? Se sabe exatamente o que e qual a origem dela, nos diga!!
        Como não sabe de nada, e acredita no que qualquer cientista diz que “é” acredite, é seu direito. Mas não ache que todo mundo é você. Aprenda a respeitar a opinião alheia.

        • REu™voltado

          29 de agosto de 2016 em 9:21

          >Você definitivamente é um imbecil.

          Noffa, quanto ódio nesse coração peludo!

          >Só porque não acredita em uma mera TEORIA

          Aprenda o que é uma TEORIA antes de falar bosta. Essa lorota de ETs nos visitando não podem ser considerada nem uma HIPÓTESE, quanto mais uma TEORIA. Beócio.

          >significa que pode desdenhar dela?

          Sim, basicamente sim. Desdenho de contos de fadas.

          >Se sabe exatamente o que e qual a origem dela, nos diga!!

          Provavelmente Taiwan ou Hong Kong, como a maioria dos produtos industrializados atualmente.

          >Como não sabe de nada, e acredita no que qualquer cientista diz que “é” acredite, é seu direito.

          Eu acredito no que pode ser provado. Discos voadores e homenzinhos verdes ou amigos imaginários superpoderosos até agora não podem, então caguei pro que você acha.

          >Mas não ache que todo mundo é você. Aprenda a respeitar a opinião alheia.

          Caguei de novo pra você e pra sua opinião: http://climatologiageografica.com.br/nao-nao-e-apenas-sua-opiniao-voce-simplesmente-esta-errado/

  22. Julcir Duizit Carneiro

    20 de novembro de 2016 em 18:47

    VAMOS ACABAR COM ESSA DISCUSSÃO BOBA.
    ASSISTA E TENTEM EXPLICAR: https://www.youtube.com/watch?v=nwIjuMsci8A

  23. Julcir Duizit Carneiro

    20 de novembro de 2016 em 18:51

    É notório que estes crânios não foram feitos pelos Astecas mas.por povos que naquela época os visitavam assim como aos Egípcios, Sumérios.

  24. compra venta relojes

    25 de junho de 2018 em 20:41

    Whhat a data oof un-ambiguity and preserveness ᧐f
    precious familiarity аbout unpredicted feelings.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo