28.5 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 19, 2022

Os Simpsons previram o discurso de Greta Thunberg na ONU?

Array
- Publicidade -

Trecho de Os Simpsons mostra Lisa fazendo os mesmos gestos feitos pela ativista Greta Thunberg enquanto discursava na ONU! Seria essa mais uma previsão concretizada?

Não é de hoje que a série de desenho animado Os Simpsons carrega a fama de terem feito várias previsões do futuro e que essas previsões teriam se realizado.

Pois, no final de setembro de 2019, o dom da vidência parece ter se provado novamente na série. De acordo com uma colagem de imagens que se espalhou nas redes sociais, a personagem Lisa Simpson teria feito em um episódio do desenho animado as mesmas caras e bocas que a ativista sueca Greta Thunber faria, anos depois, durante seu discurso na ONU – em setembro de 2019.

Em duas imagens, podemos comparar o desenho onde Lisa Simpson aparece atrás do presidente dos Estados Unidos (com uma cara meio brava) com uma foto da Greta Thunberg na mesma posição.

Nas outras imagens, Lisa Simpson está discursando como se estivesse chamando a atenção de alguém para um problema sério e, ao lado, uma foto da ativista sueca em situação bem parecida!

Em apenas uma das publicações sobre o assunto, feita no Twitter, a suposta previsão conquistou mais de 28 mil curtidas, mas será que dessa vez o desenho d’Os Simpsons previu mesmo o futuro?

Lisa Simpson teria previsto os movimentos de Greta Thunberg anos antes? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Já mostramos aqui no E-farsas que as diversas previsões atribuídas ao desenho são falsas! Em março de 2015, fizemos o primeiro apanhado mostrando que os Simpsons não previram coisa alguma:

No ano seguinte, fizemos a parte dois com outras não-previsões dos Simpsons:

- Publicidade -

E quanto às imagens de Lisa X Greta?

Nessas duas primeiras imagens, Lisa Simpson aparece atrás de Donald Trump e está com cara de poucos amigos. Assim como a Greta, que também fecha a cara quando o presidente dos Estados Unidos passa por ela. Acontece que as imagens que teriam sido tiradas de um episódio do desenho são falsas!

O desenho de Donald Trump foi tirado de um mini-episódio dos Simpsons chamado The Debateful Eight, de 2016. Os produtores da série publicam vídeos com animações curtas de Os Simpsons entre uma temporada e outra e o vídeo abaixo mostra uma sátira a um debate presidencial que estava prestes a acontecer: 

Aqui a imagem tirada do vídeo:

Reprodução/YouTube

Analisando a imagem com mais atenção, podemos notar que Lisa Simpson foi colada na cena, a julgar pelas bordas brancas em torno da personagem:

Quanto à segunda colagem de fotos, não há como negar que a personagem Lisa Simpson luta por seus ideais e lembra muito a ativista Greta Thunberg. Não é difícil encontrar imagens tiradas de vários episódios do seriado onde Lisa Simpson aparece em cima de um palco, discursando com cara de brava.

No episódio 437, chamado O Bom, O Triste e a Drogada, que foi ao ar em 2009, Lisa Simpson faz um discurso duro a respeito da degradação do meio ambiente e o alerta da personagem se parece muito com a participação da ativista Greta Thunberg na ONU, em 2019:

https://www.youtube.com/watch?v=V_5yMqhtr1M

Conclusão

Os Simpsons não previram o surgimento da ativista Greta Thunberg e a cena mostrando a Lisa atrás do presidente Donald Trump é uma montagem. Quanto ao discurso de Lisa Simpson de 2009 ser parecido com a da ativista de 2019, não é de hoje que os cientistas estão alertando que se não tomarmos providências, a humanidade não terá meio ambiente daqui uns anos. O que a jovem Greta disse na ONU não é nenhuma novidade e é triste ver que, além de não dar ouvidos a ela, ninguém parece estar se preocupando com o meio ambiente… 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Olha algumas explicação foram razoáveis, mais aquela 9/11 não parece ser algo sem querer do diretor mais tranquilo cada um tem sua opinião e eu tenho a minha

    • Não, é da serie animada mesmo, a professora da Lisa pede para ela fazer uma redação da cidade de Springfield, como será em 50 anos, a Lisa pesquisa na internet as previsões para 50 anos no futuro, e surta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui