today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

O rosto de Jesus era o de Tommaso Cavalieri, amante de Michelangelo?

- Publicidade -

É verdade que uma das pinturas que melhor representam a imagem de Jesus de Nazaré foi desenhado por Michelangelo em homenagem ao seu amante, Tommaso Cavalieri?

Essa história circula há anos na web, mas voltou a ser compartilhada no começo de junho de 2018 através das redes sociais e de grupos no WhatsApp. De acordo com o texto, o rosto conhecido como o de Jesus de Nazaré seria o de Tommaso Cavalieri, amante e discípulo de Michelangelo!

O texto ironiza que uma das imagens adoradas no mundo todo pelos cristãos seja, na verdade, de um homossexual…

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

O rosto é conhecido como o rosto de Jesus de Nazaré é na verdade o rosto de Tommaso Cavalieri, que fora desenhado por Michelangelo, que retratara o seu grande discípulo e amante. Michelangelo o amava de tal maneira que decidiu para imortalizá-lo através do retrato que hoje conhecemos. Desdes então os católicos vem adorando a imagem de um homossexual!” – Texto espalhado junto com essa imagem!

Verdade ou mentira?

A Wikipedia fala sobre Tommaso dei Cavalieri como um grande colecionador de arte na Itália e que, sim, ele foi mesmo aluno e [parece que foi] um dos grandes amores de Michelangelo. O verbete em português até chega a levantar essa hipótese de que o grande Michelangelo teria imortalizado seu amante nas feições de uma de suas ilustrações sobre Jesus. No entanto, o próprio artigo diz que não há fontes que comprovem isso.

Aliás, tirando alguns sonetos bastante íntimos que Michelangelo fez para Cavalieri, não há nenhuma prova de que eles tiveram algum caso de amor e tampouco há dados que comprove que Tommaso fosse homossexual.  

A imagem que acompanha o texto que se espalhou pela web corresponde a uma de muitas versões do “Jesus da Divina Misericórdia”, cujo primeiro quadro foi pintado na Lituânia em 1934 (alguns séculos depois da morte de Michelangelo) pelo artista Eugeniusz Kazimirowski a pedido de um padre importante na época e na região.

Historiadores argumentam que a imagem de um Jesus branco, de longos cabelos e olhos claros, se popularizou no século 15 (na época do Renascimento). No entanto, obras anteriores a essa época, como essa de Duccio di Buoninsegna, já retratavam um Jesus Cristo parecido com os posteriores:

Reprodução/Wikipedia

- Publicidade -

Em algumas versões, a imagem que acompanha essa história é uma variação de uma das muitas ilustrações de um artista norte-americano chamado Warner Sallman, que morreu em 1968, mas deixou um legado de pinturas que foram bastante divulgadas através de vários produtos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja nesse link as obras de Michelangelo e compare com essa pintura espalhada pela web, tentando notar alguma semelhança nos traços de Michelangelo com o do Jesus da Divina Misericórdia!

Agora, compare um retrato de Tommaso Cavalieri ao lado de uma pintura de Jesus:

Conclusão

A história é falsa (ou, melhor dizendo, não há nada que a prove ser verdadeira) e mesmo que fosse real, não há demérito nenhum em ser homossexual (o que não se sabe ser o caso de Tommaso Cavalieri)!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

41 COMENTÁRIOS

  1. Acho que a história de ele ser homossexual não se espalhou para ser um tipo de demérito, mas sim para tentar dizer que seria hipocrisia religiosos abominarem homossexuais sendo que eles estariam adorando a imagem de um.

  2. Parabéns pela análise do mérito da homossexualidade. Também não há provas da sexualidade de Jesus e nem que “Deus” seja um homem. Mas o citado de fato tem traços parecidos com a imagem de Michelangelo.

  3. “mesmo que fosse real, não há demérito nenhum em ser homossexual (o que não se sabe ser o caso de Tommaso Cavalieri)!”

    deleta essa frase pelo amor de deus!!
    nao ha necessidade disso. o post original nao trata como demerito e só faz pegar mal!
    depois deleta esse meu comentario!

  4. A figura desse Jesus branco,alto, de cabelos claros e olhos azuis é de César Bórgia, filho do Papa Alexandre VI (também conhecido como Rodrigo Bórgia), um dos nobres mais sanguinários que já existiram na Itália. Ele também serviu de inspiração para a obra “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel.
    É irônico que o rosto de um carrasco tenha servido para retratar um ícone da paz mas é pra isso que servem os puxa-sacos e os hipócritas.

    • Quais as provas dessa afirmação?
      Qual a fonte?
      De preferência cite diretamente um historiador, e não um site protestante ou ateu, já que estes teriam obviamente um viés

    • Sabemos? Quem sabemos? Você já viu o Santo Sudário de Turim? Quando a NASA fez a proteção em 3D do rosto a partir do negativo, é muito parecido com as pinturas.

  5. Creio que quem foi o modelo pouco importa. O fato é que Michelangelo difundiu a ideia de um Jesus europeu; alto, branco, de olhos azuis e cabelos claros. O que não condiz em nada com o povo palestino.

    • Ônus da prova, algo não deve ser considerado verdadeiro até que se prove sua veracidade. Em resumo: Se algo não tem provas não deve ser considerado verdadeiro

    • O cara faz uma “conclusão lógica” com uma só premissa que não dá essa tal conclusão… Kkk

      É que nem dizer: “nada prova que os índios respiram debaixo d’água, logo nada prova que os índios não respiram debaixo d’água”

  6. Sobre essa pesquisa eu já vi vários comentários de estúdios e pesquisadores e ninguém tem prova de nada e Deus não faz acepção de pessoas,Esses relatos parece o de uma antiga mulher que também questionou jesus sobre o adorar e crer em Deus;livro de Jó:4.22,23e24 e é o único documento que um cristão que tem a Bíblia como guia de fé e não ser enganado e adorar a jesus de tabela e de maneira errada porque se fosse pra hoje nos o adorarmos olhando para uma foto ou desenho ele permitiria o inventor da máquina fotográfica ter nascido muito antes dele ou um desenhista ter feito sua pintura,mas como lá está escrito ele busca os verdadeiros adoradores que o. adorem em espírito e em verdade ( sem mentiras, sem falsidade ) .

    • Nessa época nem havia tido ainda a aparição Sagrado Coração de Jesus, retratado na imagem.
      A UOL, como sempre, desinformando!
      Parece o “Fatos Desconhecidos”, que afirmou que a mulher iria para a fogueira na Idade Média se deixasse o leite azedar NA GELADEIRA.

  7. A história mais plausível de aceitação é que o retrato de Jesus teria por inspiração o rosto de César Bórgia, príncipe, cardeal e nobre italiano da Renascença filho do Rodrigo Bórgia, eleito Papa Alexandre VI em 1492. O fato se dá devido entre a amizade de César com o artista Leonardo da Vinci provavelmente ajudou a disseminar o Jesus Borgia na Europa. Muitas imagens de Jesus pintadas por Leonardo aparentam ter um pé de inspiração na figura de César. Segue o link Aventuras na História publicado pelo UOL que fala um pouco sobre essa fato.
    https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-a-imagem-moderna-de-jesus-cristo-foi-baseada-em-cesar-borgia.phtml

    • Nessa época nem havia tido ainda a aparição Sagrado Coração de Jesus, retratado na imagem.
      A UOL, como sempre, desinformando!
      Parece o “Fatos Desconhecidos”, que afirmou que a mulher iria para a fogueira na Idade Média se deixasse o leite azedar NA GELADEIRA.

  8. Michelangelo, um grande artista inspirou-se apenas numa pretensa beleza a fim de divinizar Jesus. É totalmente falso que, em meio a um tipo de pessoas da época, haja um que destoe tanto dos outros e que não causaria espanto ou mesmo qualquer escrito. Jesus ainda é uma incógnita, indicando uma avaliação errônea (ou propositadamente difundida) apenas com o intuito religioso.
    Não há, portanto, a possibilidade de que ele seja a imagem que o retrata. Acreditar nessa inversão, espécie de fhotoshop é compartilhar uma mentira.
    Quanto a Michelangelo ser homossexual, isso era comum na época e muitos nobres mantinham seus “garotos” e até mesmo exibindo-os.

  9. penso que cada toba, tem suas proprias demetrizes, o meu por exemplo, é completamente ajustado, justo, estreito… mas jesus cristo devia ser moreno, sei lá, acho que jesus cristo era forte, pq ele era marceneiro, e devia ter cicatriz de cortes nos dedos, tipo o lula, esse jesus ai, é muito fragil, afeminado, soyboy, Penso que provalmente Jesus devia ser Parecido com HarysonFord, Chucknorrimans, StiveneSegal, ou até o SidneyMagal, VictorBeoford, eu acho que Jesus era Musculoso e Forte, como a maioria dos Hebreus, Judeus, eram fortes, eles davam porrada em Gigantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos